Porto de Santos vai melhorar a qualidade no atendimento aos caminhoneiros

por Blog do Caminhoneiro

A Santos Port Authority (SPA) estabeleceu novo Regramento Geral de Credenciamento e Exploração de Pátios Reguladores de Caminhões, modernizando a Norma da Autoridade Portuária vigente. As novas regras vão proporcionar maior qualidade no atendimento aos caminhoneiros que se destinam ao Porto e utilizam esses locais, além de estar alinhado às diretrizes de desburocratização do Ministério da Infraestrutura (Minfra).

A nova norma visa reduzir a burocracia para o processo de credenciamento, facilitando o ingresso de empresas que ofereçam novos pátios para atender ao fluxo de caminhões que chega diariamente ao Porto de Santos.
Os pátios reguladores têm uma importância fundamental para a organização desse fluxo, evitando que os veículos se dirijam diretamente aos terminais e cadenciando sua chegada, tornando-se, assim, imprescindíveis para o sistema de agendamento.

A norma antiga criava uma série de restrições e exigências que criavam uma barreira às empresas interessadas em explorar o negócio, reduzindo a atratividade.

“O resultado é que ao longo dos anos tivemos mais de uma dezena de empresas interessadas, mas poucas realmente conseguiram satisfazer as exigências”, afirma o diretor de Operações da SPA, Marcelo Ribeiro.

Pelo novo regulamento, as empresas não têm mais a obrigação de disponibilizar um mínimo de vagas, nem contar com postos de abastecimento, entre outras condições constantes do regramento anterior.

O objetivo é que forneçam um ambiente seguro para seus usuários, provendo uma estrutura que contemple local adequado para refeição e número mínimo de banheiros disponibilizados, de acordo com as vagas, ajustando-se às determinações da Portaria nº 1.343/2019, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que trata das condições mínimas de segurança, sanitárias e de conforto nos locais de espera, de repouso e de descanso dos motoristas profissionais de transporte rodoviário de passageiros e de cargas.

Até o momento, cinco pátios reguladores estão credenciados para atendimento ao fluxo de caminhões existente no Porto de Santos. São eles o Ecopátio, o Pinhal Rodopark e o Ceparking, os três em Cubatão, o Logispot, em Sumaré, e o Cutrale, em Cordeirópolis. Juntos, disponibilizam um total de 2.405 vagas para caminhões.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

1 comentário

WILTON APARECIDO NOGUEIRA 31/03/2021 - 21:07

Boa noite sou motorista constantemente estou na Ecopatio é uma vergonha o descaso com nós motorista hoje mesmo estive lá uma bagunça ninguém respeita ninguém não tem organização e um pátio sem lei só sabem cobrar do motorista um valor absurdo não tem organização a gente vive dentro de possas de água é um nojo

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!