Volvo lança nova linha de caminhões FH, FM e FMX no Brasil

por Blog do Caminhoneiro

Pouco tempo após o lançamento da nova linha de caminhões na Europa, a Volvo atualiza os modelos FH, FM e FMX no Brasil. Além do novo design, os novos caminhões contam com novos dispositivos de segurança, novo painel digital e aerodinâmica mais eficiente, além de um nível inédito de conectividade, que garantem uma redução de consumo de combustível de 5% em relação à geração anterior. O FM e o FMX também passam a contar com uma cabine completamente nova.

“É uma grande atualização da nossa principal linha de caminhões. Como sempre, estamos trazendo tecnologia de ponta para a América Latina, mantendo a tradição de oferecer aqui produtos globais e antecipar tendências”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

“Desde que chegou ao Brasil, a Volvo sempre foi reconhecida pela inovação. E agora conseguimos aprimorar ainda mais várias das tecnologias consagradas da marca, para dar mais segurança e produtividade aos nossos clientes”, acrescenta Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

Novo design

A principal mudança, que é a mais perceptível, é na cabine. Os novos modelos receberam um novo conjunto de faróis e nova grade frontal, renovando o consagrado design do modelo. A cabine também passou a ter a dianteira mais arredondada, ampliando a eficiência aerodinâmica do caminhão, que também recebeu frestas menores entre os componentes e o pisca deslocado, colocado na porta.

O FM e o FMX receberam um cabine completamente nova, derivada do nova geração do FH, que ficaram maiores, com mais conforto e espaço para o motorista, ampliando ainda a visibilidade, graças a maior área envidraçada.

Por dentro, os caminhões com cabine leito recebem um novo colchão, com espuma de alta densidade, novos materiais, mais fáceis de limpar, e novos tecidos para os bancos.

Outra mudança é a nova alavanca de comando da caixa de câmbio I-Shift, que ficou mais ergonômica, permitindo ainda uma melhor movimentação do motorista dentro da cabine.

Segurança

Os novos caminhões passam a contar com novas tecnologias de segurança, como a possibilidade da instalação de até oito câmeras auxiliares, que garantem visão de 360º ao redor do veículo.

Uma dessas câmeras pode ser instalada na parte inferior do espelho retrovisor direito. Chamada de câmera de ponto cego, que tem uma ângulo de visão de 76m² nesta área. Todas as câmeras podem ter sua imagem projetada na tela central multimídia do painel.

Além da tecnologia de visibilidade, os novos caminhões contam com o Piloto Automático de Descida, que mantém a velocidade do veículo mesmo em declives longos, como descidas de serras. Essa tecnologia é inédita no segmento no Brasil.

São vários sistemas do caminhão trabalhando junto como o freio motor Volvo VEB, o câmbio I-Shift, e os freios de serviço do caminhão, que são acionados de forma automática, garantindo que o caminhão não passe da velocidade estabelecida.

Os novos faróis, em V, são de LED, com sistema antiofuscamento. Esse sistema muda a intensidade da iluminação automaticamente, se houver tráfego de veículos na via, acendendo e apagando segmentos de LED, sem ação do motorista, garantindo a máxima visibilidade para o motorista sem atrapalhar outros usuários da via.

Todos os caminhões, de série, passam a contar com os novos Freios Eletrônicos EBS, que garantem uma ação mais rápida dos freios, distribuindo a força de frenagem em cada eixo da melhor forma possível, melhorando a eficiência e reduzindo o desgaste de componentes.

De série, além dos freios EBS, os caminhões contam com Controle de Tração, Freios ABS, Auxílio de Partida em Rampa, Luz de Freio de Emergência e Freio de Estacionamento com ativação/desativação automática.

Por dentro das cabines

As novas cabines oferecem ainda mais conforto para o motorista, com novo painel de instrumentos 100% digital, de 12 polegadas, que permite a visualização de todas as informações do veículo de forma mais amigável.

“São cabines novas, externa e internamente, desenvolvidas com total atenção para a jornada diária dos motoristas, tanto durante o trabalho como nas horas de repouso”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

O motorista conta com mais conforto interno, como um novo colchão, com espuma de mais qualidade, novas entradas USB, mais facilidade para limpeza, e novos bancos, que recebem um novo tecido.

A nova alavanca de câmbio I-Shift é mais recuada, permitindo que o motorista tenha uma movimentação facilitada dentro do veículo.

O caminhão também pode contar com uma nova tela para a central multimídia, de 9 polegadas, sensível ao toque. A tela conta com comandos do rádio, espelhamento do celular, aplicativos, telemetria, câmeras de segurança, e outras informações. Essa tela é opcional.

O novo painel, totalmente digital, oferece informações completas sobre o veículo como uso do freio motor ou do piloto automático toda vez que esses comandos são acionados. Essas inovações garantem mais facilidade no dia a dia, como a inspeção automática de pré-viagem, que verifica inúmeros itens, como desgaste de freios e nível do fluído de arrefecimento.

“O motorista pode destacar os dados que achar relevantes, como por exemplo a pressão do turbo ou a velocidade, sem encher a tela com informação que não precisa”, afirma Rafael Erbano, engenheiro de vendas da Volvo.

Se o caminhoneiro usar a tela em modo Navegação, pode colocar o display do GPS exatamente no centro do campo visual. Na tela Indicador de Carga, ele enxerga facilmente o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta.

Nova versão do FMX

O modelo FMX passa a contar com uma nova versão, a MAX. Esse modelo conta com maior capacidade de carga para operações vocacionais, como mineração e construção.

O novo FMX MAX conta com novo eixo traseiro, nova suspensão dianteira e traseira, freios com maior desempenho, e carga útil maior, graças ao Peso Bruto Total de 58 toneladas na versão 8×4. Isso representa um ganho de 10% na capacidade de carga do modelo.

“O FMX MAX é uma excelente opção para os operadores que precisam de veículos que suportem mais peso e sejam muito robustos para várias aplicações pesadas”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo. “Ele tem uma configuração que maximiza ganhos e reduz o custo operacional, com maior capacidade de carga, maior produtividade e robustez, mantendo sua grande disponibilidade”, complementa William Junqueira, engenheiro de vendas da marca.

Esse novo modelo sai de fábrica em versões 6×4, 6×6 e 8×4, com Capacidade Máxima de Tração de 225 toneladas em aplicações de mineração.

Com nova suspensão com lâminas reforçadas, o caminhão tem capacidade de 20 toneladas na dianteira (10 por eixo), e 38 toneladas na traseira, graças às novas molas parabólicas, barras de proteção e travessa central 100% fundida.

O chassi do modelo é duplo integral, com rodas mais reforçadas e freios de serviço até 8% mais eficientes que a geração anterior, que também contam com EBS e retarder de série.

“É um veículo ainda mais forte e que carrega mais peso, sem renunciar a sua grande durabilidade”, diz Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

O caminhão também conta com cinco modos de condução especiais, que podem ser selecionados na alavanca de câmbio I-Shift, que são o Econômico, o Performance, e os inéditos Standard, Off Road e HD (Heavy Duty).

A nova caixa de câmbio I-Shift para o modelo conta com nova inteligência, garantindo mudanças no ponto e na rotação da troca de marchas, dependendo da situação do caminhão, o que privilegia a produtividade. Esse novo câmbio também conta com softwares específicos para operações de mineração e construção.

Outras novidades são o controle da tração de série, auxílio de partida em rampa e o bloqueio diferencial automático. O caminhão tem ainda as funcionalidades ABS e Controle de Tração com modos de operação Off Road, especialmente desenvolvidos para tarefas fora de estrada. Para facilitar o dia a dia do motorista, o painel de controle de tração concentra todas essas funções no mesmo lugar. Sem contar com a nova alavanca da caixa I-Shift, menor e mais ergonômica. Com os avanços tecnológicos, o painel de controle de tração concentrou as funções no mesmo lugar, de fácil acesso e comando.

Volvo Connect

Para aproveitar os amplos benefícios de conectividade dos novos caminhões a Volvo criou um ecossistema digital completo que dá acesso fácil e amigável a uma coleção inédita de dados dos veículos. O Volvo Connect melhora a performance geral dos transportadores com uma refinada gestão da frota, novas funções que aumentam a segurança das operações e ferramentas de ponta para a economia no consumo de combustível, principal custo da operação.

“O gestor de frota acessa os dados no computador da empresa ou em seu celular. Para compartilhar as informações com outras plataformas, o Volvo Connect se integra facilmente ao sistema utilizado pelos clientes, de um jeito simples e rápido. A nova plataforma substitui o Dynafleet e continua 100% integrada à arquitetura digital dos caminhões Volvo, sem adaptações”, afirma Carlos Banzzatto, gerente de serviços comerciais da Volvo.

Plano de Manutenção Ouro Flex

Outro benefício da ampla conectividade é o novo Plano de Manutenção Ouro Flex. Os transportadores continuam contando com o Plano Ouro, o mais completo do mercado. E agora, com esta nova modalidade de pagamento, só pagarão pelo que usarem, de acordo com a quilometragem efetivamente percorrida.

“Esta flexibilidade só é possível porque, com a conectividade, temos um monitoramento detalhado e em tempo real de cada veículo”, destaca Banzzatto.

Esse novo plano de manutenção é ideal para operações com alta sazonalidade, como colheita de cana, ou com picos de utilização.

Financiamento, consórcio e seguros

A Volvo Financial Services terá opções exclusivas de financiamento, consórcio e seguros no lançamento dos novos caminhões Volvo.

“No financiamento, quem adquirir um dos novos veículos ainda este ano terá prazo de até 72 meses para pagar, carência de até seis meses e financiamento de até 100% do valor do bem”, assegura Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Services para a América do Sul.

O Consórcio Volvo terá um grupo especial de lançamento da nova linha com 500 participantes, além de uma promoção exclusiva. Além do financiamento do seguro do casco e de vida, a corretora Volvo desenvolveu um seguro plurianual, com diversas coberturas sob medida para cada transportador.

Preços e entrega

A Volvo não divulgou os preços da nova linha, nem o percentual que os valores devem subir. Como as vendas da geração atual da linha FH tem entregas previstas até o final deste ano, os transportadores já podem realizar encomendas dos caminhões da nova geração, que serão entregues a partir de 2022.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

3 comentários

Márcio Francisco Da Silva 17/06/2021 - 16:47

Com certeza a melhor opção!
Mas um caminhão desse deve está na casa de uns oitocentos mil !! Ou mais!

Carneiro Caminhões 16/06/2021 - 18:15

Estão seguindo a Mercedes-Benz. Que já consta com estes sistemas de câmera e segurança os novos Actros que foram lançados na última fenatran .

Vinícius 16/06/2021 - 18:02

São a melhor opção, mas…

… e o preço? $$$$$$$$$$$$

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: