Produção de caminhões sobe em maio
Abril foi um mês trágico para a industria nacional de veículos. Com fábricas quase totalmente paralisadas, apenas 1.847 veículos foram produzidos, somando veículos e comerciais leves, caminhões e ônibus.
Para o mês de maio, a produção subiu, mais de 2.200% no comparativo com abril. Apesar disso, os números ainda estão muito abaixo da média de produção do primeiro trimestre. Os dados foram disponibilizados pela Anfavea.
Foram fabricados, em maio, 43.080 veículos. A média até março estava na casa das 190 mil unidades.
No segmento de caminhões, a produção subiu consideravelmente em maio, passando de 403 unidades em abril para 4.054 em maio. O aumento foi de 906%.
A produção no primeiro trimestre atingia uma média mensal de 8 mil unidades, com o pico em fevereiro, quando foram produzidas 9.131.
Assim como nas vendas, o segmento mais representativo na produção é o de caminhões pesados, com 2.371 unidades produzidas no mês passado. Semipesados ficam na segunda posição dos mais vendidos, com 1.058 unidades.
Apesar dos números ainda estarem bem abaixo da média pré pandemia, eles já mostram uma gradual retomada da economia, um alento em meio a tantas previsões negativas para o futuro do país.