Caminhões DAF ganham tração 4×4 hidráulica na Europa

por Blog do Caminhoneiro

Os caminhões DAF XF e CF 4×2 passam a contar com tração hidráulica para as rodas dianteiras, que pode ser ativada para transpor terrenos irregulares, pressionando um botão na cabine. O sistema foi desenvolvido pela DAF em parceria com a empresa Paul Nutzfahrzeuge e estará disponível como opcional para os dois modelos nas versões cavalo-mecânico.

Diferente de um caminhão com tração 4×4 convencional mecânica, que tem um diferencial no eixo dianteiro, o sistema hidráulico da DAF age diretamente nas rodas dianteira, eliminando peso desnecessário, já que o sistema é usado eventualmente.

Se o botão estiver acionado no painel do veículo, a tração dianteira é ligada, funcionando até a 4º marcha do caminhão, em velocidade máxima de 20 km/h. O sistema também funciona na ré, até a segunda marcha à ré, e pode funcionar automaticamente, se detectar perda de tração nas rodas traseiras.

Todo o sistema é acionado por meio de uma bomba hidráulica padrão, que gera torque de 6.435 Nm, com pressão máxima de 360 bar de óleo. Essa mesma bomba hidráulica pode ser usada para operação de implementos, como betoneiras e basculantes.

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!