O caminhão Peterbilt do motorista Mike Adrian chegou à impressionante marca de 3 milhões de milhas rodadas, ou cerca de 5 milhões de quilômetros. O caminhão, comprado seminovo em 1990 é equipado com um motor Cat 3406B, de 14,6 litros de cilindrada, que nunca teve problemas sérios.
O número é tão impressionante, que a Caterpillar condecorou o caminhoneiro pelo feito. Agora, ele faz parte do Cat Million Miler Club, um clube para proprietários de caminhões com motores Cat que ultrapassam a marca de um milhão de milhas rodadas.
Mike Adrian começou a trabalhar como caminhoneiro em 1970, quando ainda tinha 18 anos. Aos 21 já viajava por todo o país. Em 1990 decidiu comprar um caminhão próprio, e escolheu o Peterbilt seminovo. Ele só não contava que chegaria tão longe com o veículo.
Desde que adquiriu o veículo, Mike mantém um controle, feito a mão, detalhando todos os fretes, manutenções e quilometragens em cada data com o veículo. Ele roda com o caminhão, até hoje, cerca de 2 mil milhas por semana.
De acordo com o caminhoneiro, o principal segredo para chegar a essa impressionante marca é a manutenção preventiva feita de modo correto, e quando necessário, substituir peças com problema por peças novas e originais.
“Esse foi o meu primeiro motor Cat, e eu acho que será o último! Ele nunca quebrou ou me deixou parado na estrada. Alguns problemas existiram, mas eu sempre fui capaz de voltar para casa”, finaliza o caminhoneiro, que deve se aposentar ainda esse ano. Mas o motor não vai ter folga. Provavelmente irá continuar trabalhando duro por muitas milhas ainda.
9 comentários
Por aqui não temos nada parecido. Seria bom se tivéssemos
Motor muito forte,e confiável.
Poderia ter mais fotos dessa máquina!!!!
Aqui no Brasil nem estrada tem pra aguentar esta maquina
Na época que ainda era comercializado para caminhões era o motor mais potente e o maior , 15L. Porém após o 11 de Setembro os combustíveis não pararam mais de subir e como ele é beberrão perdeu mercado à ponto da CAT desistir de implementar a nova norma de emissões que iria vigorar por lá focando sias vendas em grupos geradores, estacionários e máquinas.
O motor Caterpillar sempre foi o melhor motor do mundo, estando em mãos de uma pessoa que faz todas as manutenções necessárias, em um país que tem a disposição peças de reposição a preço justo, e combustível sem adulteração, não é tao dificil. Queria ver fazer isso aqui no Brasil.
Q pena que não deu certo aqui no Brasil gmc lançou alguns mais não vingou q tem até hoje trocou o motor por que será q não deu certo
Caterpillar é o bicho, mas também depende muito de quem opera essa maqmáqu
O motor Caterpillar é um motor ótimo e confiável. O motor é forte e aguenta bem o tranco. Mas o dono do Peterbilt conseguiu a proeza de atingir 5 milhões de quilômetros sem problemas e sem quebras, pois fez as manutenções do modo certo e só usou peças originais. Peças originais e manutenções feitas corretamente fazem o caminhão rodar e durar mais, seja o ano e modelo que for.