Caminhoneiro perde processo e não receberá acréscimo salarial por dirigir bitrem

por Blog do Caminhoneiro

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho excluiu da condenação imposta à APK Transportes e Locação de Bens Móveis CWB Ltda., de Porto Alegre (RS), o pagamento de acréscimo salarial a um caminhoneiro pela obrigação de dirigir carreta dupla. O empregado argumentava acúmulo de funções, mas a Turma entendeu que as atividades eram compatíveis com a sua qualificação.

Bitrem

Na reclamação trabalhista, o motorista sustentou que passou a exercer a função de carreteiro bitrem a partir de setembro de 2009. A atividade envolvia realizar o engate e o desengate das duas carretas e do “dolly”, elemento de ligação entre elas. Segundo ele, a mudança acarretou acúmulo de trabalho e de responsabilidades, “sem que tais atividades fossem compatíveis com a natureza da atividade pactuada no contrato de trabalho”. Por isso, pediu aumento salarial de 60%.

Acúmulo

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) entendeu ser devido o pagamento do adicional. Segundo o TRT, o empregado, contratado para exercer a função de motorista de carreta, passou a dirigir uma carreta bi-trem “e, assim, desempenhava tarefas que exigiam maior preparo, atenção, cuidado, destreza e perícia”, caracterizando acúmulo de funções.

Amparo legal

Para o relator do recurso de revista da empresa, ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, o engate e o desengate das carretas não implicam exercício considerável de tarefas diversas daquelas para as quais o motorista havia sido contratado. “Nesse caso, não há amparo legal para concluir que o exercício dessa atribuição, a partir de setembro de 2009, tenha importado em alteração contratual ilícita, nem há justificativa para a pretensão de recebimento de acréscimo salarial”, concluiu.

A decisão foi unânime.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

27 comentários
0

Artigos relacionados

27 comentários

Rosemberg SANTOS SANTANA 28/03/2019 - 08:03

Muitos aqui não sabem interpretação de texto a questão não foi os proventos o cidadão em questão

“Nesse caso, não há amparo legal para concluir que o exercício dessa atribuição, a partir de setembro de 2009, tenha importado em alteração contratual ilícita, nem há justificativa para a pretensão de recebimento de acréscimo salarial”, concluiu.

A decisão foi unânime.

Esse foi o entendimento o brasileiro tem que parar de chorar.Concordo sim que o salário tem que ser diferenciado mais a questão desse caso foi isso aí outra coisa culpa da classe já vi muitos dizer ou se achar mais que os colegas de profissão por trabalhar com veivveíc de grande porte e até carregar excesso de peso aí tá o resultado.

Reply
Gerson Plínio Pereira Filho 27/03/2019 - 08:06

Penso que a ideia da criação dos bitrens foi a de maximizar o volume de cargas transportadas, até aí tudo bem! Infelizmente, num país sem cultura, uma classe desunida, empresários achatados pela carga tributária excessiva e alguns que são gananciosos, fica muito difícil ter uma conta equânime. Ou seja, quanto maior o veículo a ser trabalhado, maior deverá ser os proventos ganhos, afinal as exigências das empresas sérias são maiores também.

Reply
Ricardo Del Secchi 27/03/2019 - 08:06

O que esse relatór desumano e burocrata não é e não foi capaz de entender que os empresários donos das empresas de transportes de cargas além de possuírem vários caminhões bitrem passaram à ganhar mais dinheiro por carregarem um volume maior em toneladas de cargas diversas , o governo ganhou muito mais com os valores dos pedágios por mais eixos e somente o motorista NÃO ganhou mais nada !!! À não ser mais trabalho , e responsabilidades . Deveria colocar esse relatór para desempenhar essa função tão perigosa por um salário de fome …. Fácil é usar à caneta, quero ver ter à disposição e destreza de um caminhoneiro de bitrem !!!! Esse é um país de merda ! Onde a justiça só é para os poderosos , e as injustiças para quem trabalha e exerce funções perigosas , GREVES SIM CAMINHONEIROS DO BRASIL , caminhões dentro dos patios , galpões e garagens …
GREVE FORA DAS ESTRADAS . Esse sim é o estado democrático de direito. País colônia.

Reply
Wellington 27/03/2019 - 10:21

Meu amigo, com todo respeito o motorista em questão deveria ter recusado o serviço qdo passaram ele pra um caminhão bitrem, e não ter agido dessa forma, desfrutando dos pagamentos e depois de dispensado entrar com ação trabalhista. Tem muito ex-funcionario sem a orientação correta, se baseando em contos de advogados trabalhistas. Graças ao nosso ex presidente Temer a reforma trabalhista colocou esse país nos eixos.

Reply
Devi 27/03/2019 - 19:18

Meu amigo, quem procura acha,já diz o ditado, o cara que pegou esse bi-trem não sabia que iria desempenhar a função de engate e desengate?? Se não queria ter tanto trabalho assim, o motorista deveria devolver o bi-trem e pegaria outra carreta menor, então resumindo o processo todo, o juiz(a) entendeu que ele agiu de má fé por processar a empresa,entendeu? “É o resultado da reforma trabalhista” q se o juiz entender q o empregado colocou a empresa na justica por má fé e perder o processo, ele, o motorista, arcará com toda dispesa judiciaria.

Reply
RODRIGO MESQUITA FERREIRA LIMA 27/03/2019 - 07:43

Decisão errada da justiça, as atribuições e deveres de um motorista de Bitrem são maiores, tem que ter o curso de cargas indivisíveis e tem restrição de horários nas rodovias de pista simples, sem contar que é um tal de engata e desengata que só por Deus … Uma outra situação é que pro patrão é uma beleza né, ganha o frete de duas carretas e paga apenas um motorista … No entanto minha critica vai para os magistrados que julgam as causas sem sair do conforto das suas salas e do ar condicionado…. Passem um dia com o motorista pra entender o que é a função e depois julguem a causa … Por outro lado tbm vai minha critica a profissionais que se submetem a trabalhar a troco de veículo novo e não valoriza o salário defazando ainda mais a categoria…. Aí depois começa a fazer mutretas na estrada porque o salário não dá pra bancar o custo da diária de almoço café e janta e chegar com o dinheiro em casa pra sustentar a família. .. Cara tem tanta coisa errada que se for falar aqui vira um livro …

Reply
Luis Alberto Fagundes 26/03/2019 - 22:10

Eu larguei de mão de caminhões e carretas porque os empresários sugam o suor dos motoristas que ficam semanas meses longe da família e acho o seguinte,deveria sim ter uma diferença de salário conforme o tamanha do caminhão,estes patrões gananciosos só querem ganhar dinheiro e muitas vezes contratam profissionais sem experiência para poder fazer o que quer,concordo com alguns motoristas aí que falta união,e só deixar bi-trem rodotrem parados quero ver se não muda,e também acompanho uns aí estes que trabalham com doly ou rodotrem se acham nas estradas

Reply
Thiago Camelo 26/03/2019 - 21:46

Acho uma injustiça com a categoria, mas por outro lado é um tanto quanto bem feito, o cara se submete a qualquer trabalho, pega um 30mt e se acha o dono da br. Motoristas de bitrem, Rodotrem não se misturam com o restante da classe não, se vc for motorista de muriçoca então, iiih nem olha na sua cara( e assim vezes ganha menos). Resumo, enquanto a classe não se unir, não vai ter direitos, apenas deveres.

Reply
Lairto Guidette 26/03/2019 - 21:24

Eu trabalho com LS, não quero bi trem nem,,Rodotrem pois aumenta a responsabilidade e o acúmulo de trabalho e o salário é praticamente o mesmo

Reply
Juliano Alves Magrim 26/03/2019 - 21:16

Minha opiniao é a seguinte ! Os empresários Brasileiros ao invés de investir, em bons profissionais carreteiros….investem em RODO TRENS…E NAO QUEREM ARCAR COM AS CONSEQUÊNCIAS SALARIAIS… Julgamento foi errado,!

Reply
Claudinha Araujo 26/03/2019 - 21:10

Eu que nunca pego bitrem nem rodotrem pois o salário vem sendo quase o mesmo que a á carreta e o trabalho e responsabilidade é bem maior

Reply
Azuil Conceição de Aragão Júnior 26/03/2019 - 20:46

Eu sou motorista carreteiro tenho minha opinião não trabalho com trinta metros, só se me pagarem 50% a mais é o mínimo que tem que ser pago,pois e muita responsabilidade, não em qualquer posto que se consegue pernoitar..

Reply
Anesio Ferreira de Abreu 26/03/2019 - 20:11

Deveria ter uma lei específica,para tal função,se não dá nisso aí , sempre o patrão tem vai ter razão,agora que os motoristas de bitrem são mais metidos que motorista de murisoca, são mesmo, pronto falei!!!

Reply
Agenor 26/03/2019 - 19:47

Todos motoristas de nutrem ou rodotrem deveriam ter salários rebaixados
Só assim acabaria a ganância dos empresários pq tais equipamentos ficariam parados por falta de motoristas. Porém os próprios motoristas colaboram com isso.
Trabalham com duas carretas e ganham por uma enriquecendo sempre mais os patroes …Sem falar que atrapalham todo mundo nas rodovias se achando donos das mesmas….pronto ….falei

Reply
P.junior 26/03/2019 - 19:02

A verdade, não temos nossos direito assegurados por falta de União dos motorista.

Reply
Walber 26/03/2019 - 19:01

Enfim uma decisao correta da justiça porque quando vao pedir o emprego aceitam tudo e depois o patrao nao presta pq nao pediu demissao se esta descontente com a funçao.

Reply
Marcos 26/03/2019 - 18:25

Tem e que falorizar a profissão
Ninguém indo trabalhar em um Rodotren ou bitrem por salário de carreta aí quando não tiver motoristas pra fazer a viagem eles vai começar a pagar melhor
Mas enquanto tiver motoristas que trabalha feliz porque esta em um Rodotren bonito não vai mudar nunca….

Reply
Claudivan 27/03/2019 - 02:01

Bom dia,concordo com tudo que os amigos comentaram a nao ser o fato de que todos os motoristas de Rodotrem sao metidos e se acham mas como em todas as profissões existem ,imbesis e ipocritas obg! Claudivan motorista de Rodotrem.

Reply
Joao 26/03/2019 - 18:05

Se tem dolly não e Bitrem e Rodotrem, com certeza tem que ganhar mais que um motorista de carreta ls ou vanderleia.

Reply
Carlos 26/03/2019 - 17:54

E meus amigos,tem que pegar essa juiza e colocar ela para desengatar e engatar um 9 eixo 30 metros,daí tenho certeza que ela vai mudar a opinião.
Estou desanimado com a profissão,muito mesmo…
Nada de melhoras

Reply
Grilo 26/03/2019 - 17:52

Manda esse relator desengatar e engatar as duas carretas e o dole toda vez que for carregar e descarregar pra ele ver se isso é bom

Reply
Gláucio 26/03/2019 - 17:28

Cabeça de juiz e bunda de neném não sabe a hora de fazer merda!!!!!! Põe um merda desse para desengatar e engatar um rodotrem para entrar p carregar e depois fazer todo o processo p montar o conjunto já com ele carregado (pesado)vão tudo parar na UPA morrendo com a coluna!!!!!!!!
São uns irresponsáveis CANALHAS!!!!!!!

Reply
Carlos Oliveira 26/03/2019 - 20:45

Empresário no brasil sempre igual nao muda frescura demais para o cara arrumar cervico ainda querem pagar mixeria.depois ainda tem muitos que fala que falta motorista tenhao menos frescura sem oportunidade e melhor salário Vera que não falta eu na Europa ganho entre seus e sete mil e so ando com truk. De boa ainda o patram me paga casa no brasil de ser dificil arrumar um cervico nenhum carreteiro de bitrem ganha isso .

Reply
Marcelo 26/03/2019 - 17:00

Porque vcs não muda o nome desse blog.para blog dos empresários.vcs só expõe derrotas.para nossa classe se liga meu.

Reply
Francisco Araujo 26/03/2019 - 15:33

Sempre vai quebrar do lado mais fraco, o pobre nunca vai sair ileso de processo, a justiça sempre cega a ver esse trabalho duplo de funções, é das menores.

Reply
leandro luis tobias leo 26/03/2019 - 16:56

”Sempre será trabalho compatível com a função p esses,q não tem nem se quer noção das funções desempenhadas pelos profissionais citados, apenas assistem de longe e assinam papéis….’

Reply
Edylson 26/03/2019 - 17:44

Concordo com os irmãos…só sabem falar ir la fazer o texte não se impõe…sempre foi assim…não ve este que soltou um ladrão que roubou o Brasil 40 anos e foi solto…

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!