Scania testa caminhão híbrido elétrico em entregas noturnas na Suécia

por Blog do Caminhoneiro

A cidade de Estocolmo, na Suécia, é a primeira a receber caminhões híbrido elétricos para entregas noturnas no centro da cidade. Os testes, feitos pela Scania em parceria com a rede de restaurantes McDonald’s.

Usando um sistema de GPS, o caminhão se ajusta às legislações de ruído existentes em cada cidade, e roda o mais silenciosamente possível.

O caminhão, em modo totalmente elétrico, pode rodar até 10 quilômetros, e as entregas podem ser feitas à noite, com ruas praticamente vazias. Em entregas com caminhões puramente a diesel, as entregas geralmente são programadas para a parte da manhã, e os caminhões acabam ficando presos no tráfego intenso da hora do rush.

O Scania usado nos testes tem um motor movido a HVO, um tipo de óleo vegetal hidrotratado, que é usado em um trajeto de 22 quilômetros, entre o centro de distribuição e o centro de Estocolmo. Quando chega na cidade, o motor é desativado e o modo elétrico entra em ação.

Além das baterias serem carregadas pelo motor, o caminhão ainda tem sistema de frenagem regenerativa, que captura a eletricidade produzida na frenagem. O veículo também pode ser carregado na tomada.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário