Ministério da Cidadania recebe 430 ônibus Volkswagen




Os primeiros 430 micro-ônibus Volkswagen já foram vendidos e entregues a mais de 350 municípios em todo o Brasil. Os veículos fazem parte da licitação de 500 micro-ônibus conquistada pela VW Caminhões e Ônibus para a entrega ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), agora Ministério da Cidadania. O prazo para novas encomendas vai até o segundo semestre deste ano, mas o volume de Volksbus vendidos já se aproxima desse total.

Os ônibus Volkswagen entram em ação para apoiar a promoção de ações de assistência à população em todo o Brasil: desde o município de Cruzeiro do Sul, no Acre, Norte do país, até as cidades da região Sul.

“A ação de assistência promovida pelos ônibus do Ministério da Cidadania é fundamental em nosso país. Há uma série de municípios ligados por estradas de terra e em algumas localidades o acesso a algumas cidades só é possível por meio de balsas. Precisamos de veículos robustos para o atendimento à população”, conta Adriana Cecconello, supervisora de Vendas Especiais de Ônibus da VW Caminhões e Ônibus.

O ônibus disponível para a compra na licitação é o micro Volkswagen configurado para atender às regiões rurais do Brasil, o Volksbus 8.160 ODR, o mesmo do programa federal Caminho da Escola. Os modelos podem ser adquiridos por prefeituras de todo o país, além do Distrito Federal, até outubro deste ano, período de vigência da licitação.

O Volksbus 8.160 ODR conta com carroceria Neobus, oferece acessibilidade via DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) e tem capacidade para transportar 25 pessoas, com a finalidade de viabilizar a realização das ações da assistência social, beneficiando os usuários e as equipes multidisciplinares referenciadas à rede de proteção social básica e especial integrantes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O objetivo dessa rede socioassistencial é identificar e direcionar programas e benefícios a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. Os modelos vendidos são entregues nas concessionárias Volkswagen Caminhões e Ônibus das diferentes regiões e podem contar com assistência pós-vendas tanto nessas casas quanto nos mais de 150 pontos em todo o Brasil.