LONGLINE: Scania destaca acabamento do interior da nova cabine gigante

As vendas da nova linha de cabines Longline da Scania começaram em abril desse ano. A nova linha é disponível como uma complementação da já existente linha S, de teto alto e piso plano, que era a maior disponível anteriormente. Combinando o projeto da linha S com a estrutura da linha CrewCab, que equipa caminhões de bombeiros, a Scania construiu uma das maiores cabines do mundo.
Curiosamente, de fábrica, a nova linha Longline sai sem nada no interior. A ideia da Scania é que essa imensa cabine possa ser personalizada de acordo com o gosto de cada transportador, em empresas terceirizadas.
Com isso, cada projeto será único, com a adição de camas maiores, mesa, sofás, armários adicionais e outros itens de conforto para o caminhoneiro usar nas pausas de descanso.

Mas o grande destaque é o tamanho. De frente, o caminhão parece igual aos outros, mas é de lado que se vê a magnitude do projeto. A cabine S LongLine será oferecida com dois comprimentos distintos, sendo vendida como CS28 Longline, e CS31 Longline, com os números indicando o comprimento do leito atrás dos bancos do veículo em polegadas.
Isso resulta em um comprimento total, da parede frontal até a parede traseira, de 3,3 metros e 3,7 metros de comprimento total respectivamente, bem maiores do que os modelos tradicionais, geralmente com 2,35 m de comprimento total.
Anteriormente, para as linhas R e S, a maior cabine disponível era a CR23/CS23, com 227 cm de comprimento total, o que já garantia um espaço adicional de 13% em relação as cabines tradicionais.

Nessa semana, a Scania publicou imagens de uma unidade do 730S Longline, mostrando a construção do interior extremamente espaçoso da cabine. Atrás dos bancos do motorista e passageiro, a unidade mostrada pela Scania traz um amplo sofá, armários adicionais, e espaço amplo para movimentação. O espaço também tem um teto solar, iluminação na parede lateral, e, embaixo dos assentos, gavetas para itens do motorista.
A construção mostrada pela Scania é considerada até simples pelo espaço que se oferece atrás dos bancos. Para os transportadores interessados na nova cabine Longline, a lista de itens que podem ser adicionados é enorme.
A Scania também destaca que esse será um caminhão troféu. Uma forma de as transportadoras homenagearem motoristas com mais tempo de casa, ou também para servir de chamariz, atraindo e retendo motoristas, um profissional cada vez mais escasso no mundo todo.
As entregas dos novos modelos Longline estão previstas para outubro desse ano. Mas, por se tratar de uma tela em branco para os transportadores, é provável que a personalização adicional dos interiores leve mais alguns meses, então é provável que as primeiras unidades vão ganhar as estradas a partir de janeiro de 2027.
No Brasil, a nova linha não deve ser lançada. Isso porque a legislação de tamanho dos caminhões se tornou mais permissiva na Europa nos últimos anos. Isso permite que o tamanho da cabine não impacte na quantidade de carga transportada, justamente para ampliar o conforto e segurança para o caminhoneiro.
Aqui no Brasil, com uma cabine desse tamanho, o proprietário precisaria transportar menos cargas, usando carretas mais curtas.
