Bolsonaro destaca ganhos do BR do Mar aos caminhoneiros

por Blog do Caminhoneiro

O projeto de lei BR do Mar (PL 4199/20, transformado em RIC 1540/2020), oficialmente chamado de Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem, visa aumentar o número de embarcações e cargas por cabotagem pela costa brasileira, aumentando a competitividade das empresas e incentivando o avanço da indústria naval brasileira.

Apesar dos avanços que o projeto pode trazer, algumas lideranças dos caminhoneiros questionam o projeto, alegando que os motoristas autônomos e transportadoras poderão ser muito prejudicados pela redução da oferta de fretes nas estradas.

Por isso, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou alguns pontos que trarão ganhos aos caminhoneiros, como aumento do fluxo de fretes de curta distância, que pagam mais pelo KM rodado, e causa menos desgaste no caminhão.

O presidente também salientou que os navio não chega na indústria, fazenda ou para o consumidor. Por isso, o número de fretes de entrada e saída dos portos poderá aumentar expressivamente.

“O PL BR do Mar pretende ampliar o volume de contêineres transportados por ano e baratear o produto na linha final para o consumidor no que depender de ações do Governo Federal, além de expandir em 40% a capacidade da frota marítima dedicada à cabotagem nos próximos 3 anos”, disse o presidente.

Hoje, o transporte aquaviário responde por apenas 11% das cargas transportadas no país, com mais de 65% das cargas sendo transportadas por caminhões.

“O incremento de embarcações estrangeiras operadas por empresas constituídas sob as leis brasileiras, com sede e administração no Brasil, para o transporte de cabotagem, é imprescindível para afastar do mercado interno a volatilidade do mercado internacional, proporcionando um serviço de transporte interno com regularidade, estabilidade e previsibilidade de preços”, diz a justificativa que acompanha o projeto, que foi redigido pelo Governo Federal, e está, atualmente, na Câmara dos Deputados, sendo relatado pelo Deputado Federal Gurgel (PSL-RJ).

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

2 comentários

Manoel 25/11/2020 - 14:56

Presidente inútil, que alterou de 5 para 10 anos a CNH acabou com as pegadinhas de radares, e os pontos de profissional que era 14 pra suspensão passou pra 40! Sem falar na criminalização da profissão feita pela outra presidente, roda mas de 12h e se envolve num acidente pra ver pra onde vai.. É o bolsonaro que é inútil.

Reply
Marcelo 25/11/2020 - 13:43

Esse presidente inútil cada dia pisando na bola conosco,não consigo entender como tem pessoas da nossa classe elogiando um presidente idiota como esse, um verdadeiro traidor.

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!