Marcopolo lança ônibus rodoviário sem retrovisores

por Blog do Caminhoneiro

Os novos ônibus Paradiso New G7, da Marcopolo, agora podem ser equipados com a tecnologia ERV, Espelho de Reflexão Virtual, um sistema que usa câmeras de alta definição e telas, melhorando a aerodinâmica do veículo e eliminando pontos cegos, o que garante mais segurança para os passageiros e melhor dirigibilidade e menor estresse para o motorista.

As câmeras funcionam bem em qualquer condição, como chuva, cerração, neblina, de dia ou a noite, e são posicionadas estrategicamente para proporcionar a melhor visibilidade para o condutor.

“O estudo apontou as posições ideais de posicionamento das câmeras e que eliminam os tradicionais pontos cegos e de visibilidade reduzida ou não clara. Assim o motorista pode dirigir com mais segurança, tranquilidade e menor estresse, sobretudo em situações críticas ou difíceis, como debaixo de chuva e durante a noite”, destaca Jean Carlo Giacomel Casado, coordenador de Engenharia da Marcopolo.

São duas câmeras externas, que ficam quase na mesma posição que os retrovisores tradicionais, e captam imagens em tempo real e com alta definição, que são visualizadas pelo motorista em duas telas, que estão nas laterais do cockpit.

O motorista também pode controlar o sistema, selecionando opções para dia e noite, lados esquerdo e direito, além de movimentar as câmeras em até 90º, para visualizar toda a lateral do ônibus.

A posição das câmeras também proporcionou uma redução no comprimento total do ônibus, já que as hastes para as câmeras são menores do que os retrovisores tradicionais, facilitando manobras em locais apertados.

“Mantivemos a identidade visual dos modelos Marcopolo, elemento de destaque no DNA da linha New G7, conciliando ganhos de manobrabilidade e aerodinâmica”, destaca André Lucena Perondi, coordenador de Design da Marcopolo.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

1 comentário

Jonas P.Peniche 14/11/2020 - 11:28

Acho que não é eficaz como os retrovisores;principalmente no momento de uma ultrapassagem,vai deixar o motorista bem confuso!

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!