Nikola Tre tem potência contínua de 653 cavalos

Há poucos dias a parceria entre a Nikola e a CNH Industrial, dona da Iveco, apresentou o primeiro caminhão. As empresas mostraram ao mundo o modelo Nikola Tre, caminhão elétrico movido com células de hidrogênio, que usa cabine e estrutura do novo caminhão da Iveco, o S-Way.

Externamente, a maior diferença entre os dois caminhões é a frente, e o logotipo da Nikola na grade dianteira. Porém, o interior e a unidade de potência são completamente diferentes do modelo S-Way.

Iveco S-Way

O interior é completamente novo, desenvolvido pela Nikola, contando inclusive com telas no lugar dos mostradores, e um sistema operacional próprio para o sistema de controle do veículo, desenvolvido pela Nikola para uso nos caminhões produzidos pela empresa.

O design do modelo foi criado em parceria com a empresa italiana Italdesign, que também era responsável pelo desenvolvimento do design da primeira versão do Nikola Tre, mostrado tempos atrás.

O motor do caminhão é elétrico, e a energia é fornecida por meio da queima do hidrogênio. A capacidade máxima das baterias é de 720 kWh, mas isso pode variar de acordo com a necessidade do cliente.

Na apresentação do modelo, em Turin, na Itália, foi mostrada uma versão 4×2 do Tre, que é voltado para operações regionais, de média distância. A autonomia máxima nesse caso será de 400 km.

Os motores elétricos do veículo produzirão 480 KW de potência, cerca de 653 cavalos, que chega às rodas de maneira contínua, e torque máximo de 1.800 Nm. Apesar do torque parecer baixo, ele é entregue pelo motor sem a famosa curva de torque dos motores diesel, ou seja, ao pisar no acelerador, os 1.800 Nm de torque chegam às rodas do caminhão.

Primeira versão do design do modelo Tre

De acordo com a Nikola, os custos e o rendimento do veículo será igual ou melhor do que o de um veículo equivalente movido a diesel.

A apresentação do veículo para o público irá ocorrer na IAA, em Hannover, no ano que vem, e as vendas devem começar no início de 2021.

Além dos caminhões, a Nikola também pretende criar uma rede de abastecimento de hidrogênio para os veículos nas principais cidades e rodovias da Europa.

Blog do Caminhoneiro





RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS NO E-MAIL

Seu e-mail (obrigatório)


Um comentário em “Nikola Tre tem potência contínua de 653 cavalos

  • 06/12/2019 em 01:04
    Permalink

    Conforto para o motorista zero né verdade.
    Nós EUA caminhão tem até banheiro..
    Brasil é só atraso.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!