Caminhão Scania a gás conclui rota de mais de 7 mil quilômetros

A Scania e a Wojtex Transport quebraram o recorde de mais longa rota regular de transporte com um caminhão movido à gás liquefeito na Europa. Em dez dias, uma dupla de caminhoneiros percorreu 7.822 quilômetros entre a Polônia e a Espanha.

O veículo, um R 410, saiu do depósito da Wojtex Transport, perto de Białystok, na Polônia, com destino à Espanha. A viagem foi um desafio muito grande de planejamento, já que a empresa teve que fazer um levantamento muito eficiente dos postos que tinham gás liquefeito à disposição.

Apenas um dos endereços estava errado, e o caminhão acabou tendo que viajar 50 quilômetros a mais para chegar à uma estação de abastecimento na região da Bretanha, na França. Outra estação, no sul da França, estava fechada, e os caminhoneiros decidiram seguir viagem. Já haviam percorrido 930 quilômetros com o tanque cheio, mas descobriram que ainda tinham cerca de 20% de gás nos tanques.

Ao longo da viagem, os motoristas foram relatando suas experiências. Uma das mais curiosas é que o valor do gás liquefeito varia mais de 40% de um país para outro.

Łukasz Kubicki e Kamil Zieliński, os motoristas do pesado, adoraram a experiência e saíram muito satisfeitos com o aprendizado.

“É bom aprender como tudo funciona, isso será muito útil para as próximas viagens”, diz o motorista Kamil Zieliński. “No geral, estamos muito felizes e o caminhão é maravilhoso. E o consumo de combustível é baixo! Com uma média de 22,8 kg/100 km e na última etapa de nossa viagem de Berlim a Białystok, descemos para 22,3 kg/100 km”.

O gás liquefeito é medido em quilos e equivale aproximadamente a litros.

A empresa Wojtex Transport tinha 30 caminhões e atendia quase somente a Rússia, mas, com a imposição de sanções, a empresa mudou suas rotas para a Europa, e atualmente opera 18 caminhões Euro 6.

Atualmente a empresa planeja uma nova rota, de 12 mil quilômetros, com o seu Scania R 410 a gás.




2 comentários em “Caminhão Scania a gás conclui rota de mais de 7 mil quilômetros

  • 26/06/2019 em 04:36
    Permalink

    That’s 10 000 km, not 12 000 km, that was planned. And we have already done it successfully, no issues this time :-)

    Resposta
  • 25/06/2019 em 21:20
    Permalink

    Quase 8000 km no gás só lá na Europa, pois aqui na nossa região não consegue nem 1000 km pois a Petrobrás não tem interesse de colocar gás em caminhão, pois o óleo diesel é mais rentável para ela e que se lasque o brasileiro infelizmente, essa é minha opinião

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!