Liderança dos caminhoneiros pede estabilização da tabela de fretes

por Blog do Caminhoneiro

Wallace Landim, presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (ABRAVA), enviou ofício ao Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, do Ministério da Infraestrutura, pedindo a suspensão temporária do gatilho do diesel, presente na Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC).

De acordo com o ofício, ““A suspensão do gatilho do diesel automaticamente congelará o preço mantendo os valores praticados antes da pandemia da covid-19 em relação ao diesel”. De acordo com a solicitação, a medida deve ficar restrita ao período da pandemia.

Com a suspensão do gatilho da tabela de fretes, os valor do frete não será baixado, já que os valores do diesel tem caído bastante no último mês, devido à baixa demanda mundial pelo combustível.

De acordo com a Abrava, a tabela de fretes já está defasada, e se for reajustada seguindo as recentes queda no valor do diesel, irá piorar a situação dos caminhoneiros.

“Há necessidade de evitar a queda abrupta do valor de frete mínimo a ser pago aos caminhoneiros autônomos uma vez que apesar da oscilação para baixo dos preços dos combustíveis observamos um aumento considerável no preço dos insumos que compõe o preço do transporte de cargas”, afirma a Abrava no documento.

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) já havia aberto consulta pública sobre a tabela de fretes, visando alterar a tabela de fretes. De acordo com a Lei nº 13.703/2018, que regulamentou a PNPM-TRC, o valor dos fretes deve ser reajustado sempre que o valor do diesel oscilar mais de 10% em 30 dias, tanto para altas quanto para baixas do valor do combustível.

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

8 comentários

Edilio 08/05/2020 - 21:31

Estão falando em reduzir a tabela em prol da baixa do diesel mas eu só queria saber quem está. Recebendo o valor real da tabela . porquê eu até hj não recebi , principalmente em c tratando, o retorno aí falam em mudar tabela ????

Reply
Jeferson Xavier 08/05/2020 - 11:09

Esse cara e ridículo falar que representa os caminhoneiro louco quem acredita nisso nunca vi esse camarada na estrada

Reply
Welson 06/05/2020 - 12:54

Realmente as estradas do Maranhão está só buracos no sentido são Luiz nem se fala semana passada passando pelos índios depois do Grajaú um oficial comentou que era o 5 caminhão que tobou em um buraco devido atoleiro .

Reply
Danilo G R Mota 04/05/2020 - 09:50

Acho no minimo oportunista atrelar a tabela minima ao preço do frete somente na alta, quando da baixa pede para não mexer no preço.. Na minha opinião ou é ou não é…

Reply
JOÃO CAVALHEIRO 04/05/2020 - 12:50

SE O SR ACHA QUE O FRETE BOM AINDA TEM QUE ABAIXAR TAMBEM JUNTO COM A BAIXA MINIMA NO OLEO DIESEL OU OSR NÃO TEM CAMINHÃO OU O SR NÃO ENTENDE DE FRETE OU SR NÃO TEM PRECIZÃO SÓ TRABALHA PRA BONITO

Reply
JOÃO CAVALHEIRO 03/05/2020 - 16:13

NÓS CAMINHONEIROS SOLICITAMOS QUE O SR MINISTRO NÃO MEXA NA TABELA DE FRETE PORQUE JA ESTA DEVAZADA O -OLEO BAIXOU MAS A A PANDEMIA ACABA E O PREÇO DO COMBUSTIVEL SÓBE E NOS FICAMOS A VER NAVIO DENOVO COM O PREÇO MAIS BAIXO AINDA TA DIFICIL DE TRABALHAR E CE SUBIR O OLEO O FRETE FICA LA EM BAIXO AI NÓS QUEBRAMOS DE UMA VES JA TEM GENTE INTREGANDO CAMINHÃO PRO BANCO E CE PIORA AS COIZAS AI NEM QUEM TEM O CAMINHÃO PAGO NÃO VAI PODE TRABALHA MAIS AI ADEUS AUTONOMOS !

Reply
CARLOS EDUARDO ALVES 03/05/2020 - 10:33

Bom dia blog do caminhoneiro, admiro e sigo constantemente o trabalho de vcs e vejo serem uma meio de comunicação idôneo porém queria sugerir que fizessem uma pesquisa pública com nós caminhoneiros a respeito desse senhor que se acha liderança dos caminhoneiros , esse senhor não nos representa em nenhuma situação , aparece as vezes pra querer mídia e estar próximo ao governo e ao Sr ministro Tarcísio, a maioria dos caminhoneiros não se sente representada por esse oportunista!!!

Reply
Félix keller 04/05/2020 - 23:45

Wallace Landim !!!! Porque esse cidadão diz que representa a nossa classe de motoristas autônomos . Eu acho que tá na hora de nós votar escolher alguém que represente nós mas tem que ser um que esteja na boleia de um caminhão pra ver a realidade e as dificuldades do dia dia . Vai aqui o meu apelo gosto do blog do caminhoneiro . Mas era por aqui mesmo que poderíamos encontrar alguém que represente a nossa categoria . Veja a situação das estradas do Maranhão só vê isso quem está atrais de um volante e passando por isso no dia dia .

Reply

Escreva um comentário