DNIT emite nota de esclarecimento sobre lombadas eletrônicas

por Blog do Caminhoneiro

O DNIT publicou na última sexta-feira uma nota, informando que os contratos relativos ao Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade (PNCV) foram encerrados em janeiro de 2019, e, dos 24 lotes, 17 já foram novamente licitados e estão em execução.

Também informou que os sistemas estão sendo modernizados, substituídos ou transferidos de local.

A nota do DNIT foi publicada após o Presidente Jair Bolsonaro anunciar que os contratos do PNCV não serão renovados.

Leia a nota na íntegra:

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), alinhado com o Ministério da Infraestrutura, esclarece que os contratos relativos ao Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade (PNCV), tiveram suas vigências encerradas em 14 de janeiro de 2019 e foram remodelados em 24 lotes, dos quais 17 já receberam ordem de serviço e estão em execução.

Importante destacar que, por força dos novos contratos, haverá um processo de modernização, substituição de equipamentos e reavaliação de todos os pontos de instalação de equipamentos eletrônicos de controle de tráfego nas rodovias federais.

Efetividade do controle – Segundo o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, não é razoável que se tenha um gasto excessivo em contratos de lombadas eletrônicas, sendo que esse valor está deixando de ser aplicado na manutenção e restauração das rodovias. “O controle de velocidade deve existir onde os acidentes são causados por excesso de velocidade, mas nem todo acidente é gerado por isso, temos acidentes que acontecem por imprudência no trânsito ou por problemas estruturais na via”, afirma.

O DNIT seguirá as orientações presidenciais e está fazendo um estudo em toda a malha viária federal, com o apoio da PRF, e somente funcionarão radares em locais onde seja indispensável seu emprego tecnicamente.

Coordenação de Comunicação Social – DNIT

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

5 comentários

ozias carmo araujo 08/07/2020 - 22:48

acho que vcs deveriam informar quando e quais lombadas esta em funcionamento, pois trocaram todas lombadas, equipamentos novos e pra mim ainda iam ligar as lombadas pois to vendo todas sem funcionar, mais recebi duas multas na br 101 em dias diferentes e todas as duas de madrugada quando eu ia fazer um bico na ceasa descarregando caminhoes pra tentar arrumar o pao de cada dia pra dentro de casa ja que estou desempregado vai fazer 1 ano, nao vejo nessecidade do equipamento multar de madrugada quando nao temos nenuma seguranca nas brs de pe, porque ja sofri varias tentativas de assalto e no dia 25-06-2020 fui assaltado por dois homens em uma moto conforme boletim de ocorrencia n: 20E0104001778, gostaria da compreecao de vcs e mim ajudem, nao tenho condicoes de pagar duas multas, pois estou sem trabalhar e como falei nao imaginava que as lombadas estava funcionando pois todas estao desligadas e foram recolocadas a pouco tempo, e ainda de madrugada, des de ja agradeco, aguardo resposta

Reply
rafael 19/08/2020 - 16:56

to na mesma situação e na 101 tbm sentido ceasa, conseguiu resolver?

Reply
Barbosa 13/03/2019 - 20:59

Radares escondidos, policiais atras de moitas nas curvas, só tem anjos!!!

Reply
Adonis 11/03/2019 - 16:02

Tem que acabar com os radares escondido atrás de árvores e radares em semáforo sem o cronograma de minutos isso sim tem de acabar quando vc vem na via por exemplo a 60 por hora chegando na faixa de pedestre ele fica vermelho aí vc toma a multa isso e errado

Reply
Thiago Garcia. 12/03/2019 - 13:01

Verdade. Esses dias eu estava na linha Verde em Curitiba. É um inferno. Se passar Roma multa, se frear o caminhão bate atrás .

Reply

Escreva um comentário