Novos caminhões DAF terão motor com combustão de hidrogênio em breve

por Blog do Caminhoneiro

Junto com o anúncio do lançamento da nova geração de caminhões, no último de 09 de junho, a DAF anunciou que vai lançar, em breve, esses caminhões com motores convencionais, mas, ao invés do diesel, serão abastecido com hidrogênio.

O sistema é mais simples e mais barato que as células de combustível de hidrogênio, que convertem a reação química do gás em eletricidade. No caso da DAF, e de algumas outras montadoras, o hidrogênio é usado para alimentar o motor como acontece com o diesel, gerando explosão.

Apesar disso, o motor é muito mais limpo que os motores diesel, sem emissão de poluentes. A reação de queima do hidrogênio gera apenas água.

Durante a apresentação dos novos caminhões, a montadora já revelou imagens de um protótipo, movido com esse combustível. Outros motores serão desenvolvidos, para uso com biocombustíveis, e também sistemas de propulsão alternativa, como elétrica.

Os novos caminhões DAF XF, XG e XG+ começarão a ser produzidos em outubro, ainda como modelos diesel. As novas versões deverão ser apresentadas em sequência.

Testes com uso de hidrogênio como combustível em motores convencionais já foram realizados várias vezes, mas o combustível era difícil de controlar e oferece uma explosão muito forte. Pelo visto, as montadoras conseguiram controlar o sistema, que deve entrar em linha de produção em pouco tempo.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

Deixe um comentário sobre o tema!