Caminhoneiros europeus são proibidos de dormir nas cabines

Mesmo com a pressão de diversos países da União Europeia, o Parlamento Europeu aprovou uma lei que passa a proibir os caminhoneiros de dormirem dentro dos veículos nas folgas semanais.

Todos os horários de descanso semanal dos caminhoneiros precisarão ser feitos em hotéis, e as empresas precisarão organizar sua roteirização permitindo que os motoristas consigam ir para suas casas de forma regular, pelo menos uma vez a cada quatro semanas..

Para viagens entre países, além de seguir as regras da União Europeia, os caminhoneiros também precisarão seguir as leis de cada país onde estiverem.

Para o Parlamento Europeu, cerca de 3,6 milhões de caminhoneiros serão beneficiados com essas reformas. A lei também irá se aplicar aos motoristas de ônibus que fazem rotas longas.

Além da questão do custo, que será embutido nos fretes, a lei traz outro problema: onde os caminhoneiro encontrarão tantos hotéis disponíveis?

Varias modificações foram apresentadas ao projeto, mas não foram aprovadas, por não conseguirem obter a maioria dos votos no parlamento. Com isso, o texto original foi aprovado.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Foto Adobe Stock

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

19 thoughts on “Caminhoneiros europeus são proibidos de dormir nas cabines

  • 17/10/2021 em 08:14
    Permalink

    EXATO! PARA EXTIRPAR OS ANTERIORES .. LADRÕES, CORRUPTOS , LESA PÁTRIA! VÁ SE CATAR! ONDE ISTO PODE SER CHAMADO DE DIREITO DO TRABALHADOR? ESSES PARLAMENTARES , OUVIRAM AS OPINIÕES DOS MOTORISTAS! BOLSONARO ATÉ 2026 , NO EB DA ESQUERDA!OK!

    Resposta
  • 16/10/2021 em 19:04
    Permalink

    Concordo contigo.
    A responsabilidade jurídica é um dos empecilhos.
    Quem será e culpado de um acidente com veículo autônomo? O proprietário ou o fabricante?
    E Ainda não dispensaram nem os maquinistas de trem que andam numa linha exclusiva só pra eles.
    Estamos muito longe de dispensarem motoristas.

    Resposta
  • 20/07/2020 em 11:10
    Permalink

    Sou motorista de bi-trem de toras 6 metros, gostaria muito de experimentar os serviços de outros países, tenho família e não me importo de sair do país, desde que o salário fosse bem interessante.

    Resposta
  • 16/07/2020 em 13:21
    Permalink

    E muito simpre e so deicha de se caminhoneiro ai vai faltar muito caminhoneiro nas estradas como em Portugal e nos estado sumidos ai vai melhora no Brasil e muito

    Resposta
  • 15/07/2020 em 17:27
    Permalink

    Muito bom excedente um dia vai ser aki

    Resposta
  • 15/07/2020 em 13:04
    Permalink

    Boa tarde , sou motorista . Caminhão autônomo no Brasil ? Kkkkk se nem estrutura de estradas tem , será que vão estruturar as rodovias do Brasil ? I estão falando da Europa gente por favor né . Como o povo do Brasil é complicado em …

    Resposta
  • 15/07/2020 em 12:12
    Permalink

    Fui caminhoneiro muitos anos, deixei a profissão exatamente por ficar dias dormindo dentro da cabine, comendo mal, e o pior sem estrutura nenhuma para descansar no final do dia, como um bom banho. Acho incrível quem seja contra, caminhoneiros tem filhos, família também, não é objeto para ficar levando riqueza a meia dúzia. No Brasil existe o costume de achar que empregado é escravo, enquanto ficam bebendo e comendo em casa de boa

    Resposta
  • 15/07/2020 em 11:45
    Permalink

    Muitos comentários e poucas soluções: Caminhoes elétricos e país ainda nos primórdios do transporte. O resto nem vou comentar porque é perda de tempo. Primeiro vamos sair da pandemia política.

    Resposta
  • 15/07/2020 em 10:06
    Permalink

    Não fale besteira. Passar o fim de semana na boleia, além de todos os demais dias de trabalho? É só um um direito de trabalhador. Você vê socialismo nisto, seguramente não deve sequer ver o que tem embaixo do umbigo, tal a indigência de raciocínio.

    Resposta
  • 15/07/2020 em 09:59
    Permalink

    Você precisam entender. Quem paga quer reduzir o custo. Quem recebe acha bom. Mas só que paga procura custo. E. Desemprego e fechar empresa. Entendi os dois lados. Quem sai perdendo e o caminhoneiro depois o patrão que fecha a empresa . E quem fez a lei . está alargado em casa. Gerou um problema para todos. Os bonzinho não vai perder o emprego.

    Resposta
  • 15/07/2020 em 08:10
    Permalink

    Fico vendo certos comentários aqui e me pergunto. Uma lei dessas que só favorece o motorista aparece uns aqui criticando. Será que são motoristas? E olha que isso na Europa, nem aqui é.

    Resposta
    • 15/07/2020 em 10:08
      Permalink

      Pois é. É um tipo de cretinice que temos aqui. O cara é empregado, assalariado, depende de sua força de trabalho e só consegue ver o mundo sob a ótica do patrão. Patrão, aliás, que deve ser um coitadinho. É por isso que os motoristas só se lascam no Brasil. Têm nos sindicatos uma cepa de gente que acha que o patrão tem sempre a razão.

      Resposta
  • 14/07/2020 em 14:13
    Permalink

    Motorista tem que tirar descanso em casa, concordo sim ,pois quando estamos em pernoite ficamos responsaveis pelo caminhão caso algo venha a acontece, e ainda samos questionado pelo empregador ,cade pneu?, cade a bateri?

    Resposta
  • 14/07/2020 em 13:56
    Permalink

    Mais um passo importantíssimo para o caminhão autonomo, isso lá na europa nestas condições, Aki no Brasil o motivo principal deste modelo de caminhao é desempregar o motorista, se livrar das causas trabalhistas, pois tera um veículo que não requer, férias, 13 salario, insalubridade, folga, salario, etc etc.

    Resposta
  • 14/07/2020 em 13:15
    Permalink

    Socialismo vai acabar com o caminhoneiro..
    As empresas vão acelerar o transporte autônomo.

    Resposta
    • 15/07/2020 em 08:15
      Permalink

      Até onde eu sei mesmo com caminhão autônomo deverá ter um motorista acompanhando. Isso já está sendo feito em algumas empresas nos EUA. Será o futuro colega. Deixaremos de ser motoristas para sermos gestores de unidades móvel. Mas até lá estarei idoso hehehehe.

      Resposta
      • 15/07/2020 em 10:12
        Permalink

        Sim. E nem acredito que o caminhão autônomo seja o futuro, pois existe um problema básico: se um bicho desses bate em modo autônomo e há um acidente com várias vítimas, entre feridas e moras, quem se responsabiliza por elas? Ora, se bateu no modo autônomo, é responsabilidade da empresa que, se culpada criminalmente, tem de pegar pesadas indenizações, dado que empresa não pode ser presa. Agora a pergunta óbvia: as empresas vão se responsabilizar? Eu duvido. Ficará mais simples deixar tal responsabilidade ao caminhoneiro e continuar a pagar salários. Se eventualmente dar algo errado, a culpa é do empregado .

  • 14/07/2020 em 12:43
    Permalink

    imagina quanto de propina esses legisladores europeus receberam dos hotéis . se o cara quer dormir em hotel , blz mas obrigar ?

    Resposta
    • 15/07/2020 em 10:14
      Permalink

      Pronto, mais outro que vê o ganho em direitos de trabalhador como resultado de uma prática criminosa dos políticos. É esse tipo de indigente intelectual que votou no atual chefe do executivo nacional.

      Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio