Mercedes-Benz Actros com motor a GNC e transmissão Allison é apresentado na Espanha

por Blog do Caminhoneiro

Na Exposição Internacional Municipalia de Equipamentos e Serviços Municipais, mais uma vez ficou demonstrado que as transmissões totalmente automáticas Allison operam em perfeita harmonia com os motores GNC. No evento, realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro no centro de feiras Fira de Lleida, na Espanha, o novo Actros NGT da Mercedes-Benz Trucks estava em exibição no estande da Allison Transmission. O veículo foi projetado visando o transporte sustentável e para empresas especializadas em distribuição de média distância, como os serviços municipais de coleta de lixo, além de entregas noturnas ou circulação em áreas com restrições de tráfego.

“Ter este veículo em exibição é uma evidência da consolidação das transmissões automáticas com conversor de torque neste setor”, disse Trond Johansen, gerente de desenvolvimento de mercado da Allison Transmission Espanha. “A exibição do chassi sem implemento permitiu uma maior visibilidade da transmissão automática. O setor de serviços municipais tem uma alta demanda por caminhões pesados desta classe e peso (motor de 302 cv e 18 toneladas), mas o motor a GNV é uma característica marcante deste veículo. O lançamento desse modelo na Espanha aumenta a oferta de caminhões oferecidos para o setor de serviços municipais, que exige cada vez mais veículos ecologicamente corretos”.

O pacote de software FuelSense® — tecnologia de ponta em eficiência de combustível da Allison Transmission — não apenas permite um nível de emissões mais baixo como também reduz significativamente os custos operacionais da frota. “Este modelo foi calibrado com a tecnologia inteligente de mudanças Allison FuelSense® 2.0, o que permite ao veículo alcançar ainda maior eficiência energética e desempenho com menor consumo de combustível”, diz Johansen.

“As transmissões da Allison são perfeitas para os motores a gás, já que aumentam o torque nos arranques em baixas rotações”, disse Laura Rodríguez, gerente de vendas especiais da FUSO e FleetBoard da Mercedes-Benz Trucks Espanha. “Isso significa maior conforto e segurança para os motoristas, além de menor poluição sonora e emissões”.

Allison Série 3000™ — desenho inteligente

O novo Actros NGT, disponível nas versões de 18 e 26 toneladas, está equipado com uma transmissão Allison da Série 3000 com seis velocidades à frente e uma à ré. Concebida para veículos comerciais de peso médio, a Série 3000™ foi projetada para se adaptar a todos os tipos de condições.

“A transmissão automática com conversor de torque permite que os proprietários e os motoristas dos veículos trabalhem com confiança. Eles estão cientes da alta confiabilidade da transmissão e sabem que uma maior eficiência é alcançada nos ciclos mais difíceis de trabalho, dia após dia, ano após ano”, disse Johansen.

A Série 3000 incorpora recursos como os controles eletrônicos Allison de 5ª geração para melhorar o desempenho e os prognósticos, além de opcionalmente poder contar com a integração do retardador de saída para maior capacidade de frenagem e menor desgaste dos freios. Também inclui controles programáveis, para a perfeita adaptação da transmissão às especificidades de cada condição de trabalho. Outro benefício da Série 3000 é a extraordinária capacidade de manobra. As marchas mais altas foram projetadas como overdrive, para uma condução urbana e interurbana com rotações mais econômicas do motor. Assim, as frotas municipais em todo o mundo contarão com a experiência de um funcionamento mais eficiente, com baixo consumo de combustível e menores custos de manutenção.

“O lançamento do novo Actros NGT faz com que a Mercedes-Benz Trucks continue consolidando seus três principais pilares estratégicos: ecologia, segurança e relação custo-benefício”, afirma Rodríguez. “Ecologia, não apenas em termos de emissões, mas também em termos de poluição sonora. Segurança, porque o caminhão incorpora várias inovações, mais de 60 no total. Como exemplo, podemos citar a câmera de espelho — telas montadas no interior do veículo em vez de espelhos retrovisores — para maior visibilidade e o assistente de freio de emergência, que detecta pedestres em movimento. Em relação ao custo-benefício, o Actros tem baixo consumo de combustível e menor tempo parado na oficina. Esses três pilares são de vital importância para a Mercedes-Benz, e a Allison é a parceira ideal para que eles possam cumprir com esses compromissos”.

Conversor de torque para maior eficiência de energia

As transmissões totalmente automáticas Allison oferecem maior controle e manobrabilidade do veículo, além de uma direção mais aprimorada o que garante a chegada segura aos destinos. Elas contam com a Continuous Power Technology™ (Tecnologia de Potência Contínua™), que proporciona maior torque e potência às rodas do que outras tecnologias de transmissão. As Allison possibilitam acelerações mais rápidas que as transmissões manuais ou manuais automatizadas e arranques até 35% mais rápidos. Isso acontece porque os veículos perdem potência toda vez que uma caixa de mudanças que não seja totalmente automática troca de marcha.

“O conversor de torque Allison multiplica o torque do motor, o que é particularmente benéfico para os motores a gás natural. Isso proporciona aos caminhões maior capacidade de partida em rampa e aceleração mais rápida e suave. Em última análise, isso significa maior eficiência energética”, explica Johansen.

Alta tecnologia para serviços municipais

A exposição Municipalia reuniu representantes do setor municipal: autoridades do poder público, especialistas técnicos e empresários. A área de exposições da Municipalia, além de ser palco para a apresentação de novos produtos, sediou seminários técnicos com o propósito de compartilhar e oferecer novas soluções. A meta era aprimorar a gestão municipal por meio de propostas inovadoras e sustentáveis para melhorar cidades e a qualidade de vida dos cidadãos.

“Os motoristas de veículos municipais de serviços realizam um trabalho especializado e altamente visível para os cidadãos. Portanto, é necessário entregar a eles caminhões com as mais recentes tecnologias, como o novo Actros NGT com transmissão totalmente automática Allison, para facilitar o trabalho e garantir o mais alto nível de desempenho”, diz Rodríguez. “Não esquecendo a segurança e o conforto proporcionados pelo novo caminhão e as automáticas Allison”.

 

 Modelo Mercedes-Benz Actros NGT
Motor a gás  

OM 936 – 100 % GNC

Cilindrada: 7,7 litros

Torque do motor: 1.200 Nm

Potência: 222 kW (302 HP)

 

Transmissão

 

Allison totalmente automática da Série 3000™

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário