Volvo lança linha completa de caminhões elétricos na Europa

por Blog do Caminhoneiro

A partir do ano que vem, transportadores da Europa terão à disposição uma linha completa de caminhões elétricos da Volvo, dos novos modelos FH, FM, FMX, , além dos já vendidos FE e FL, todos equipados com motores elétricos e baterias.

Recentemente a montadora anunciou o início dos testes com caminhões elétricos em operações na construção, dos modelos FM e FMX. Esses caminhões tem PBT de 44 toneladas e autonomia de até 300 km. As vendas começam no ano que vem, com entregas previstas para 2022.

“Ao ampliar rapidamente nossa oferta de caminhões pesados elétricos, queremos ajudar nossos clientes e seus embarcadores a alcançarem seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade. Estamos determinados a continuar direcionando nossa indústria rumo a um futuro sustentável”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Os modelos FE e FL elétricos já estão sendo vendidos desde 2019, voltados para operações de distribuição urbana e coleta de lixo, por exemplo. Na América do Norte, a empresa também já irá iniciar as vendas do VNR Electric. Apesar da expansão da tecnologia em todo o mundo, no Brasil ainda não existe previsão do lançamento desses modelos.

A Volvo pretende parar de vender caminhões e ônibus movidos à diesel ou outros combustíveis fósseis até 2040, oferecendo apenas soluções elétricas a bateria e também com células de combustível.

“Para reduzir o impacto do transporte no clima precisamos fazer uma transição rápida dos combustíveis fósseis para alternativas como a eletricidade. Mas as condições para fazer esta mudança e o ritmo da transição variam bastante entre diferentes transportadores e mercados, dependendo de muitas variáveis, como incentivos financeiros, acesso a infraestrutura de carregamento e o tipo de operação de transporte”, explica Alm.

Além da eletricidade como combustível, a Volvo ainda oferta seus modelos a diesel e também movidos a gás. Os veículos compartilham quase todos os componentes, apesar das diferenças de motorização.

“Os caminhões Volvo são projetados para grande flexibilidade da linha motriz. Nossos clientes poderão optar por versões diferentes de um mesmo modelo, com opções diesel, gás e elétrico. Em todas, o ambiente do condutor, a confiabilidade e a segurança atendem altos requisitos. Os motoristas se sentem rapidamente familiarizados para operar de forma segura e eficiente, independente do combustível utilizado”, diz Alm.

No futuro de curto e médio prazo, cada vez mais, as frotas das transportadoras serão mistas, com veículos movidos por vários tipos de combustíveis, até que essas alternativas, como eletricidade e células de combustível de hidrogênio, estejam consolidadas.

“Nossa principal missão agora é facilitar a transição para veículos elétricos. Nossa estratégia passa por disponibilizar soluções amplas, que incluem o planejamento de rotas, veículos com especificação correta, estrutura de recarga, financiamento e serviços. A Volvo e seus concessionários têm um compromisso de longo prazo com nossos clientes. E agora isso será mais importante do que nunca”, finaliza Roger Alm

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados