Conheça em detalhes o novo Volvo FH16

por Blog do Caminhoneiro

Assim como o restante da linha na Europa, o poderoso Volvo FH16 também foi atualizado, contando com todos os atributos que o consagraram, mas também com novos recursos de segurança, uma cabine criada com o motorista em primeiro plano e as tecnologias mais avançadas para aumentar a produtividade e rentabilidade dos transportadores.

“O Volvo FH16 é um produto premium genuíno que pode lidar com todas as aplicações mais exigentes e, ao mesmo tempo, oferecer aos clientes e motoristas o melhor de tudo”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. “Com a nova geração, criamos um pacote que não faz concessões entre potência e eficiência de combustível, conforto e estilo”.

“O Volvo FH16 oferece tudo o que você espera de um caminhão Volvo e muito mais, solidificando nossa posição como marca para operações pesadas e exigentes de longo curso”, acrescenta ele.

A grande mudança visual adotada pela nova linha Volvo no exterior da cabine está na dianteira, com novos faróis em forma de V, com detalhes em cristal, para destacar a tecnologia com que os caminhões Volvo são construídos.

A grade frontal também foi modificada, deixando o padrão hexagonal e passando a ser em forma de filetes verticais. Os cantos dianteiros da cabine também foram arredondados, para aumentar a aerodinâmica.

“No novo Volvo FH16, reinventamos os elementos de design mais emblemáticos de nossas gerações anteriores e os aprimoramos ainda mais. Com os novos faróis de alta tecnologia, por exemplo, levamos nossa identidade para o próximo nível, enquanto toda a frente do caminhão foi retrabalhada para transmitir uma impressão mais poderosa”, explica Ismail Ovacik, Designer Exterior de Design da Volvo Trucks.

O interior foi completamente reprojetado, para facilitar o dia a dia do motorista. Os novos interiores tem novas cores e acabamentos com qualidade e exclusividade.

O painel de instrumentos tem novos locais para armazenamento, e também recebe uma tela de 12 polegadas, com todas as informações do veículo escolhidas pelo motorista em destaque.

Outra tela pode ser instalada à direita do volante, para entretenimento, com 9 polegadas. Ela tem controles de som e vídeo, GPS integrado, informações extras do veículo e da carga, e também imagens das câmeras do caminhão. Essa tela pode ser controlada pelos botões do volante, por voz ou por toques na própria tela.

Até a alavanca do câmbio I-Shift foi redesenhada, para dar um ar mais premium, incluindo novos símbolos com iluminação para seleção das marchas e também novos modos de acionamento, para otimizar o desempenho.

Assim como o novo Volvo FMX, o novo FH16 também recebeu nova suspensão traseira, mais reforçada, e um novo eixo dianteiro, com mais capacidade de manobra.

Uma das grandes novidades apresentadas pelos novos caminhões Volvo está no uso de faróis inteligentes, antes exclusivos de carros de luxo. Esses faróis detectam outros veículos na pista, desativando apenas os LEDs que atrapalhariam os outros motoristas. Com isso, a luz alta não precisa ser desativada pelo motorista.

O caminhão também conta com o sistema Downhill Cruise Control, que freia o caminhão em ladeiras, mesmo as mais acentuadas, não permitindo que o veículo ganhe velocidade.

O Adaptive Cruise Control (ACC) agora também pode ser usado em qualquer velocidade, mesmo a 0 km/h.

O sistema de freio controlado eletronicamente (EBS), que é um pré-requisito para recursos de segurança, como aviso de colisão com freio de emergência e controle eletrônico de estabilidade, agora é padrão no novo FH16. A Direção Dinâmica Volvo, com os sistemas de segurança Lane Keeping Assist e Stability Assist, também está disponível como opcional.

Os novos caminhões Volvo também podem ser equipados com um sistema de reconhecimento de placas, que são lidas pelo veículo e exibidas no painel do caminhão.

O modelo também pode receber uma câmera na lateral direita, para aumentar o ângulo de visão do motorista.

O Volvo FH16 é o caminhão mais potente do mundo, equipado com o poderoso D16K Euro 6, com potências de 550 cavalos e 2800 Nm de torque, 650 cv e 3.150 Nm ou 750 cavalos e 3.550 Nm de torque. A versão de 750 cavalos é a mais potente do mundo para um caminhão rodoviário, e esta disponível no Brasil, sob encomenda, para transporte de cargas superdimensionadas.

O modelo pode ser equipado ainda com cabines simples de teto baixo, cabine leito teto baixo, cabine Globetrotter, cabine Globetrotter XL, e a nova cabine Globetrotter XXL, que é mais longa que as demais.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

1 comentário

ANDRE LUIS MACHADO 03/03/2020 - 17:13

O caminhão sem dívida alguma é maravilhoso, mais deveriam pensar em importar também a condição de se manter um veiculo com este com os fretes aqui do Brasil, neste momento este caminhão será só para grandes empresas, porque para o pequeno transportador, esquece!

Reply

Escreva um comentário