Porto de Santos realiza operação para barrar caminhões fora do horário de agendamento

por Blog do Caminhoneiro

A Santos Port Authority (SPA) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizaram uma operação conjunta, no último dia 22 de abril, para fiscalização da chegada de caminhões na margem esquerda do Porto de Santos fora da janela de agendamento, que é o intervalo de cinco horas em que o caminhão pode chegar ao terminal, sendo a hora agendada e mais quatro, sendo duas horas antes ou duas depois.

A operação contou com apoio da Prefeitura Municipal de Guarujá, Polícia Militar e de terminais localizados na margem esquerda.

A ação foi motivada após análise do alto índice de caminhoneiros, cerca de 40% do total, que chegava ao completo fora da janela de agendamento, causando transtornos nos acessos aos terminais, e impactando diretamente o tráfego na cidade.

A primeira fase da operação, de cunho educativo, ocorreu até o dia 21 de abril, quando foram realizadas ações de conscientização junto aos transportadores, caminhoneiros e terminais da margem esquerda, ressaltando a importância e relevância do cumprimento dos agendamentos.

A partir do dia 22, começou a fase fiscalizatória, que obrigou que caminhões fora do horário de agendamento se retirassem da área portuária, retornando à origem, sendo acompanhados por equipe do Grupamento de Ações Estratégicas (GAE) da Guarda Portuária até a saída do Porto Organizado.

No primeiro dia de fiscalização, 308 caminhões tiveram que retornar por estarem fora da hora agendada, o que foi equivalente a 17% do total de veículos que se dirigiram aos terminais.

A operação seguiu até hoje, domingo, mas poderá ocorrer novamente, caso seja detectada movimentação extra de veículos ou formação de filas.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!