Tabela de frete não vai resolver problema do excesso de caminhões




Entre 2008 e 2017, a frota de caminhões cresceu 47,3% no Brasil, muito acima do crescimento econômico do país no mesmo período. Esses dados foram divulgados pelo presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, durante participação na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

“Primeiro pela política de crédito subsidiado irresponsável por conta do BNDES, que entre 2007 e 2015 expandiu dramaticamente a oferta de crédito a juros subsidiado, incentivando irresponsavelmente a aquisição de caminhões e muita gente que nem era do ramo foi atraída a comprar caminhão. A demanda por transporte de carga minguou e havia um excesso de caminhões na estrada, que continua pela solução adotada pelo governo passado do tabelamento de frete”, disse o executivo.

Para ele, o aumento da frota e a falta de fretes para tantos caminhões causa mais problemas que o preço do diesel. Outro fator impactante no faturamento dos caminhoneiros é a má condição das estradas do país.

“90% das estradas desse país não são pavimentadas, de acordo com a Confederação Nacional de Transportes. Então, não é o diesel o problema efetivo. É a falta de carga e a má condição das estradas brasileiras”, afirmou.

Ele ainda destacou o trabalho da Petrobras para proteger o caminhoneiro das variações do preço do diesel como a criação do Cartão Caminhoneiro Petrobras, para compra antecipada de diesel, e a política de preços da companhia, que acabou com os reajustes diários do valor do diesel. Com informações do Correio Braziliense.





25 comentários em “Tabela de frete não vai resolver problema do excesso de caminhões

  • 12/10/2019 em 09:03
    Permalink

    muito facil tida o rabo da reta falando que nao e o valor do diesel que faz sumir o dinheiro dos fretes e so colocar a culpa nas estradas , pois e um conjunto que os caminhoneiros sao roubados , primeiro : combustivel , segundo pedagio , terceiro estradas porque porque yem lugar ai que as estradas sao melhores que muitas pedagiadas , o pedagio em si ja e um roubo , e o imposto do combustível ! quase metade do valor como que o pais crece assim
    porque o tao caro o imposto .

    na verdade a política no brasil tinha que acabar cansei de pagar imposto pra bancar luxo de politicos.

    Resposta
  • 11/10/2019 em 06:45
    Permalink

    Bom dia cade o Bolsonaro que apoinhamos ele tem que pôr uma fiscalização nessas agência de carga que abre um transportadora sem se quer ter um caminhão uma ANTT as firma tinha que lançar um app qual o frete pras pra carga fim direto pro caminhoneiro

    Resposta
  • 10/10/2019 em 21:38
    Permalink

    Não sei onde vcs viram excesso de CAMINHÃO, sou caminhoneiro eu vejo ao contrário às Rodovias estão vazias, os motoristas que trafegam com frete barato pra pagar prestação de caminhão acabaram quebrando. Deixa de demagogia e fala a verdade para a população cambadas de FILHOS DA OUTRA. Para não dizer filhos da outra. Ok

    Resposta
  • 10/10/2019 em 21:25
    Permalink

    O que falta na realidade, é fiscalização em cima dos manifestos feitos pelas transportadoras. Elas recebem o valor da tabela, mas repassam a 30% abaixo, ficando com a maior fatia do líquido. Os 70% restante, temos q abater pedágio, diesel, motorista e manutenção.

    Resposta
  • 10/10/2019 em 20:26
    Permalink

    Só tem uma saída vamos ter que fundar um partido dos caminhoneiro autónomo do Brasil pra eleger ; somente deputado federal e senadores, aí sim não vamos mais depender de politico, pois seremos politico e vamos defender a causa do caminhoneiro. E se nao for assim nunca vamos ganha essa guerra. Mas temos que começar agora antis que os político acabem com a nossa profissão. VAMOS QUEM TOPA??????

    Resposta
    • 10/10/2019 em 23:34
      Permalink

      Eu topo ,só assim vamos conseguir melhorar nosso lado.

      Resposta
  • 10/10/2019 em 18:24
    Permalink

    Claro que tabela de frete não resolve exesso de caminhões. Mas se a tabela for aprovada acima de quatro reais o km, vai resolver a situação financeira de mtos autônomos.

    Resposta
  • 10/10/2019 em 16:26
    Permalink

    Acho q a redação desse tal Blog do caminhoneiro,tinha que rever suas reportagens, porque,na mesma hora em que vangloria as empresas que estão comprando centenas de caminhões,vem com uma reportagem falando de excesso de caminhões,daqui a pouco vão falar que a culpa desse excesso e dos autonomos,que estão na maioria falidos.
    Façam reportagens de verdade,para fazer Jus à esse nome de Blog do “Caminhoneiro”, vão para as estradas,contar como e a vida e o que passa um caminhoneiro,para fazer Jus ao nome😡😡

    Resposta
    • 10/10/2019 em 17:47
      Permalink

      É muita cara de pau desse diretor da Petrobras, então todos os problemas dos caminhoneiros vem do excesso de caminhões.
      Tirando o deles da reta na cara dura, só faltou dizer que aumentar o óleo diesel ajuda o caminhoneiro.
      Isso tudo é resultado desse governo ” amigo” dos caminhoneiros,o mesmo que fez aprovar aposentadoria para caminhoneiros aos 65 anos, enquanto o pessoal da área de segurança que trabalha em escala 24 x72 irá se aposentar com 55 anos.
      Pega fogo cabaré!

      Resposta
      • 10/10/2019 em 21:35
        Permalink

        Esse diretor da Petrobras é um mentiroso e safado

    • 10/10/2019 em 19:22
      Permalink

      Esse blog do caminhoneiro não presciza de caminhão não depende de caminhão nos que somos autônomo que estamos na peleia do dia a dia da emos quanto custa manter um caminhão não precisa só de diesel

      Resposta
  • 10/10/2019 em 16:08
    Permalink

    Oque resolve o problema do frete é acabar com os 9 eixos

    Resposta
    • 10/10/2019 em 18:41
      Permalink

      Vdd, tão levando carga em 9 eixo pelo valor de uma carreta normal.

      Resposta
  • 10/10/2019 em 15:32
    Permalink

    Reportagem capiciosa de merda!!
    Não existe excesso de caminhões porta.O q existe é um sistema político corrupto q não deixa os brasileiros se desenvolverem,como profissionais.um governos só fode os empresários.Q não deixa ter empregos e salários justos pra grande maioria do povo.Q já tão passando até fome já.
    Nos Estados Unidos tem mais de 20 milhões de caminhões,no Brasil são 2 milhões…vejam a diferença!!Claro!lá todo mundo ganha bem e compra mais;e assim precisa de muitos caminhões pra poder dar conta das entregas
    Agora dizer q tem excesso de caminhões….
    Vai si fuder seus fornos visados fdp.
    Não tem excesso de caminhões…o q Tem é excesso de corruptos.
    O q tá precisando mesmo é um levante popular CONTRA ESSE SISTEMA PODRE.
    #guerracivil já

    Resposta
    • 10/10/2019 em 16:17
      Permalink

      Belas palavras,blog do caminhoneiro hipócritas

      Resposta
  • 10/10/2019 em 14:16
    Permalink

    Excesso de caminhões, somente isso.( lei da oferta e procura)…

    Resposta
  • 10/10/2019 em 14:12
    Permalink

    De que adianta criar cartão de combustível a preço sem alteração,se não temos dinheiro nem para repor os pneus, como iremos arrumar dinheiro para comprar combustível e pagar antecipado.
    O poder executivo tem a obrigação de baixar a ordem, somente isso exigir aos órgãos competentes que fiscalizem o cumprimento da lei do Piso Mínimo de Fretes, só isso. E como o próprio chefe do atual governo, o Exmo. Presidente da República o Sr Jair Messias Bolsonaro, disse quando em campanha no ano passado e disse também na oportunidade em que almoçou com Caminhoneiros em um restaurante de beira de estrada, dizia ele o Presidente da República que: Os Caminhoneiros estavam pedindo muito pouco e agora o pouco que pedimos a ele é somente isto: que ele como chefe do executivo, não fique tirando o corpo fora e sim, cumpra com o papel que lhe cabe e ordene que a lei deva sercumprido, pois é isto e somente isto resolverá 80%, de todos os nossos problemas.
    Pronto falei mesmo, e se por um acaso alguém não gostar do que escrevi é só não dar importância, mas só quero registrar que essa é a mais pura verdade.
    Ass. Lauro Schmidt

    Resposta
    • 10/10/2019 em 17:52
      Permalink

      Bostanaro tá nem aí com os caminhoneiros,ele só não quer uma greve, pois iria queimar mais ainda seu filme.
      Nunca vi um presidente fazer tanta merda,ainda tem gente que apoia.

      Resposta
  • 10/10/2019 em 13:53
    Permalink

    Sou caminhoneiro autônomo e a única solução pra tudo isso é uma só parar esse país e pronto só assim isso muda

    Resposta
  • 10/10/2019 em 13:35
    Permalink

    Coperativa serealista fazenda tem que ser placa branca eles pucham os frete deles não dao pra terceirizar cuanto acaba vam puchar frete de terceiros isso tem que acabar cade a NTT tem que ter tabela sé tem frete vai sé não fica em casa agora tem que investiga esas empresas eles tão usando caminhão só pra lavar dinheiro não existe comprá 200 caminhão dá serca 140 milhão de reais avista pra pagar com fretes nese preso não existe e só lavagem de dinheiro pegando dinheiro público dó bnds não pagam um real devolve tudo fica o bnds com milhões de prejuízo dinheiro do povo aí é fácil

    Resposta
  • 10/10/2019 em 12:54
    Permalink

    Tá certo só conprou caminhão frota terceiro autônomo se conseguiu troca o jacaré pelo 112 h foi muito mas os frotistas compram de 200 caminhões por vez e o frete deles são mais pro frotistas do que pro autônomo próprio culpa essa Trading que apoiam o frotistas depois reclamando do frete eles pagam 20 reais a tonelada a mais pra eles e nos se quiser e 20 a menos tá bom então..mais 2 anos só dois anos tem caminhão que vai tá de graça na região EA frota tdo parado sem frete já a safra do Brasil não dura mais que 2 mês no milho e 20 dia no soja

    Resposta
  • 10/10/2019 em 12:45
    Permalink

    Pra quem faz viagem longa o piso mínimo de frete é muito importante principalmente na região do nordeste que as cargas de volta mal paga o diesel piorou a manutenção do caminhão
    Com esse frete não conseguimos nem trocar por um equipamento mais novo,quem trocou tem que escolher em pagar a prestação fazer manutenção ou sustentar a família é difícil…

    Resposta
  • 10/10/2019 em 12:31
    Permalink

    Na minha opinião seria o preço do diesel o.maior fator responsável e não tabela quase 4,00 preço do litro em alguns estados não a frete e cliente que aguente cada vez subir preço da mercadoria e do frete

    Resposta
    • 10/10/2019 em 18:02
      Permalink

      Isso pura mentira,carrego para o nordeste,e sempre tem carga até sobra ,só o preço que não é aceitável pois só dá para pagar o diesel,com a tabela cumprida todos vão carregar mais satisfeitos e não vai haver mais demora na entrega.

      Resposta
      • 10/10/2019 em 21:06
        Permalink

        A tabela de frete não tem nada a ver com essa dificuldade que dizem que estamos passando, pois os fretes de hoje são os mesmos de cinco anos atrás e o custo de manutenção e combustível dobraram e ainda as empresas comprando caminhão para não depender dos caminhoneiros isso e um absurdo, não passa de um país mau administrado

Deixe sua opinião sobre o assunto!