PRF começa a usar bafômetros que detectam embriaguez pela respiração

A PRF do Rio de Janeiro recebeu, na última semana, as primeira unidades dos bafômetros passivos, que detectam a presença de álcool no organismo dos motoristas pela respiração.

A diferença dos novos modelos para o padrão anterior, é que o motorista não precisa soprar um tubo para que o aparelho detecte a presença de álcool. Basta que o agente de trânsito aproxime o aparelho do motorista.

“O aparelho facilita bastante o nosso trabalho por questão de agilidade porque o motorista não precisa descer do carro. Na aproximação da cabine do veículo você consegue fazer a detecção da presença de álcool. Ele tem uma sensibilidade bem grande e ganha nessa agilidade”, disse José Hélio Macedo, porta-voz da Polícia Rodoviária Federal do Rio de Janeiro.

Para que o motorista seja multado, primeiro é feito o teste por aproximação, que detecta o álcool. Se der positivo, o motorista terá que fazer o teste tradicional, soprando o bocal do bafômetro, para que se saiba a quantidade de álcool no organismo do motorista.

“O aparelho não dispensa o outro equipamento, porque se o motorista estiver alcoolizado, para fazer a multa ou a prisão a gente precisa ter o teor alcoólico, o índice. E só o outro equipamento faz essa medição, esse faz só essa triagem. É para facilitar e também a questão do custo”.

O custo de cada bocal ou tubo usado no bafômetro de sopro custa cerca de R$ 2,00 cada unidade. Em uma fiscalização de rotina, dezenas de tubos eram usados e descartados. Agora, com o novo teste, os bafômetros de sopro só serão usados após a triagem com o bafômetro passivo.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

4 thoughts on “PRF começa a usar bafômetros que detectam embriaguez pela respiração

  • 17/11/2019 em 17:39
    Permalink

    Fungou, tá lascado !!! Imagine se o cabra der um espirro…

    Resposta
    • 20/11/2019 em 23:04
      Permalink

      Como faço para ter acesso a essa vagas

      Resposta
  • 29/07/2019 em 20:41
    Permalink

    Parabéns pra o enventor , não dá pra criar um que teste se o político tá desviando vebapubrica só em ele sobra não

    Resposta
    • 30/07/2019 em 12:43
      Permalink

      Vale tudo em pró a vida
      Parabéns os agentes que tiram de circulação esses tipos de motoristas

      Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio