VÍDEO: Área de escape salva mais vidas no Paraná

por Blog do Caminhoneiro

Como já destacamos várias vezes aqui no Blog do Caminhoneiro, as áreas de escape para caminhões em trechos críticos de serras salvam vidas, muitas vidas. Na tarde de ontem, sexta-feira (14), um caminhão em alta velocidade entrou no dispositivo, no km 667,3, da BR 376, em Guaratuba-PR.

O caminhão estava carregado com mais de 11 toneladas de peixes, e entrou mais de 60 metros na área de escape até parar complemente.

A área de escape é uma espécie de piscina, cheia de cinesita, que são bolinhas de argila expandida. Quando um veículo entra no local, afunda e perde velocidade rapidamente. Essa área de escape ainda conta com uma ponte rolante para retirada dos veículos, sendo uma das mais modernas do país.

66 veículos já entraram nesta área de escape, com 138 vidas salvas.

Duas vezes na semana

Na outra área de escape da rodovia, distante 4 quilômetros da anterior, salvou a vida de outros caminhoneiro na tarde do dia 12 de maio.

O motorista percebeu falha nos freios da carreta, carregada com 12 toneladas de alimentos. O motorista ainda precisou realizar uma manobra para desviar de outra carreta.

A carreta entrou por 35 metros na área de escape até parar completamente.

A Área de Escape do km 671,7 da BR-376/PR já evitou acidentes com 267 veículos, salvando 388 vidas até o momento.

As duas áreas de escape são administradas pela Arteris Litoral Sul.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

1 comentário

João Fucks Medeiros de Farias 16/05/2021 - 09:03

Neste segundo video percebe-se a dificuldade do motorista pra entrar na área de escape, uma alternativa para minimizar este risco é que a faixa da direita não fosse utilizada por caminhões alguns metros antes da área de escape, algo em torno de 500 a 800 metros. Mantendo esta distancia livre de veículos de carga, ou qualquer outro veículo, o caminhão com problema de freios teria mais segurança para entrar na área de escape!

Reply

Deixe um comentário!