Qual a importância e como introduzir a roteirização de transporte em sua frota

por Blog do Caminhoneiro

São várias as vantagens de roteirização de transporte da frota. Adotá-la pode, por exemplo, ajudar a economizar combustível dos veículos e otimizar as rotas, tornando-as mais rápidas.

Também é uma solução prática para facilitar os processos e ainda permitir um lucro mais simples.

Em todo o caso, a razão mais importante para usar a roteirização é a segurança dos veículos. Com esse processo, fica mais simples acompanhar a frota e evitar estradas perigosas ou que prejudiquem os veículos.

A seguir, falamos mais sobre o que é roteirização da frota e os atrativos desta opção. Continue lendo!

O que a roteirização de transporte da frota?

A roteirização de transporte de uma frota nada mais é do que planejar as rotas dos veículos. Esse planejamento avalia, entre outras coisas, aspectos como:

  • O trânsito na área de tráfego do veículo;
  • A distância a ser percorrida;
  • Vias com asfalto em boas condições, com menos buracos e obstáculos, que poderiam dificultar a viagem e provocar danos às peças dos veículos;
  • Localização de pedágios e como evitá-los, se possível;
  • Restrições de altura para o tráfego das cargas;
  • Vias com restrições para o tráfego de cargas pesadas; e
  • Riscos para segurança da carga, avaliando o índice de roubos e furtos na rota.

Ou seja, avaliando todos esses aspectos, fica mais simples definir um itinerário que traga benefícios para economia de tempo, combustível e outros aspectos.

Será um planejamento detalhado, que permita ao motorista seguir um itinerário mais seguro, confortável para dirigir e que facilite as entregas, independentemente da carga.

Vantagens da roteirização de transporte da frota

Introduzir a roteirização de transporte na frota pode trazer uma série de benefícios à empresa. Mesmo para empresas com poucos veículos, uma vez que as vantagens acontecem de qualquer forma. Veja a seguir.

Otimização das rotas

Otimizar a rota significa torná-la mais curta, mais rápida e mais simples ao motorista. Assim, a qualidade do serviço de entrega aumenta, agradando o consumidor.

Ao mesmo tempo, deixar o frete mais simples ajuda a empresa a economizar tempo. Afinal, o tempo que poderia ser gasto com a entrega poderá ser “dividido” entre outras entregas, garantindo lucro mais atraente.

Economia de combustível

Rotas mais rápidas e com menos obstáculos, como buracos, ajudam a economizar combustível do veículo. Por isso, o gasto da empresa diminui, uma grande vantagem para o negócio.

Mais segurança para a frota

Com a roteirização do transporte, é possível escolher estradas mais seguras e também acompanhar o desenrolar do trajeto da frota. Então, o serviço de frete se torna mais seguro para os motoristas e para as empresas, além de para o consumidor, que vai receber melhor suas encomendas.

Para manter a segurança dos veículos, também é importante que os veículos contem com um seguro de frota. Associados, o seguro e a roteirização cuidam da frota e evitam prejuízos.

Redução do tempo e gasto com planejamento

Para a roteirização do transporte da frota, o mais indicado é utilizar um software próprio. Com o sistema especialmente pensado para essa função, o processo de roteirização fica mais simples e rápido, uma vez que não é preciso contar com o trabalho “manual” humano para fazê-lo.

Como também não é preciso muito pessoal para operar o sistema, este é ao mesmo tempo um processo que não costuma pesar no caixa do negócio.

Escolha do tamanho da frota

Quando a roteirização do transporte é feita, fica mais fácil entender qual o tamanho ideal da frota para realizar todas as entregas.

Se for necessário, você poderá comprar novos veículos para organizar a logística. É um processo que vai requerer cuidado, mas pode ajudar na expansão do negócio.

Como usar roteirização de transporte em sua frota?

É simples fazer a roteirização de transporte em sua frota. Na verdade, só será preciso escolher o melhor software para a roteirização, cuidando para que seja um aplicativo confiável.

Além de avaliar a reputação da empresa que oferece o aplicativo, é importante entender suas funcionalidades. Alguns apps são mais simples, enquanto outros têm inúmeras funções, que vão tornar o dia a dia da frota mais simples.

O ideal é pensar em quais funções são necessárias para o seu negócio. Assim, será mais simples entender qual entre os softwares roteirizadores deverá trazer melhores resultados à empresa.

Na hora de introduzir a roteirização de transporte em sua frota, lembre-se ainda de planejar o uso do app. Definir a estratégia para aproveitar do serviço vai tornar o processo mais eficaz.

Por: Jeniffer Elaina, especialista em seguros na Smartia.com.br.

COMENTAR

Artigos relacionados