Nova linha de montagem Scania é dos robôs

por Blog do Caminhoneiro

Produzir mais caminhões, de forma mais rápida, eficiente e sem erros. É assim que a Scania faz os novos caminhões da linha NTG. Em fevereiro pudemos conhecer a nova linha de montagem de cabines da montadora, em São Bernardo do Campo, e conferir de perto o funcionamento dos mais de 70 robôs, que transformam chapas de aço em belas e seguras cabines da nova geração Scania.

Dezenove modelos são fabricados juntos, sem necessidade de linhas adicionais de montagem para cada modelo. P, G, R e S, com várias opções de teto e piso, além de cabines curtas, estendidas e longas saem da mesma linha de montagem, que está em processo de ramp up, uma subida gradativa na produção, enquanto todos os detalhes são acertados para uma linha de montagem que possa fazer até 25 mil cabines por ano.

Uma grande novidade na linha de montagem é a solda a laser. Não há fagulhas, e o calor emanado pela solda é muito menor, tanto que a sensação térmica dentro da fábrica é muito agradável.

Ao todo, para montagem completa das cabines, são 75 robôs, que trabalham em uma sintonia incrível, em silêncio absoluto. A precisão da montagem das cabines é incomparável, e graças à solda a laser, as cabines tem mais resistência e não necessitam da massa de vedação nas juntas das peças, que ficam totalmente vedadas e protegidas.

A fábrica tem 13 mil metros quadrados, e foram investidos mais de 75 milhões de Euros, para produção de cabines 100% perfeitas. Em uma área especial, chamada de Célula de Medição, as cabines são escaneadas, e se for constatado qualquer problema nas chapas, montagem ou geometria da cabine, ela é descartada e sucateada, não entrando na linha de produção final dos modelos.

Apesar da fábrica funcionar quase sem intervenção humana, os 160 funcionários que trabalhavam na linha de montagem antiga, da série PGR, não foram desligadas da montadora. Elas passaram por treinamento para trabalharem em novas competências.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário