Documento Eletrônico de Transporte irá simplificar a vida do caminhoneiro

Anunciado pelo Governo Federal no início do ano, o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), está sendo testado no Espirito Santo. Esse documento eletrônico irá agrupar cerca de 20 outros documentos, de forma online, sem necessidade de um monte de papel.

De acordo com o Governo Federal, o novo Documento Eletrônico de Transporte serve para desburocratizar as operações de transporte de carga e também de passageiros.

O documento unifica uma série de registros em um único aplicativo, como DANFE, DACTE, DAMDFE, CT-E, seguro, RNTRC e outros. Pelo aplicativo também será obrigatório que o valor pago ao caminhoneiro cumpra a tabela de fretes.

Esse projeto faz parte do programa Rede Brasil Inteligente, que prevê o uso da tecnologia para evoluir o sistema logístico no Brasil, e também em outras áreas.

O aplicativo do Documento Eletrônico de Transporte será integrado aos softwares de transportadoras e embarcadores, e também permitirá o agendamento de carga e descarga, como acontece nos portos.

O sistema está sendo testado com o sistema Canal Verde, uma rede de monitoramento eletrônico, que já conta com 55 pontos de fiscalização por todo o Brasil.

A leitura das informações do caminhão e da carga são feitas a partir de um chip, instalado no para-brisa do veículo, que permite uma fiscalização mais ágil, sem que o caminhão precise parar. Apesar disso, caso seja constatada alguma irregularidade, o caminhão pode ser parado para uma vistoria mais detalhada.

Ainda não existe uma prazo para a entrada definitiva do sistema de Documento Eletrônico de Transporte no setor, pois ainda são necessários muitos testes e aperfeiçoamento da tecnologia. Porém o sistema irá facilitar e agilizar a vida do caminhoneiro.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

11 thoughts on “Documento Eletrônico de Transporte irá simplificar a vida do caminhoneiro

  • 12/06/2019 em 22:30
    Permalink

    Eu acho bom, será mais ágil, espero que realmente faça a diferença, no nosso país tudo ė muito burocrático, no transporte ,espero sinceramente que desta vez , vá para frente ,eu me candidato a fazer os testes, e embarcar tecnologia.

    Resposta
  • 12/06/2019 em 10:18
    Permalink

    Esse do cumento serve para o transporte de passageiros

    Resposta
  • 11/06/2019 em 11:51
    Permalink

    enquant voces defenderem este governo canalha em não fazer uma greve por tempo indeterminado em reivindicação ao cumprimento da tabela de frete vocês vão ficar na merda como já estão. Sem dinheiro çara reparar um motor caixa diferencial sequer comprar pneus pois a maioria já não tem mais credito para compras financiadas
    Muitos que não pararam para uma greve em defesa da tabela para proteger o bostonaro estão parando seus caminhões em estado de sucata por não terem recussos para manutenção.

    Resposta
    • 11/06/2019 em 14:11
      Permalink

      a culpa disso tudo e do pt o Bolsonaro está começando a arrumar migao , miro mito

      Resposta
    • 11/06/2019 em 17:43
      Permalink

      Boa noite ! Com apenas 5 meses de mandato a culpa é do atual governo ? Me explica isso por favor estou achando que vc vive na mesma galáxia que a Marina Silva ??????

      Resposta
  • 11/06/2019 em 10:00
    Permalink

    O governo está enrolado os caminhoneiros empurrando com a barriga

    Resposta
  • 11/06/2019 em 08:04
    Permalink

    É tanta burocracia, que a transportadora ganha 100% emcima do caminhoneiro autônomo.

    Resposta
  • 10/06/2019 em 20:28
    Permalink

    Isso e uma vergonha ANTT cabide de emprego dos políticos ladrão que estão aí roubando o caminhoneiro

    Resposta
  • 10/06/2019 em 19:58
    Permalink

    Em 2050 quem sabe comece a fiscalização…

    Resposta
  • 10/06/2019 em 18:58
    Permalink

    É uma boa intenção…
    Mas de imediato poderia atrelar a emissão da nota fiscal, com o número de CTE..
    Só liberar a nota depois que o frete estiver pago ao autônomo nas formas de cartão a ser disponibilizado por cada transportadora a seu critério !!
    Assim evitaria essa falta de comprometimento dos envolvidos…

    Resposta
  • 10/06/2019 em 18:56
    Permalink

    Esta de morando muito para vira realidade e só em relação

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio