Dois anos depois: Pouca coisa mudou para o caminhoneiro depois da greve de 2018

por Blog do Caminhoneiro

Na próxima quinta-feira, 21 de maio, completam 2 anos do início daquela que foi a maior paralisação de caminhoneiros do Brasil. Por 10 dias, apenas cargas vivas, medicamentos e outras cargas essenciais puderam circular.

Praticamente toda cidade do Brasil registrou pontos com caminhoneiros parados, com diversas reivindicações. Entre elas, pedidos de redução do diesel, de melhoria no preço dos fretes, e até pedindo intervenção militar.

O Governo do então presidente, Michel Temer, demorou 10 dias para agir, assinando medidas provisórias para conter a greve. Na época, o valor do diesel foi reduzido em R$ 0,46 por litro por 60 dias. Depois disso, a Petrobrás mudou o sistema de reajuste de preços, passando de reajustes que aconteciam quase diariamente, para reajuste que aconteciam uma vez por mês.

Outra medida provisória criou a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC), que foi convertida em lei em agosto de 2018. A Tabela de Fretes, como é conhecida, ainda está vigente.

Outras duas medidas traziam a determinação da Conab repassar 30% de seus fretes para autônomos, e também isentava caminhões vazios com eixos erguidos do pagamento de pedágio em rodovias federais.

Apesar de serem bem aceitas pelos caminhoneiros na época, já que a paralisação acabou, as medidas não surtiram efeitos a longo prazo.

A maioria dos caminhoneiros autônomos reclama que a tabela de fretes, principal medida criada pelo governo, não é fiscalizada como deveria, por isso, muitas empresas se recusam a pagar o estabelecido por lei, e ainda coagem os caminhoneiros a aceitarem fretes abaixo do valor correto.

A ANTT sempre divulga o resultado de operações relacionadas à fiscalização da tabela, porém, por não ter um número suficiente de agentes, essas operações ocorrem esporadicamente.

Quanto aos fretes da Conab, apesar da companhia ofertar fretes aos caminhoneiros autônomos em todos os seus leilões, não houve interesse dos caminhoneiros em pegar essas cargas. Em julho de 2018 a Conab ofereceu, por meio de edital, 26 mil toneladas de milho em grãos para transporte para caminhoneiros autônomos, por cooperativas, entidades sindicais ou associações. Apenas uma cooperativa se interessou, mas não atendia aos requisitos do edital.

Em uma pesquisa rápida no Blog do Caminhoneiro pelo Facebook, a maioria dos caminhoneiros respondeu ao questionário dizendo que houve piora para o autônomo nos anos seguinte à greve.

67% dos que responderam dizem que o transporte está pior do que antes.

Apesar disso, alguns caminhoneiros viam com otimismo o ano de 2020, com uma melhora razoável até fevereiro, antes do início da pandemia do coronavírus, que afetou duramente o setor de transportes.

Hoje em dia

Apesar das dificuldades enfrentadas pelos caminhoneiros autônomos, o governo vem conversando com a classe para entendimento de diversos tema, tendo como principal norte a tabela de fretes, que é tema de diversas reuniões.

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, é o principal interlocutor do governo federal com os caminhoneiros, e tem sido um grande mediador nas discussões entre caminhoneiros e embarcadores.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

20 comentários
0

Artigos relacionados

20 comentários

Victor 25/05/2020 - 14:59

É impossível não reparar que a maioria dos que aqui comentaram não são caminhoneiros…
Enfim…eu sou caminhoneiro, e procuro informação fora da televisão, eu sei o que acontece no dia à dia…
Se tem uma coisa que eu e muitos caminhoneiros reconhecem é que o Presidente Jair Bolsonaro está tentando trabalhar para melhorar a vida de todos, não só dos caminhoneiros…
Porém os governadores, aliados com prefeitos e donos de grandes corporações se uniram para derrubar o governo Federal…isso é notório.
Sobre a nossa categoria vou destacar apenas uma medida que beneficiou diretamente o caminhoneiro, e que se não fosse o Presidente da República ter intervido, nós teríamos mais uma despesa desnecessária ,que seria,a substituição do tacógrafo.
Parabéns ao Presidente por não ter permitido que lei essa lei fosse sancionada.
Agora sobre a paralização de 2018,eu vi de perto,engana se quem diz que foi lockdown…
A paralisação foi o resultado de uma péssima gestão dos governos anteriores que culminou na insatisfação da categoria gerando então à greve… Mas partiu de cada um ,individualmente, primeiro do autônomo e só depois é que as transportadoras aderiram,pois todos estavam insatisfeitos,principalmente com o reajuste diário do diesel.
Piso mínimo de frete é excelente para nós autônomos…mas para os donos do agronegócio e outros setores de transporte é péssimo,porquê eles lucram menos do que estão acostumados…por isso eles desobedecem à lei Federal…
Finalizando…o Governo Federal tem eternos desafios pela frente e o Presidente Jair Bolsonaro prova diariamente que luta pelo povo…inclusive quem não é à favor…basta informar se do que já foi feito e com isso agir de modo justo ,não expondo apenas um lado da moeda…
Acreditar nos fatos vai de cada um …mas a verdade sempre prevalecerá…e eu respeito à opinião de todos…e deixo claro que até o momento eu acredito no proceder do Presidente da República e de sua equipe…DEUS abençoe à todos.

Reply
Gato Preto 25/05/2020 - 18:33

Caraca, deu para perceber o quanto você é “bem informado”! Defender esse governo que ai está é uma confissão de pura desinformação! Eu sou caminhoneiro e sei o que está se passando! Você defender o cara somente pela medida do tacógrafo é muito pouco. O diesel nunca esteva tão caro como agra, pneu nem se fala o que antes eu comprava por 1.400,00 agora paguei 2.200,00 no borrachudo de uma marca famosa!
Os insumos para manutenção subiram estratosfericamente e o frete ficou só na promessa que ai melhorar, pegunto; onde melhorou? Na verdade você não deve ter percebido que foi manipulado pelo movimento que provocou o lockdown inflamado pelos transportadores, creio que você entrou no barco furado e até hoje não está sabendo!
O governo que você diz estar trabalhando para o povo, só governa para uma parte de brasileiros que o apoia e não governa para o Brasil num todo! Se é contra o governo não recebe verbas como acontece com alguns estados do nordeste!
Se você assistiu a famigerada reunião do dia 22/04 certamente percebeu como é o governo que defende, pula fora dese barco antes que ele afunde! Ser desinformado é uma coisa, agora defender esse governo, só duas coisas posso entender; ou você participa ou é pago para isso.
Colega, caminhoneiro autônomo está passando fome, perdendo caminhões para financeira e bancos e não consegue nem manter a manutenção para rodar!
Reveja seus conceitos e caia na real, o Brasil está afundado e ministro da economia ainda ataca a China que é o maior parceiro comercial do Brasil. Não queria comentar em relação ao que você defende, mas é impossível calar.
Você não tem condições de dizer que a maioria que aqui comenta é gente que não quer que o governo dê certo, pois com as ações dele nunca dará, essa é a verdade. Irão tirar tudo de nós e você ainda continuará a defender os que nos destroem. Que continua a defender esse governo, são os inocentes uteis, pois o governo precisa de vocês para continuar a destruir tudo e receber as palmas!

Reply
Victor 26/05/2020 - 02:14

Muito bem…obrigado pelo “bem informado “,pois realmente busco informação de qualidade sempre fora da televisão que todos conhecemos…
Agora vamos aos seus argumentos:
1° Não se trata de defender o governo que aí está…trata se de reconhecer o trabalho de um governo Federal que é contra o toma lá dá cá,e está quebrando o sistema de corrupção enraizado no país. Isso é fato.Quem defende é advogado…sou um simples trabalhador que reconhece quem está trabalhando, mesmo com toda sua limitação.
2° O Diesel nunca esteve tão caro como agora?? Estranho…pois de Março para cá em vários Estados o valor do diesel baixou em mais de 1Real/litro…quem é do trecho sabe…
3° Pneu por 1.400,00 ?? Em que ano foi isso ?? Porquê de 2018 pra cá o valor do pneu nacional já vinha em torno de 1.900,00 à 2.000,00 reais… Insumos subiram estratosféricamente??? Mas…o bem informado é você né??
Onde melhorou ?? Você é que tem ser o melhor naquilo que se propõe à fazer…e não ficar apontando o dedo e se lamentando…
E definitivamente…não houve o tal lockdown…essa foi a justificativa que deram para ficar menos vergonhoso para os governos daquela época.
A vida do caminhoneiro nunca foi moleza…mas enfrentamos com coragem à todas dificuldades que os governos anteriores nos impuseram.
Você mencionou que o governo que é contra não recebe verbas??
Como sabe ?? Por acaso fiscaliza e cobra à atuação do governador do seu Estado ?? Continuando…
Assisti sim,e na íntegra a reunião ministerial de 22/04…e minhas considerações foram: A ESQUERDA PASSOU VERGONHA…MAIS UMA VEZ. O Presidente falou o que a maioria dos brasileiros esperava ouvir…Provou que não está de acordo com os desmandos dos governadores de Estado.
Aí você escreve:” Só duas coisas posso entender ” Realmente você deixa claro que o seu entendimento é ínfimo e ineficaz…afinal participo expondo minha opinião e de forma positiva e gratuita.
Então você é a favor da China !!!? Sério …? Aquela nação que criou o vírus, espalhou em vários países inclusive no Brasil ,e fez com que a safra da soja fosse vendida com valor muito abaixo do esperado… Nação essa que está comprando propriedades, empresas,boa parte da logística de transporte (como ferrovias,aeroportos etc…)a preços muito abaixo dos valores de mercado ,e você afirma ser parceiro comercial ?? Pois bem…reveja você os seus conceitos sobre a China…
Enfim…dentre tantas contradições no seu texto acima…eu é não podia ficar em silêncio…
Pra finalizar…quem é caminhoneiro raiz,sempre enfrentou e superou todas as dificuldades ao longo dos anos…e não vai ser diferente agora…
E só pra concluir :
Quando pósto minha opinião, não é pra convencer ou mudar a sua…é pra quem pensa igual à mim,saber que não está sozinho.

Reply
Angelo 19/05/2020 - 21:53

Aí só me lembro de um tal Ramiro Pato de Borracha, grande sabotador da classe. Infernizou os grupos contra uma paralisação. Deve ser pago por simpatizantes do governo.

Tbm me lembro dos infelizes que colocavam pinturas e adesivos do Bolsonaro na carreta. Estão satisfeitos? O maldito vetou até o auxílio emergencial para a classe.

E por último me lembro do SINDICAM OURINHOS que agitou bastante para uma greve e após uma visita lá em Brasília largou a proposta em cima da hora e começou a encher o saco do Doria. Pq que será não é mesmo???

Reply
José Flávio lima 19/05/2020 - 21:17

Olá irmão caminhoneiro.sabe o que penso sobre tudo o que acontece neste país em relação a nossa categoria ,somos todos enganados e iludidos com promessas de melhoras ,aquelas do tipo ” carrega está que na próxima te arrumo uma melhor ” ou aquela outra ” todo mundo está carregando só vc que não quer ir por este valor” quando empregado então a palhaçada e pior ainda ,vc vai pra entrevista te conta o um montão de histórias ” aki paga tudo certinho aki paga diária aki vc chega de viagem e pede ir em casa ” . Amigos tudo papo furado não te pagam pelo que vc trabalha te enrolam com a diária explorando vc de uma maneira por muitas vezes desumanas ,eapontam o dedo pra vários lados vai pra lá ,agora carrega la depois volta pra lá e assim por diante .entra mês sai mês e as promessas ” não perai vai melhorar nos estamos vendo aí ,vamos acertar ” também tudo papo furado e enrolação ou seja a grande maioria das transportadoras e tudo igual só querem ganhar e explorar o caminhoneiro seja ele autônomo ou empregado.
Eu cheguei a uma conclusão que Deus me perdoe as palavras que vou usar ,mas as transportadoras são um câncer na vida do caminhoneiro, isso amigos um câncer que vai nos consumindo a cada dia, alguns consomem a saúde a outros consomem além da saúde seu patrimônio ,nos fazem de escravos ganhando em cima de nos com os pés em cima da mesa ,sem esforço algum .seria muito bom que todas elas focem extintas da face da terra .
Agora muitos vão dizer nossa que cara burro um caminhoneiro falando isso.
Perdão amigos mas é o minha opinião serve eles .
Se tal doença, não existisse mais ou fosse obrigada a fechar as portas nos caminhoneiros estaríamos curados …
Nada iria deixar de funcionar,empresas montariam suas próprias frotas contratando seus motoristas ,pagando salário hora extra e benefícios segundo cada categoria tivesse direito e assim por diante .e no caso dos autônomos aquele que tem seu caminhão abriria uma ME
e prestaria serviço direto para o dono da carga sem intermediários sem está corja de sugasangues que nos fazem de palhaços o tempo tôdo ,com uma negociação direta entre transportador ,empresa ,cliente .tudo isto somado a uma tabela de frete justa por km rodados x peso ,com regulamentação e fiscalização ia ficar bem melhor para os caminhoneiros. Deixo um abraço a todos os caminhoneiros e amigos da estrada e me desculpem pelo desabafo .
Há já ia me esquecendo “políticos “aquele ou este, esquerda ou direita ,pra mim são tudo farinha do mesmo saco .so olham para o seu próprio umbigo .

Reply
Francisco 19/05/2020 - 20:23

Sao uns pobres coitados.
Sou membro de alguns grupos de zap,quando eu e alguns poucos ousamos falar alguma cousa contra o atual governo so faltam nos linchar,é ofensas pessoais e contra nossas esposas e até nossas mães.
Sao alinhados a ponto de defender com ameaças esse governo que nada fez ou faz pela categoria,agora mesmo estão afirmando para quem quer ver que o responsável pelos preço dos combustíveis sao os governos estaduais.pode?

Reply
Paulo 19/05/2020 - 19:22

Caminhoneiros autônomos estamos todos individados e cm um plano de governo p troca de caminhão isso e uma vergonha

Reply
Rômulo Estevão Azevedo 19/05/2020 - 18:43

É meus colegas , é muito difícil a situação do brasileiro e principalmente do caminhoneiro . Sou motorista de ônibus assalariado e penso em comprar um caminhão mas pelas moto que venho acompanhando será trocar seis por meia dúzia !! O pior é que o caminhoneiro não sabe o poder que tem na mão se ele parar o caos está formado mas sempre tem uns puxa saco que sai pra carregar e ficam todos nessa ….
Remando contra maré . Boa sorte a todos !!

Reply
CLÁUDIO MAURÍCIO BARBOSA 19/05/2020 - 18:12

Fomos COVARDEMENTE TRAÍDOS pelo governo !
O ministro Tarciso e o presidente Bolsonaro deram nossos fretes de presente pro agronegócio e pras grandes indústrias !
MINHA CLASSE NUNCA FOI TÃO HUMILHADA E NUNCA ESTEVE EM SITUAÇÃO TÃO MISERÁVEL !
ESTAMOS FALIDOS !!!

Reply
Gato Preto 21/05/2020 - 11:36

Caro Claudio, ouso a discordar de que fomos traidos!
O Bozo está cumprindo tudo que falou durante a campanha, nós que somos ignorantes e não conseguimos interpretar o que ele disse!
Vajamos;
1 – o cara dizia pra todos que seria melhor ter emprego e não ter direito do que ter direito e não ter emprego! Cumpriu o que prometeu, acabou com todos os nosso direitos!
2 – Dizia que a aposentadoria ia quebrar o Brasil e acabou com nossa aposentadoria enquanto vivemos, agora só aposenta quando morre, exceto uns poucos que tem privilegio.
3 – Falava quê ia montar um time de mestres e notáveis em tudo que há, colocou o cara que nunca desenvolveu nada para o povo e só fez benefícios para banqueiros e empresários!
4 – Falou que ia praticar homofobia e discriminação de todo tipo, imprime ódio por onde passa e nunca governou para os brasileiros, só governa para quem concorda com ele, ou seja: somente quem concorda com ele que é inteligente, todos os demais são ou comunistas, ou burros!
5 – Nunca teve propostas para a saúde e educação, os ministros que discordaram de inserir a tal de cloroquina na saúde de qualquer maneira foram se demitindo. Ainda faz piadinha com os que morreram.
6 – O cara fez um populismo dos mais baixos que existem, almoçou com um grupo de caminhoneiros que gritam “MITO” e esses mesmos caminhoneiros se encheram de honra por almoçar com esse desequilibrado e ainda defendem quem está nos matando!
7 – Briga com governadores, chamando-os de comunistas e dizendo que a culpa da derrocada da economia é deles e, que a pandemia é porque estão forçando a paralisação de tudo!
8 – Prega o ódio aos que não concordam com o que ele faz e se mela todo com o “gadinho” que fica todos os dias naquele curral sob a árvore perto do palácio do planalto!
Em fim, o Brasil virou motivo de chacota em todo mundo onde sabem que não temos um dirigente da nação e sim um dirigente de um timezinho dos que fazem parte de seu grupo!
Penso que os que ainda dizem que o apoiam, certamente no fundo sabem que a destruição está latente, mas insistem em não aceitar que erraram feio ao eleger essa gente!
Vamos fazer arminha, quem sabe resolve!

Reply
Gato Preto 19/05/2020 - 18:09

Nunca existiu greve de caminhoneiros, o que existiu foi uma tentativa de “Lockdown” orquestrada por empresários do transportes como já declarado pelo STF.
Nossa classe infelizmente é desinformada e sem noção dos fatos. Eu quase apanhei de um “companheiro” na região de Uberaba, MG quando o mesmo estava até arrepiado falando que o Bozo ia resolver nossos problemas, disse que não esperava nada desse governo que só ia governar para aos ricos e para o mercado, o cara se enfureceu e veio na minha direção até babando e dizendo: você é comunista e deseja que não dê certo, AGORA É BOLSONARO!
PARA NÃO SER AGREDIDO, CALEI E SÓ FIQUEI A OUVIR BERROS DO COLEGA! Até os frentista se assustaram com a ignorância daquele motorista!
Seria muito bom encontrá-lo agora!
Nunca esperemos nada que venha da direita que dominou o Brasil desde Don Pedro.
Tivemos mutas conquistas mas somente no governo da esquerda, mas como somos desinformados elegemos esse traste!
Que venham os ataques de bolsominions!

Reply
Wilson 19/05/2020 - 17:11

São estes burros , analfabetos que só sabem rodar e encerar tanques que levam p. Sua casa e de todos os brasileiros, a roupa que vc. E sua família veste, o remédio que vc. E sua família consomem, o arroz,o feijão,a carne. Enfim tudo que vc. ,Sua família e todos os brasileiros são eles,somos todos nois que deixamos nossa família em kza. P. Levar tudo isto p. Sua família usufruir. Se não fossemos nossa coragem o Brasil seria um país deserto, todos já teriam morrido de fome,sede e doente. !!!!!!

Reply
Francisco silva 19/05/2020 - 20:27

O senhor está sendo remunerado pelo seu trabalho,não está fazendo favor algum.
Eu quando quero comprar qualquer coisa compro com meu dinheiro fruto do meu trabalho ou.

Reply
Claudio Olavo 19/05/2020 - 15:51

Sem regulamentação nunca seremos nada além de um bando de pessoa pesando em se propio.

Reply
Will 19/05/2020 - 14:19

O problema maior e os atravessadores do frete muito peso para pouco valor de frete de , eles acha que tem carga para volta Men carreta tem acho que a antt deixa muito vá desejar não faz nada para o cominhoneiro

Greve já paralização para tomar vergonha com os agenciadores de carga

Reply
VAGNER 19/05/2020 - 13:39

Sou autônomo e desde a última greve não mudou nada pra nós.inclusive aquele empréstimo anunciado pelo governo no valor de 30 mil pra cada autônomo nunca existiu …esse presidente é fanfarrão covarde que só engana o povo e a nossa classe continua abandonada …

Reply
Marntins 19/05/2020 - 13:18

Falaram tanto, agora para o outro abaixaram as calças e sentiram tudo quietinhos, aceitem que os anos dourados foi de 2016 para traz!! Kkkkkkkkkkk

Reply
Gato Preto 19/05/2020 - 18:11

Concordo com você “Marntins”, mas os melhores anos foram antes de 2014.
Viva o governo socialista!

Reply
Rubens Tavares 19/05/2020 - 13:07

EU JÁ SABIA QUE ESTE GOVERNO NÃO FARIA NADA PELA CLASSE. TAÍ O DISSE AOS COLEGAS NAS ESTRADAS. MAS O PIOR É VER UMA FAIXA DESSA COM DUAS FRASES E TODAS ESCRITAS ERRADAS. É MUITO TRISTE LER ISSO.
PARA, AO INVÉS DE PÁRA.
PARALIZAÇÃO, AO INVÉS DE PARALISAÇÃO. (VEM DE PARALISIA).
APOIE NOS, AO INVÉS DE APOIEM NÓS, OU NOSSA LUTA..

Reply
João cambao 19/05/2020 - 15:24

Deicha eses burros roda vai todos morre São burro demais eles não dá conta de nem compra um arroz pra fica quieto só ficam espalhando o vírus e enserando tanques e rodas só

Reply

Escreva um comentário