Falta de caminhoneiros está mudando a indústria de transportes nos EUA




60 mil vagas em aberto, salários altos e vários benefícios. O que falta para que os Estados Unidos resolvam seu problema de falta de motoristas? A resposta para essa pergunta pode ser uma mudança completa da indústria de transportes no país.

De acordo com estudos recentes, faltam 60 mil motoristas de caminhão nos Estados Unidos, e o número só cresce, porque a maioria dos caminhoneiros do país tem idade superior a 55 anos, e estão se aposentando.

Esse número, que não para de crescer, tem tornado os fretes cada vez mais caros, elevando o custo de quase tudo o que se vende nos Estados Unidos. Apenas para o frete de produtos alimentícios, em caminhões refrigerados, subiu cerca de 25% em 2018. Várias empresas grandes, como Mondelez, Hershey, Nestlé, Unilever e Coca-Cola, anunciaram que irão aumentar o valor dos seus produtos por causa dos fretes.

Várias empresas anunciaram aumento de salários para os caminhoneiros, e o valor anual pago aos motoristas profissionais, em algumas empresas como a rede Walmart, pode chegar a US$ 90 mil por ano para operações de longa distância.

Uma das iniciativas que estão sendo discutidas agora é uma mudança no foco da busca por motoristas. Muitas empresas de transporte mantém a procura por caminhoneiros focada no estereótipo construído ao longo de décadas, de um homem do interior, mais bruto, que entenda de motores e máquinas. Esse seria o caminhoneiro ideal.

Mas isso reduz a chance de encontrar alguém que se encaixe para as vagas. Por isso, há uma mudança crescente, puxada por sindicatos e associações, que amplia a busca de motoristas, como para as mulheres e pessoas LGBT, que antes eram praticamente descartadas das vagas.

Não se sabe qual o número de pessoas LGBT trabalhando como motoristas de caminhão nos Estados Unidos. No caso das mulheres, cerca de 8% do número total de caminhoneiros, ou 180 mil caminhoneiras.

Para essa mudança, as empresa precisam investir um pouco mais, principalmente em treinamento. A empresa Wilson Logistics é uma das pioneiras na abertura de vagas exclusivas para mulheres, e tem ganhado muitos motoristas com isso.

Angela Thornton, uma das mulheres que está treinando para ser motorista da Wilson Logistics, diz que a indústria de transportes nos Estados Unidos está ficando mais flexível e acolhedora, e que já está ficando comum ver mulheres a bordo dos caminhões.

Ellie O’Daire já trabalha como motorista profissional há algum tempo. Ela é uma das primeiras motoristas transgênero dos Estados Unidos, e trabalha na empresa Jim Palmer.

Ellie diz que começou a gostar de caminhões graças a um simulador para computadores, que aumentou sua curiosidade pelo transporte rodoviário. Não demorou muito para conseguir contato com a empresa Wilson Logistics, que a encaminhou para uma das vagas.

Além dos ótimos salários e bonificações, os candidatos mais jovens costumam ser atraídos pelo caminhões mais modernos, com câmbio automatizado, sensores de rodagem, frenagem automática de emergência e outras tecnologias que deixam a vida mais segura.

O único problema, mesmo com essa mudança, é determinar se a transformação da indústria de transportes nos Estados Unidos está acontecendo de maneira rápida o suficiente para resolver o problema da escassez de motoristas.




53 comentários em “Falta de caminhoneiros está mudando a indústria de transportes nos EUA

  • 10/03/2019 em 13:01
    Permalink

    Meu nome é Reginaldo Matos tenho 12 anos de profissão e se surgir a oportunidade de trabalhar na Europa seria uma experiência única tô disponível

  • 09/03/2019 em 22:05
    Permalink

    Boa noite!!!
    Tenho interesse de trabalhar nos USA, pois pra nossa classe aqui no Brasil está muito difícil e infelizmente o nosso governo não reconhece isso…

  • 24/02/2019 em 00:15
    Permalink

    Sou motorista profissional a 23 anos sou autonomo.e tenho meu caminhao dado a dificuldade de se manter na profissao aqui no nosso pais sou voluntario para uma experiencia ai no pais americano

  • 17/02/2019 em 12:15
    Permalink

    Tou muito interessado por uma Vaga de Emprego no Estados Unidos meu telefone é (86)999440317

  • 15/02/2019 em 17:40
    Permalink

    Estou disponível sempre

  • 14/02/2019 em 16:34
    Permalink

    Olá meu nome é Emanuel sou motorista e operador de guindaste sou Sergipano atualmente estou trabalhando numa empresa de terra planagem entre o Brasil e a Bolívia então como é de se ver estou há mais de 5000 km de distância da minha família no caso se os EUA der oportunidade a nós brasileiros esse problema iria se resolve logo logo até porque nossa categoria aqui não é reconhecida …..

    Tá aí os governos federais deveria fazer uma parceria nessa situação já que eles fazem parceria pessoais bem dizendo

  • 14/02/2019 em 09:25
    Permalink

    Bom dia abrir as portas para brasileiro motorista profissional, desde que o brasil nunca se preocupou com a classe de motorista, eu mesmo teria vontade de ir trabalhar por Europa

    • 14/02/2019 em 10:37
      Permalink

      Se eu tivesse uma oportunidade nós EUA ficaria muito grato,pq sou profissional aqui no Brasil e não somos valorizados minha categoria e AD,além de não sermos valorizados não temos emprego,se pudessem dar uma oportunidade,ficaria muito grato,q Deus abençoe a todos,fiquem com Deus!!!

  • 14/02/2019 em 00:59
    Permalink

    Olá boa madrugada, como eu faço para ir pro EUA pra trabalhar de motorista? Aqui no Brasil eu já trabalho como motorista

  • 14/02/2019 em 00:17
    Permalink

    Povo inocente do Brasil ninguém aqui nos Estados unidos vão chamar vc p um trabalho de motorista
    Pra ser motorista aqui nos Estados unidos precisa de um social security depois uma drive licence CDL aqui vc tem que ser e não só querer

  • 13/02/2019 em 21:55
    Permalink

    Como que eu faço pra se t ornar um motorista carreteiro no estado unidos

  • 13/02/2019 em 21:42
    Permalink

    Então é complicado aqui no Brasil, tenho a habilitação mas nenhuma empresa até agora abriu as portas para mim fiz investimento em curso e tudo mais e a única coisa que ouco é a mesma coisa, estamos contratando com experiência,pelo amor de Deus vou ter que passar a vida inteira ouvindo isso,por favor empresas da uma oportunidade pra quem tem vontade que nem eu e muitas pessoas da uma chance pra gente porque dessa jeito não dá, é só portas fechadas pra quem quer exercer a função….

  • 13/02/2019 em 20:15
    Permalink

    Boa noite meu nome é João sou INSTRUTOR TECNICO trabalho treinando motorista para empresas, motoristas que ja estão a anos na profissão passa por treinamento afim de melhorar sua capacitação e ter melhor desempenho na operação diária do veículo.
    Os condutores de veículos de pequeno e médio porte que queiram conduzir veículos de grande porte passam por treinamentos e em trinta dias ja estão aptos à conduzirem veículos articulados. Então notamos que no Brasil existe os mesmos problemas dos ESTADOS UNIDOS com a falta de motorista algumas empresas vem superando essa dificuldade preparando motoristas que ainda não tem experiência fazendo treinamento interno na própria empresa.

  • 13/02/2019 em 19:52
    Permalink

    Por que voces acham que pondo o email aqui alguem vai te dar um emprego!?
    Não é possível migrar para lá pra ser caminhoneiro, e mesmo se fosse, vai procurar como, ficar pedindo aqui não vai ajudar em nada…

  • 13/02/2019 em 19:50
    Permalink

    É só me chamar que to dentro o e-mail tá aí

  • 13/02/2019 em 19:14
    Permalink

    Meu nome é Wagner sou de sergipe e estou aberto a novos desafios 79 998665273

  • 13/02/2019 em 19:02
    Permalink

    Estou a 11 anos nas estradas brasileiras, mas ainda não sei tudo todo os dias é uma nova situação, mas gostaria muito de ter uma oportunidade nos Estados Unidos. Posso aprender tudo de lá tmb. Quero muito trabalhar por lá.

  • 13/02/2019 em 18:25
    Permalink

    Boas…depois de seis anos como motorista de pesados no Brasil resolvi tentar em portugal e estou indo bem graças a Deus mas se futuramente ouver algum convite pra tentar nos EUA vai ser interessante passar por essa experiência…gosto de novos desafios

  • 13/02/2019 em 18:16
    Permalink

    Sou habilitado há 3 anos cat D,Nunca tive uma oportunidade, tenho 44 anos,se conseguisse essa chance nos Estados Unidos agarraria na hora.Emerson de Governador Valadares MG

  • 13/02/2019 em 17:42
    Permalink

    Ser motorista é um sonho !!!
    No Estados Unidos , uma conguista para pouco.

  • 13/02/2019 em 17:20
    Permalink

    Aqui no Brasil já está ruim de conseguir um emprego de motorista carreteiro, tenho curso Mopp, carga indivisível e coletivo. Tenho habilitação E, mais por não ter experiência em carteira de trabalho, não dão chance para pessoas que quer entrar na profissão de motorista.

  • 13/02/2019 em 16:12
    Permalink

    Boa tarde
    Sou motorista carreteiro en Brasil y mi gustaria trabajar em usa
    Alguem se interessar me contact
    Emanoel Elias de Campos

  • 13/02/2019 em 16:07
    Permalink

    Boa pessoal…o problema é muito difícil conseguir ir para lá trabalhar, mais eu gostaria muito de trabalhar lá…sou carreteiro a 16 anos..e aqui no Brasil está crítico para nós autônomos…se alguém pudesse me ajudar…sou candidato a ir….

  • 13/02/2019 em 15:32
    Permalink

    Olá sou Luigi brasileiro , gostaria de ter uma oportunidade nós EUA quem puder me auxiliar ser motorista de caminhão , preciso toda documentação pertinente, cursos e orientaçõe, enfim coragem dedicação, responsabilidade, vontade, confianca, só me falta esta ajuda contatos Brasil 011-95462-1471.

  • 13/02/2019 em 15:25
    Permalink

    Obs. Só preciso de uma oportunidade……..

  • 13/02/2019 em 14:57
    Permalink

    Não adianta ficar deixando telefone aqui não galera. Não contratam estrangeiros não é assim. Para trabalhar lá você tem que ter documentos, ser legal lá. Jamais irão buscar pessoas aqui.

  • 13/02/2019 em 14:36
    Permalink

    Boa tarde meu nome é Felipe Deodato ,ttenho vontade e coragem para viver nos EUA sou motorista carreteiro aqui no Brasil sou de Mauá SP tenho 38 anos. Sou carreteiro a 10 anos e aliás estou desempregado ,bom sei que teria que começa tudo de novo lá que a minha experiência e a minha CNH não valeria lá mais mesmo assim tentaria bom quem sabe alguem q more lá nos EUA veja essa MNG e queira m ajudar a ir pra lá tamos aí meu fone 11960855726 Felipe blz ,,,, e também se tiver alguma empresa do abc Mauá q estiver contratando carreteiro meu número é 11960855726 Felipe. Obrigado pessoal pela atenção e desculpa o encomado sei que essa área do blog nao é pra isso mais quem nao arrisca não petisca … bom

    • 13/02/2019 em 23:03
      Permalink

      Salve meu amigo estou aqui nos Estados unidos e não é fácil de ser caminhoneiro aqui nao eu moro aí em maus SP tbm trabalhava na suzantur de motorista eu vou correr atrás aqui de algun trabalho de motorista,eu morava aí no Jd maua conhece? Se vc quiser me add no zap tá aí
      +14079553490

  • 13/02/2019 em 14:33
    Permalink

    Me dá oportunidade!

  • 13/02/2019 em 14:17
    Permalink

    Boa tarde eu sou motorista carreteiro tenho vontade de trabalhar no USA so preciso de uma chance

  • 13/02/2019 em 14:16
    Permalink

    E só dá oportunidade para os motoristas aqui do Brasil que resolver o problema tem muito aqui parado atrás de uma oportunidade dessa

  • 13/02/2019 em 14:12
    Permalink

    Pois aqui no Brasil os motoristas profissionais estae mudando de profissão porque o salário nao compensa.

    • 13/02/2019 em 14:16
      Permalink

      E os donos de caminhões tambem estão mudando de profissão.
      Paga o combistivel, paga o pedágio, paga a comissão e os impostos e não sobra um prato de comida para o dono do caminhão.

  • 13/02/2019 em 13:52
    Permalink

    Eu gostaria de ir trabalhar nos usa como motorista de caminhão .
    Reinaldo Nunes
    16.981955045

  • 13/02/2019 em 13:49
    Permalink

    Me candidato. Estou disposto a novos horizontes.

  • 13/02/2019 em 13:47
    Permalink

    Quero q transportadoras facilite me leve para estados unidos para trabalhar de caminhoneiro!

  • 13/02/2019 em 13:45
    Permalink

    sendovaleu também estou tentando financiar um caminhão e não consigo por esse programa enganador de pro caminhoneiro

  • 13/02/2019 em 13:42
    Permalink

    sou motorista de caminhão há 15 anos como autônomo, estudei inglês em 3 cursos não sou fluente mas leio falo razoavelmente e entendo o que dizem. gostaria de me habilitar a uma dessas vagas

  • 13/02/2019 em 13:39
    Permalink

    minha pergunta e: como faço para ser motorista de caminhão nos Estados unidos?

  • 13/02/2019 em 13:37
    Permalink

    Lá falta caminhoneiro e aqui no Brasil falta emprego pra nossos guerreiros caminhoneiro

  • 13/02/2019 em 13:10
    Permalink

    A pergunta é, como sair do Brasil e ser motorista nos Estados unidos ?? Como ??

  • 13/02/2019 em 12:48
    Permalink

    Alguém sabe infornar qual é o primeiro caminho pra trabalhar nos EUA de caminhoneiro? Tem alguma agência de empregos que te encaminha?

    • 13/02/2019 em 14:59
      Permalink

      Não. Somente legal lá. Você tem que residir lá e ter documentos.

  • 13/02/2019 em 12:45
    Permalink

    Como facfpra me candidatar a vaga de motorista nos Estados unidos..já sou motorista a 26 anos

  • 13/02/2019 em 12:04
    Permalink

    Aqui tá sobrando deixa os americanos descobrir, os motoristas que trabalham 18 a 20 horas por dia no Brasil. Quando começar a faltar por aqui vvã dar valor.

  • 13/02/2019 em 11:44
    Permalink

    LOGO LOGO SERÁ AQ NO BRASIL.
    SE FOR PARAPO EXTERIOR DE FORMA LEGAL EU ANIMO VIU TRUMP.
    MAS PREFIRO A EUROPA

  • 13/02/2019 em 11:43
    Permalink

    Como posso me candidatar a vaga de motorista pro estados Unidos

    • 13/02/2019 em 12:27
      Permalink

      Pois e o jeito está ir pra fora do Brasil. Pois aqui virou quadrilha

  • 13/02/2019 em 11:35
    Permalink

    Qero ir pra o estados unidos sou carretero e quando sugi oportunidades eu vou porq aqi no brasil faz tempo qe tento financiar o caminhao e nao consigo cade procaminhonero

    • 13/02/2019 em 18:30
      Permalink

      Olá boa noite.mim chamo sidiclei ramos,e sou habilitado a 20 anos e sou motorista carreteiro a 15 e gostaria muito de ter uma oportunidade de fazer esse trabalho no interior e ter uma oportunidade como faço e devo fazer para ter uma oportunidade aí mando meu e-mail,sidi.ramossamu@hotmail.com qualquer coisa estarei a disposição.

      • 13/02/2019 em 19:36
        Permalink

        Boa tarde meu nome é Ricardo também gostaria de uma oportunidade dessa, de trabalhar em um país de 1 mundo meu contato é solange123pvh@gmail.com.

Fechado para comentários.