CaminhõesDestaquesMontadorasNotíciasNotícias -

Linha de montagem da Iveco consegue produzir mais de 120 versões de veículos leves até caminhões de 74t e ônibus

A linha de montagem da Iveco, em Sete Lagoas-MG, é responsável pela produção de uma linha completa de veículos, entre o semi-leve Daily, até o extra-pesado Hi-Way, que conta com o motor FPT Cursor 13, de 560 cavalos de potência, e tem capacidade para rebocar composições de até 74 toneladas de PBTC.

Apesar de ser difícil de saber a quantidade de componentes usados na montagem de cada veículo, por serem toneladas de peças de aço, borracha e plástico, com milhares de parafusos e quilômetros de fios, cada peça precisa ser instalada na hora certa na linha de montagem.

“A fábrica da Iveco em Sete Lagoas é exemplo mundial de eficiência, pelo seu alto nível de flexibilidade produtiva, e conta com um sistema integrado que garante que cada peça chega ao seu ponto de montagem por meio de carrinhos robotizados e identificados, o que permite um sincronismo perfeito facilitando a operação e garantindo a qualidade de montagem com a peça correta, conforme a especificação do veículo”, disse Anderson Moreira, especialista da montadora para linha pesada.

RECOMENDADO  Bassett Transportation compra o último Mack Pinnacle produzido nos Estados Unidos

Entre os modelos, muitas peças são compartilhadas, garantindo uma melhor eficiência, redução de custos e, como consequência, facilita a operação de montagem.

Após a venda, o veículo precisará passar pelas manutenções preventivas e eventualmente, as corretivas, por isso, a montadora realiza a capacitação dos técnicos dos concessionários, para poderem desmontar e montar os veículos realizando as operações de manutenção e diagnóstico de possíveis falhas.

Além do treinamento, a montadora tem uma ampla gama de documentos, que são enviados para a rede de concessionários, com atualizações de informações dos procedimentos de manutenção de cada veículo, sempre que necessário.

RECOMENDADO  Governo dos EUA vai endurecer ainda mais as regras para caminhoneiros imigrantes

“Outro meio que a Iveco está utilizando no momento, para contornar as limitações de deslocamento dos técnicos, é a realização de treinamentos por meio de uma plataforma digital. Com isso, podemos sempre estar conectados juntamente com os mecânicos da rede, para abordar quaisquer assuntos e esclarecer dúvidas sobre manutenção ou substituição de componentes”, disse Anderson.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo