Em processo nos EUA, Tesla afirma que a Nikola copiou o design da Rimac

por Blog do Caminhoneiro

Em 2018, a Nikola Motor Company processou a Tesla Company por ter copiado seu design base do caminhão Nikola One, que é patenteado. A Tesla teria usado esse design no modelo Semi. Agora, o processo teve uma reviravolta incrível.

Na justiça dos Estados Unidos, a Tesla diz que as duas empresas não foram as criadoras do estilo, mas sim a empresa Rimac, para o modelo Rimac Road Runner, desenvolvido em 2010 pelo designer Adriano Mudri. Esse caminhão conceito foi até inscrito em uma premiação de design na época.

A Nikola patenteou várias formas do design do modelo, incluindo o para-brisa envolvente e a posição do assento do motorista, centralizado. O processo da Nikola contra a Tesla pede o valor de US$ 2 bilhões por danos à imagem da empresa.

Agora, o caso se inverteu, e a Tesla tenta invalidar as patentes de design obtidas pela Nikola, já que a empresa não revelou que alguns recursos de design do modelo One foram projetados por Adriano Mudri, da Rimac.

De acordo com a Tesla, se o escritório de patentes soubesse que o design base não havia sido criado pela Nikola, não teria emitido as patentes para a empresa.

Além disso, nesse caso, as patentes de design são vagas, já que o estilo de design usado no Nikola One já existem há muitos anos, e são usados por diversas empresas em caminhões conceito e estudos de design. Esse fato também é usado na defesa feita pela Tesla.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário