Tatra apresenta os modelo Phoenix que serão produzidos no Brasil

O Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, recebeu, em Curitiba, representantes da Tatra Brasil, que apresentaram os modelos escolhidos para serem produzidos no Brasil. De acordo com a empresa, os caminhões Phoenix 6×6, em versões com motores Euro 5 e Euro 6, começarão a ser produzidos a partir de setembro, na fábrica que está sendo construída na cidade de Ponta Grossa, no Paraná.

Dois caminhões foram apresentado ao governador e ao vice-governador Darci Piana pelo presidente da empresa, Rui Lemes. A embaixadora da República Tcheca no Brasil, Sandra Lang Linkensederová, também acompanhou a demonstração.

Essa será a primeira fábrica da Tatra fora da República Tcheca. A empresa foi beneficiada por um programa do governo estadual, com incentivos fiscais, e está investindo R$ 102,7 milhões na nova fábrica, com previsão de contratar 300 profissionais até 2026.

Os dois caminhões apresentados ao governador foram importados pela empresa da Europa, e serão usados para testes e demonstrações no Brasil.

São veículos de grande porte que vão atender os mercados brasileiro e internacional. É mais um grande investimento do setor automotivo no Estado, que conta com importantes multinacionais como a Caterpillar, New Holland, Volvo, DAF, Renault e Volkswagen”, disse o governador do Paraná.

Fábrica na Paraná

Além dos incentivos fiscais, a implantação da Tatra em Ponta Grossa se deve à proximidade com a fábrica da DAF Caminhões, que compartilham com os Tatra uma série de componentes, como as cabines, que são do modelo CF.

O acordo para a implantação da fábrica foi formalizado em setembro de 2020, após cerca de três anos de negociações.

“Foi um trabalho que exigiu muita diplomacia e contou com a intermediação da Embaixada, porque é a primeira fábrica dessa empresa centenária, uma das principais fabricantes de caminhões do mundo, fora da República Tcheca. É uma conquista que demonstra a capacidade do Paraná como um estado competitivo e com mão de obra capacitada”, destacou o governador.

O trabalho do ex-cônsul honorário da República Tcheca, o atual vice-governador do estado, Darci Piana, também foi fundamental para a implantação da empresa no Paraná.

“O Estado foi sempre muito solícito durante o processo e atendeu as expectativas da companhia, que entendeu a importância de expandir sua produção para além da Europa”, disse. “O Paraná e a cidade de Ponta Grossa são beneficiados com a geração de empregos e investimentos essenciais, mas a qualidade e a tecnologia desses veículos também vão atender outros setores estratégicos do Estado”, disse.

“Foi uma abertura inédita e em tempo recorde para tirar um projeto desse porte do papel. É um grande momento para a indústria tcheca, porque nossa economia é orientada para a exportação e este pode ser o primeiro passo para conquistar novos mercados, não apenas o brasileiro, mas também a América Latina e outros países. E para o Paraná também é um processo interessante, porque não é apenas uma fábrica e novos modelos de caminhões que vêm para o Estado, mas são empregos, novas tecnologias e outros potenciais investimentos”, disse embaixadora da República Tcheca no Brasil, Sandra Lang Linkensederová.

Início da produção

Após a finalização da construção da fábrica, a montagem dos veículos vai começar em sistema CKD, onde a Tatra europeia envia caminhões parcialmente desmontados para a finalização da montagem no Brasil. A nova fábrica tem capacidade de produção para até mil caminhões por ano, mas a empresa espera, inicialmente, produzir cerca de 100 unidades por ano.

Futuramente, a empresa planeja a produção completa dos veículos no Brasil, com todas as etapas de desenvolvimento, fornecimento de componentes e montagem sendo realizados no país.

Além dos modelos Phownix 6×6, apresentados ao governador, a empresa também vai produzir modelos 8×8, com versões voltadas para os setores de mineração, produção florestal e sucroalcooleiro, e de veículos pesados para as áreas militares e de defesa.

A produção atenderá os mercados brasileiro, sul-americano e a África, e a expectativa de volume de negócios deve ultrapassar R$ 500 milhões nos próximos anos.

“Existe uma demanda grande pelos modelos off-road no Brasil, que não circulam nas estradas e são utilizados por aqueles setores que exigem veículos de alta tração, como a área florestal, de mineração e sucroalcooleira. A suspensão desses caminhões é totalmente diferente de qualquer outro modelo fabricado no Brasil, e atende a uma necessidade do mercado nacional. São modelos totalmente diferenciados”, explicou o presidente da TatraBras, Rui Lemes.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro | Fotos de José Fernando Ogura

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

8 thoughts on “Tatra apresenta os modelo Phoenix que serão produzidos no Brasil

  • 27/06/2021 em 15:58
    Permalink

    E bem vindo mais opção que o Ford Cargo, não fabrica mais no Brasil, o Invec me falaram que só na Argentina. Scania só com credito do BNDS, Banco de fumento, termos que rodar com Kuibi…

    Resposta
  • 27/06/2021 em 14:58
    Permalink

    Bem vindo esse tipo de caminhão que no Brasil tem mercado mais no Brasil tem muita imposto & lei tenho um trasportadora que faz Manaus a Boa Vista os gardas da policia Federal para o caminhão para medir se esta com excesso de tamanho, só pode trafegar caminhão frontal. O bicudo da excesso com careta de 15 metros… kkk .

    Resposta
  • 21/06/2021 em 09:47
    Permalink

    Paulo, concordo inteiramente com você. E quem oferecer cabines mais espaçosas e confortáveis, certamente vai deixar a concorrência pra trás. É a famosa lei do mercado. Temos que fazer como os americanos: simplesmente boicotam, não compram.

    Resposta
  • 20/06/2021 em 18:36
    Permalink

    Estão achando que os motoristas tem que andar que nem sardinha expremidos, vão tratar de botar cabina mais espaçosas ao invés de colocar estas caixas de fósforo, está que nem a Renault com o kwid.

    Resposta
  • 20/06/2021 em 13:11
    Permalink

    Modelos off- road, talvez consiga conquistar mercado

    Resposta
  • 20/06/2021 em 07:46
    Permalink

    Não está na hora de defender uma cabina mais ampla com mais espaço como os caminhões americanos
    Para o conforto dos motoristas.

    Resposta
  • 20/06/2021 em 07:09
    Permalink

    Bem – vinda a TATRA, que escolheu o Brasil para montar sua primeira fánrica no mundo fora da República Tcheca. Torçamos que a Empresa tenha sucesso, gere empregos, renda e dispute mercado com as demais. Os derrotistas de plantão e os palpiteiros ignorantes vão se frustrar.

    Resposta
  • 19/06/2021 em 20:09
    Permalink

    Vai ser mais uma sinotruck no Brasil, aí entra fixa um tempo e depois xau , sem suporte o cliente que compra ( só acho…)

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio