Caminhoneiros europeus são proibidos de dormir nas cabines

por Blog do Caminhoneiro

Mesmo com a pressão de diversos países da União Europeia, o Parlamento Europeu aprovou uma lei que passa a proibir os caminhoneiros de dormirem dentro dos veículos nas folgas semanais.

Todos os horários de descanso semanal dos caminhoneiros precisarão ser feitos em hotéis, e as empresas precisarão organizar sua roteirização permitindo que os motoristas consigam ir para suas casas de forma regular, pelo menos uma vez a cada quatro semanas..

Para viagens entre países, além de seguir as regras da União Europeia, os caminhoneiros também precisarão seguir as leis de cada país onde estiverem.

Para o Parlamento Europeu, cerca de 3,6 milhões de caminhoneiros serão beneficiados com essas reformas. A lei também irá se aplicar aos motoristas de ônibus que fazem rotas longas.

Além da questão do custo, que será embutido nos fretes, a lei traz outro problema: onde os caminhoneiro encontrarão tantos hotéis disponíveis?

Varias modificações foram apresentadas ao projeto, mas não foram aprovadas, por não conseguirem obter a maioria dos votos no parlamento. Com isso, o texto original foi aprovado.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Foto Adobe Stock

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

18 comentários
0

Artigos relacionados

18 comentários

Jackson dos Santos Silveira 20/07/2020 - 11:10

Sou motorista de bi-trem de toras 6 metros, gostaria muito de experimentar os serviços de outros países, tenho família e não me importo de sair do país, desde que o salário fosse bem interessante.

Reply
Luiz 16/07/2020 - 13:21

E muito simpre e so deicha de se caminhoneiro ai vai faltar muito caminhoneiro nas estradas como em Portugal e nos estado sumidos ai vai melhora no Brasil e muito

Reply
JOSE ANTONIO BOTTLENDER DA SILVEIRA 15/07/2020 - 17:27

Muito bom excedente um dia vai ser aki

Reply
Ricardo André 15/07/2020 - 13:04

Boa tarde , sou motorista . Caminhão autônomo no Brasil ? Kkkkk se nem estrutura de estradas tem , será que vão estruturar as rodovias do Brasil ? I estão falando da Europa gente por favor né . Como o povo do Brasil é complicado em …

Reply
Neto 15/07/2020 - 12:12

Fui caminhoneiro muitos anos, deixei a profissão exatamente por ficar dias dormindo dentro da cabine, comendo mal, e o pior sem estrutura nenhuma para descansar no final do dia, como um bom banho. Acho incrível quem seja contra, caminhoneiros tem filhos, família também, não é objeto para ficar levando riqueza a meia dúzia. No Brasil existe o costume de achar que empregado é escravo, enquanto ficam bebendo e comendo em casa de boa

Reply
Celestino Gonçalves Filho 15/07/2020 - 11:45

Muitos comentários e poucas soluções: Caminhoes elétricos e país ainda nos primórdios do transporte. O resto nem vou comentar porque é perda de tempo. Primeiro vamos sair da pandemia política.

Reply
Salesio 15/07/2020 - 09:59

Você precisam entender. Quem paga quer reduzir o custo. Quem recebe acha bom. Mas só que paga procura custo. E. Desemprego e fechar empresa. Entendi os dois lados. Quem sai perdendo e o caminhoneiro depois o patrão que fecha a empresa . E quem fez a lei . está alargado em casa. Gerou um problema para todos. Os bonzinho não vai perder o emprego.

Reply
CRISTIANO GOMES DE ANDRADE 15/07/2020 - 08:27

Europa está caminhando para o socialismo, pulam fora desses pacotes que parece ser bondade ,mas que virá com grande pesar ao empreendedorismo.
Essas idéias tem um CPF por trás, quem será o indivíduo bonzinho? Um embaixador chinês novamente?

Reply
Fabrício 15/07/2020 - 10:06

Não fale besteira. Passar o fim de semana na boleia, além de todos os demais dias de trabalho? É só um um direito de trabalhador. Você vê socialismo nisto, seguramente não deve sequer ver o que tem embaixo do umbigo, tal a indigência de raciocínio.

Reply
Angelo 15/07/2020 - 08:10

Fico vendo certos comentários aqui e me pergunto. Uma lei dessas que só favorece o motorista aparece uns aqui criticando. Será que são motoristas? E olha que isso na Europa, nem aqui é.

Reply
Fabrício 15/07/2020 - 10:08

Pois é. É um tipo de cretinice que temos aqui. O cara é empregado, assalariado, depende de sua força de trabalho e só consegue ver o mundo sob a ótica do patrão. Patrão, aliás, que deve ser um coitadinho. É por isso que os motoristas só se lascam no Brasil. Têm nos sindicatos uma cepa de gente que acha que o patrão tem sempre a razão.

Reply
Vinícius Rosa da silva 14/07/2020 - 14:13

Motorista tem que tirar descanso em casa, concordo sim ,pois quando estamos em pernoite ficamos responsaveis pelo caminhão caso algo venha a acontece, e ainda samos questionado pelo empregador ,cade pneu?, cade a bateri?

Reply
Antônio De Lima Medeiros 14/07/2020 - 13:56

Mais um passo importantíssimo para o caminhão autonomo, isso lá na europa nestas condições, Aki no Brasil o motivo principal deste modelo de caminhao é desempregar o motorista, se livrar das causas trabalhistas, pois tera um veículo que não requer, férias, 13 salario, insalubridade, folga, salario, etc etc.

Reply
Michel Ulbrich 14/07/2020 - 13:15

Socialismo vai acabar com o caminhoneiro..
As empresas vão acelerar o transporte autônomo.

Reply
Angelo 15/07/2020 - 08:15

Até onde eu sei mesmo com caminhão autônomo deverá ter um motorista acompanhando. Isso já está sendo feito em algumas empresas nos EUA. Será o futuro colega. Deixaremos de ser motoristas para sermos gestores de unidades móvel. Mas até lá estarei idoso hehehehe.

Reply
Fabrício 15/07/2020 - 10:12

Sim. E nem acredito que o caminhão autônomo seja o futuro, pois existe um problema básico: se um bicho desses bate em modo autônomo e há um acidente com várias vítimas, entre feridas e moras, quem se responsabiliza por elas? Ora, se bateu no modo autônomo, é responsabilidade da empresa que, se culpada criminalmente, tem de pegar pesadas indenizações, dado que empresa não pode ser presa. Agora a pergunta óbvia: as empresas vão se responsabilizar? Eu duvido. Ficará mais simples deixar tal responsabilidade ao caminhoneiro e continuar a pagar salários. Se eventualmente dar algo errado, a culpa é do empregado .

Reply
WENDELCERUTTIDASILVA 14/07/2020 - 12:43

imagina quanto de propina esses legisladores europeus receberam dos hotéis . se o cara quer dormir em hotel , blz mas obrigar ?

Reply
Fabrício 15/07/2020 - 10:14

Pronto, mais outro que vê o ganho em direitos de trabalhador como resultado de uma prática criminosa dos políticos. É esse tipo de indigente intelectual que votou no atual chefe do executivo nacional.

Reply

Escreva um comentário