Tem um caminhão de mudanças? Veja 9 dicas para evitar problemas com o transporte

por Blog do Caminhoneiro

Se possui um caminhão de mudanças ou presta serviço para uma transportadora, sabe que ele precisa de cuidados.

Além do veículo, os bens que estão sendo transportados também exigirão atenção. Afinal, não quer que eles cheguem ao destino danificados.

Para conseguir garantir a integridade de ambos é preciso adotar diversas medidas além de contratar um seguro de caminhão. É necessário pensar na manutenção, limpeza e outros.

Veja o que deve fazer para evitar os problemas!

  1. Tenha um caminhão adequado para mudanças

Escolher o modelo certo do caminhão ajudará a evitar diversos problemas. Ele precisa ser fechado, dessa forma protegerá os pertences do sol, chuva e outros problemas com o tempo.

O caminhão baú é o mais adequado, pois protege bem o que estiver dentro dele. Além do tipo, deve ter um tamanho adequado, pois não adianta querer colocar dentro dele mais do que cabe.

  1. Faça a manutenção preventiva

Cuidando de forma preventiva do caminhão é possível reduzir custos e evitar surpresas. Quando falamos no assunto muita gente imagina apenas levar na oficina.

É claro que o mecânico deve ser visitado frequentemente para substituir peças e fazer reparos antes que eles causem problemas.

Além disso, uma boa limpeza também pode ajudar. A água e sujeira que acumula na lataria pode deteriorar a pintura. Com isso existe um risco maior de surgir ferrugem e estragos na cabine e baú.

O ideal é fazer sempre a limpeza e verificar se não existem problemas, ao menor deles é preciso tomar alguma providência.

  1. Fique atento aos pneus

“Pneus carecas” ou “meia vida” são proibidos. Eles possuem menor aderência ao solo, e principalmente, em pisos molhados causando derrapagens. Com o peso do caminhão pode ser bem difícil controlar o veículo.

Siga as orientações de trânsito e faça a substituição sempre que os sulcos estiverem com e 1,6mm de profundidade. Além de evitar riscos aos ocupantes e demais motoristas, ajudará na proteção da carga transportada.

  1. Tenha um seguro de caminhão

O seguro é uma das melhores maneiras de garantir que o veículo estará protegido. Se algo acontecer, ele terá direito a indenização da seguradora.

Entretanto, os benefícios não se limitam à perda total ou parcial da carroceria. É possível contar com a assistência 24 horas se tiver algum problema mecânico. Pode também contratar um seguro extra para proteger as cargas e não ter nenhum tipo de preocupação.

  1. Use a direção defensiva

Ao contrário do que se pensa, a direção defensiva não deve ser usada apenas em momentos de perigo. Ela reúne boas práticas de condução como respeito aos limites de velocidade, distância dos veículos ao redor e atenção ao trânsito.

Além disso, evita que ocorram acidentes nos quais seja preciso acionar o seguro de caminhão e possa resultar em pessoas feridas.

Também garante que frenagem bruscas não ocorram, o que poderia impactar no que está sendo transportado e causar danos.

  1. Garanta que tudo está embalado

Os itens precisam estar protegidos, por isso, antes de colocar no caminhão é preciso conversar com os proprietários da mudança. Explique a necessidade de colocar tudo em embalagens como caixas e plástico bolha para a proteção.

Ao colocar os objetos no caminhão, prenda os maiores como geladeiras e fogões para que não deslizem no transporte.

O movimento das estradas pode fazer com que os pertences se desloquem e sofram arranhões ou quebrem. Por isso a importância de estarem bem acondicionados.

  1. Cuidado com o limite de carga

Veja com os proprietários o que será levado na mudança. Existe um limite de carga que pode ser transportado, respeitando o que é especificado para cada caminhão.

Ter essa informação é importante, pois, andar corretamente evitará que os riscos de acidentes aumentem e também garante o cumprimento das leis de trânsito, prevenindo multas.

  1. Verifique as rotas

Se está fazendo uma mudança, possivelmente terá horários programados para retirar os pertences e entregar em outro endereço.

Para que não ocorram atrasos, a dica é sempre verificar a rota com antecedência.

  1. Mantenha o tanque cheio

Estar com o tanque sempre cheio não fará com que passe por situações desagradáveis como ficar parado no caminho e ainda ter o risco de ser multado.

Mesmo sabendo do percurso a percorrer, sempre tenha combustível a mais, afinal, o trânsito pode complicar repentinamente e acabar parado nele. Sem falar que o posto que planejou pode estar fechado.

Seguindo essas dicas é possível evitar diversos problemas com o transporte de mudanças e outros objetos. Além disso, cuidará melhor do caminhão e evitará que ele se deteriore precocemente.

Por: Jeniffer Elaina, do site SeguroAuto.org.

COMENTAR

Artigos relacionados

Deixe um comentário sobre o tema!