CaminhõesDestaquesMontadorasNotíciasNotíciasTecnologia

Scania ultrapassa a marca de 500 mil veículos conectados em todo o mundo

Mais de 500 mil caminhões e ônibus Scania conectados estão rodando em todo o mundo. A marca foi anunciada hoje, 28 de junho, pela Scania, dez anos após o lançamento do sistema, quando todos os veículos da marca passaram a sair de fábrica com um dispositivo de telemetria, permitindo que os clientes pudesses analisar e melhorar o desempenho de suas operações de transporte, além de ampliar significativamente os dados recebidos pela Scania para desenvolvimento de novas tecnologias.

Venugopal Gangaiah, gerente de produto e serviços de gerenciamento de frota da Scania, destaca a importância do grande número de veículos conectados e considera que este é um marco importante para a Scania.

“É vital em nossa jornada para nos tornarmos um provedor de soluções de transporte sustentável de ponta a ponta. A Scania não estaria onde está hoje em termos de conhecimento sobre produtos e comportamento dos clientes, sem o primeiro veículo estar conectado há cerca de 20 anos, tornando isso possível. O Portal de Gerenciamento de Frota e, posteriormente, o lançamento de nosso próprio comunicador em 2009 também foram marcos estrategicamente importantes”, disse o gerente.

De 100 mil a 500 mil em sete anos

A marca de 100 mil veículos conectados foi atingida em 2014, subindo em cerca de 60 mil por ano até hoje. Desde 2019, além dos veículos, também é possível ter o sistema em motores industriais e marítimos.

Embora todos os veículos novos saiam de fábrica equipados com um dispositivo de telemetria, os clientes precisam assinar um contrato antes que a Scania possa processar os dados de seus veículos, permitindo os pacotes de serviços comerciais de vários níveis. O pacote de monitoramento básico é gratuito, fornecendo acesso ao Portal de Gestão de Frota (FMP) e ao Fleet App, onde os clientes recebem e-mails semanais, mensais e anuais, mostrando o desempenho e consumo básico do veículo.

RECOMENDADO  Caminhões elétricos Scania recebem atualização para maior autonomia

O pacote mais vendido pela Scania é o Desempenho, que permite acompanhar veículos e motorista para otimização dos processos de transporte por meio de informações operacionais detalhadas e precisas, resultando na redução dos custos operacionais e no aumento da disponibilidade dos veículos.

Para o futuro

“Os clientes que estão aproveitando ao máximo os Serviços de Gerenciamento de Frota podem realmente ver os benefícios dos dados disponíveis. Como exemplo, o cliente sueco LindholmsGruppen, um produtor de casas de madeira, com serrarias e todos os transportes internos, mencionou os serviços conectados da Scania em seu relatório anual de sustentabilidade, como uma ferramenta útil para atingir seus objetivos de eficiência e redução de emissões”, disse Eva Sahlström, Gerente de Projetos e Comunicações, Vendas e Marketing da Scania.

Atualmente, os dados de conectividade estão disponíveis para modelos movidos a diesel e gás. Com o aumento da venda de caminhões elétricos da Scania, a montadora planeja atualizar os sistemas de conectividade, para que seja possível a análise do desempenho dos veículos movidos a eletricidade.

RECOMENDADO  Scania Super é o Green Truck 2024

“O atual comunicador C300 será atualizado para o modelo C400 na próxima etapa, permitindo uma coleta e análise de dados mais rápida e avançada. Isso resultará em serviços ainda mais modulares e personalizados e é um pré-requisito para atingir nossas metas de redução de emissões. Os dados de emissões mostram fatos do “tanque para a roda” como padrão atualmente, mas em breve também será possível visualizar os números do “poço para a roda” (desde a origem do combustível), outro marco para esperar”, finaliza Venugopal Gangaiah.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading