CaminhõesMontadorasMotoresNotíciasTecnologia

Cummins e Hyundai anunciam entendimento de colaboração em tecnologia de célula de combustível

A Cummins Inc. e a Hyundai Motor Company anunciaram na semana passada, 27/09, que ambos líderes globais de trem de força assinaram um Memorando de Entendimento (MOU – Memorandum of Understanding) para avaliar em conjunto oportunidades em desenvolver e comercializar grupos de força elétricos e de células de combustível.

Espera-se que esses novos trens de força sejam desenvolvidos combinando os sistemas de células de combustível da Hyundai com as tecnologias de trem de força elétrico, baterias e controles da Cummins. O desenvolvimento inicial será focado no mercado norte-americano de veículos comerciais, incluindo o trabalho com OEMs norte-americanos na integração desses sistemas em seus veículos. As empresas também explorarão maneiras de trabalharem juntas para desenvolver sistemas de células de combustível da próxima geração e se comprometeram a designar uma equipe de profissionais para investigar e buscar outras áreas de colaboração.

“Essa parceria é uma excelente oportunidade para as duas empresas alavancarem seus respectivos pontos fortes e criarem novas oportunidades de crescer e ampliar o portfólio de produtos que oferecemos aos nossos clientes. Realizamos investimentos significativos ao longo do ano passado para acelerar nossas capacidades de células de combustível, incluindo a aquisição da Hydrogenics e essa parceria é outro passo adiante”, afirma Thad Ewald, vice-presidente de estratégia corporativa da Cummins Inc.

“Com a liderança global da Hyundai em sistemas de células de combustível, juntamente com as tecnologias de trem de força eletrificadas incomparáveis ​​da Cummins, esperamos que essa parceria deixe uma marca no mercado de veículos comerciais. Colaborações como essa nos permitirão diversificar ainda mais nossos negócios, além de reforçar nossa liderança global em hidrogênio por meio da venda de sistemas de células de combustível Hyundai novos e existentes”, diz Saehoon Kim, vice-presidente e chefe do grupo de células de combustível do Hyundai Motor Group.

Essa parceria fornece um trampolim para a Hyundai Motor Company aumentar sua presença no mercado de veículos comerciais na América do Norte e a Cummins para aprimorar seu portfólio de produtos de energia eletrificada, adicionando as tecnologias avançadas de células de combustível da Hyundai.

RECOMENDADO  Van Hyundai ST1 será modelo Iveco na Europa

A nova colaboração pode se estender além do mercado de veículos comerciais, pois as empresas também avaliarão o desenvolvimento de geradores de energia a células de combustível. A disponibilidade de geração confiável de energia de backup para evitar a perda de dados em situações de emergência é um requisito crítico para os negócios de muitas organizações. A geração de energia de reserva de célula de combustível é atraente por sua pegada de carbono reduzida.

Um mercado global de células de combustível em desenvolvimento

O MOU chega em um momento de alta demanda por tecnologia de células de combustível. O hidrogênio pode ser produzido a partir de fontes renováveis, armazenado economicamente e implantado em uma ampla gama de aplicações industriais e residenciais de geração de energia, bem como usado em automóveis de passageiros com células de combustível e veículos comerciais. Especialistas em energia preveem que o hidrogênio se tornará cada vez mais importante para atender à crescente demanda global de energia, além de apoiar os esforços para reduzir as emissões de carbono da geração de energia.

RECOMENDADO  Van Hyundai ST1 será modelo Iveco na Europa

A Hyundai Motor é líder mundial no desenvolvimento da tecnologia de células a combustível de hidrogênio, tendo aberto em 2013 a primeira instalação de produção comercial do mundo para veículos com células a combustível e lançado o primeiro veículo comercializado a hidrogênio comercializado no mundo, o Tucson Fuel Cell, em 2015. O NEXO, o veículo elétrico de célula de combustível de segunda geração da Hyundai com um alcance de mais de 610 quilômetros, é um SUV versátil que emite vapor de água limpa e até purifica o ar enquanto dirige.

Os sistemas de células de combustível da Hyundai convertem o hidrogênio armazenado em eletricidade, além de outros subcomponentes para gerenciamento térmico e suprimento de ar, entre outros processos de geração de energia.

A Cummins, em 2018, lançou a unidade de negócios Electrified Power, que projeta e fabrica sistemas de trem de força totalmente elétricos e híbridos, juntamente com componentes e subsistemas inovadores para atender aos mercados comerciais à medida que adotam a eletrificação. Até o momento, a empresa introduziu soluções completas de trem de força eletrificado em seis mercados e continua a lançar produtos líderes com clientes em todo o mundo.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading