6 dicas de saúde que todo caminhoneiro deve saber




Cuidar da saúde é fundamental em qualquer idade e profissão, no entanto, no caso dos caminhoneiros esse quesito é muito mais importante. Acompanhe este artigo e descubra 6 dicas de saúde que todo caminhoneiro deve saber.

A saúde é um dos patrimônios mais importantes que existem, pois ela é fundamental para ter uma vida longa e tranquila e conseguir um bom desempenho, tanto nas tarefas comuns do dia a dia como profissionalmente.

Caminhoneiros possuem rotinas de trabalho mais rigorosas, que exigem maior desempenho físico dos motoristas. Muitas vezes, esses profissionais passam longas horas dirigindo e se desgastam muito fisicamente e mentalmente. Por isso, precisam ter mais atenção com sua saúde.

A vida na estrada pode promover diversos contratempos e, muitas vezes, pode fazer com que os caminhoneiros acreditem que não é possível cuidar da saúde. Mas isso não é bem verdade. Mostraremos neste artigo 6 dicas de saúde que todo caminhoneiro deve saber.

Conheça as 6 dicas de saúde que todo caminhoneiro deve saber

  1. Mantenha uma boa postura ao dirigir

É fundamental que você sempre se sente confortavelmente e mantenha uma boa postura ao dirigir.

Isso fará com que não tenha tantas dores na coluna, nem sobrecarregue seus ombros. Procure utilizar apoios específicos para a região lombar.

  1. Faça alongamentos constantes

Alongamentos ajudam a prevenir câimbras, problemas circulatórios e musculares. Por isso, sempre que você acordar, antes de começar a dirigir, faça uma rotina de alongamentos, mesmo que sejam simples.

Procure alongar principalmente os membros que são mais usados como braços, pernas e pescoço.

  1. Faça um plano de saúde com cobertura nacional

Depender da saúde pública é praticamente impossível para um caminhoneiro, considerando que eles não ficam muito tempo no mesmo lugar e, por isso, não podem esperar meses por uma consulta.

Para esses profissionais, o mais indicado é contar com um plano de saúde nacional que tenha um atendimento ágil e possua uma cobertura ampla. Assim, independentemente do problema que tiver (e de que lugar do país estiver), poderá ser atendido mais rapidamente.

  1. Durma bem

Dormir bem é essencial para um caminhoneiro. Dirigir longas horas desgasta muito e constantemente vemos motoristas que reduzem suas horas de sono para trabalhar mais e acabam ficando doentes ou tendo problemas mais sérios como acidentes.

Por isso, mesmo se você for dormir poucas horas, procure ter horas de sono de qualidade. Quanto melhor você dormir, mais revigorado você se sentirá.

  1. Faça exercícios físicos

Sabemos que pode parecer muito difícil, mas se você tirar apenas alguns minutos por dia para se exercitar, mesmo que sejam apenas algumas abdominais ou flexões, isso ajudará a manter seus músculos saudáveis e sua forma em dia.

  1. Fique atento a sua alimentação

Evite comer carboidratos e gorduras em excesso. Ter uma boa alimentação é fundamental para manter uma boa saúde e suas taxas em dia.

É interessante também sempre ter um lanche à mão para poder comer de três em três horas.

Agora que você conheceu as 6 dicas de saúde que todo caminhoneiro deve saber, será bem mais simples manter uma saúde melhor e conseguir um melhor desempenho profissional. Tenha uma boa viagem (muito mais saudável)!

Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net