Airbus apresenta o avião cargueiro BelugaXL

por Blog do Caminhoneiro

No dia 09 de janeiro, a Airbus fez o primeiro voo operacional do novo avião cargueiro BelugaXL, que deve dar a empresa 30% a mais de capacidade para transporte de componentes para produção de aviões comerciais.

Esse BelugaXL é o primeiro de uma frota de seis aeronaves do gênero, que vão substituir os modelos BelugaST.

Para ser liberado para serviço, o BelugaXL fez mais de 200 vôos de teste, com cerca de 700 horas totais no ar. O avião mede 63 metros de comprimento, e tem a fuselagem com 8 metros de largura, sendo a maior seção transversal de compartimento de carga do mundo.

Esse gigante dos ares é usado para transporte de componentes de outros aviões, e em uma única viagem, pode levar duas asas do seu irmão menor, o A350 XWB. O modelo BelugaST, que será substituído, conseguia levar apenas uma asa de cada vez.

O BelugaXL pode sair do chão com carga de até 51 toneladas, e tem um alcance total de 4 mil quilômetros. Ele é construído sobre a base de um A330-200 Freighter, e é alimentado por dois motores Rolls-Royce Trent 700.

Apesar de ser um dos principais métodos de transporte de componentes de aviões, o modal aéreo não é o único. A Airbus também usa trens, navios e caminhões para levar peças para os seus locais de produção. Os novos BelugaXL irão voar entre 11 destinos na Europa.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário