DAF deve apresentar novos modelos na Europa ainda neste ano

por Blog do Caminhoneiro

A DAF deve renovar completamente sua linha de caminhões pesados na Europa. Os modelos atuais produzidos pela montadora foram apresentados na Europa em 2012, e receberam diversas atualizações desde então. No Brasil, os novos XF chegaram no ano passado, e começaram a ganhar as estradas no final de 2020.

Há bastante tempo, vários caminhões completamente camuflados rodavam na Europa, mas, devido à pesada camuflagem, pouco se sabia sobre os novos modelos e apenas se especulava que seriam desenvolvidos pela DAF.

Porém, nos últimos dias, novas fotos dos caminhões, mostrando as linhas definitivas foram publicadas nas redes sociais.

A maioria das imagens foram feitas próximas às instalações da DAF na Holanda, e mostram que o modelo terá a cabine completamente nova, deixando de usar a base apresentada para o XF95, na década de 1980, que, apesar de diversas melhorias tecnológicas e de segurança, ainda apresentava as linhas do antigo modelo.

Aparentemente, as novas cabines poderão atender à diretriz 96/53/EC da União Europeia , que permite que os caminhões tenham 90 cm a mais de comprimento, com cabines maiores, mais aerodinâmicas, consequentemente reduzindo o consumo, e também sendo mais seguras para os motoristas.

Uma das imagens, publicada na página DAF Fan, mostra que a cabine é bem maior do que as tradicionais.

O lançamento é esperado para o segundo semestre desse ano, exclusivamente para o mercado europeu.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro | Fotos de Hans Mertens e DAF Fan, do Facebook

COMENTAR

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!