Ford fecha suas três fábricas e deixa o Brasil depois de 101 anos

por Blog do Caminhoneiro

A Ford publicou ontem um comunicado informando que fechará suas três fábricas no Brasil definitivamente, passando a comercializar no Brasil apenas modelos importados de outros países, como Argentina e Uruguai. A produção da Ford no país começou em 1919,  produzindo nacionalmente o famoso Ford T.

Serão fechadas as linhas de montagem em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller (Horizonte, CE), A montadora destacou que manterá sua assistência aos consumidores com operações normais de vendas, inclusive dos estoques dos modelos Ka e Ecosport, e também do Troller T4 fabricados até a parada total das fábricas, além de serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil e na América do Sul. A empresa também manterá o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e sua sede regional em São Paulo.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável. Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global. Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

A montadora planeja o lançamento de modelos globais no país, como a nota Transit, fabricada no Uruguai, a nova geração da Ranger, da Argentina, e a chegada do Bronco e do Mustang Mach 1, da América do Norte.

A produção de veículos será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, mas as unidades ainda produzirão peças para atender o pós-venda. A fábrica da Troller, no CEará, continuará operando até o final de 2021.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!