CaminhõesNotíciasUtilidades

Artigo: Por que Romeu e Julieta é melhor de rampa?

Ambos os conjuntos: Bitrem 7 eixos e Romeu e Julieta (com 4 eixos) tem o mesmo Peso Bruto Total (57 toneladas), a mesma quantidade de eixos (7) e o mesmo peso nos eixos de tração do caminhão 6×4 (17 toneladas). Portanto, no plano, tem o mesmo desempenho.

No entanto, especialmente nas estradas rurais, os condutores relatam que o Romeu e Julieta é “melhor” de rampa!. Qual a razão dessa diferença?

A diferença é sutil mas é real: a distribuição do peso entre os eixos é diferente entre os eixos do Romeu e Julieta quando comparado com os conjuntos de veículos articulados do tipo Bitrem. A razão é que durante a passagem pela rampa parte do peso sobre a carroceria é transferido para os eixos traseiros. No caso do Romeu, para os eixos de tração, mas no caso do CVC para os eixos do rebocado.

RECOMENDADO  Scania Super é o Green Truck 2024

Ou seja, no Romeu e Julieta a tração ganha peso e, por consequência, ganha um pouco mais de tração. Já no Bitrem, a tração perde peso e, por consequência, perde tração.

Essa análise é fundamental para as operações rurais definirem quando e qual força será necessária no auxílio para vencer as rampas.

RECOMENDADO  Raro Volvo FH série Royal Class é colocado à venda Europa

Fica a dica! Mais informações, entre em contato.

Engenheiro Rubem Penteado de Melo, www.trs.eng.br rubem@trs.eng.br

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading