Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais recebe oficialmente o caminhão Spartan S-180

por Blog do Caminhoneiro

O caminhão Spartan S-180, que chegou pelo Porto de Paranaguá ao Brasil em abril, foi entregue na última terça-feira, oficialmente, ao Corpo Bombeiros de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O veículo será usado como Auto-Bomba Tanque Resgate (ABTR) para dar suporte ao combate a incêndios na cidade.

Esse é o primeiro caminhão do tipo a ser usado pelos bombeiros do Paraná, e foi adquirido com recurso municipal, oriundo do Fundo de Prevenção e Atendimento a Sinistros (Fupasi), no valor de R$ 1,8 milhão. O veículo da marca Spartan é fabricado na cidade de Chalotte, no Michigan (EUA).

“A tecnologia chega e precisamos nos atualizar. São José dos Pinhais entendeu e trouxe para nós um equipamento desta envergadura e estrutura, que vem ajudar no combate aos incêndios. O Governo do Estado fica muito feliz por isto, principalmente com esta parceria que temos aqui no município de São José dos Pinhais”, disse o vice-governador Darci Piana.

Para o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a integração foi um dos pontos que proporcionou esta aquisição.

“Só foi possível a entrega graças a um trabalho integrado e de união, que envolveu o Governo do Estado e o governo municipal, também a sociedade civil organizada, que contribuiu muito. Para nós é muito importante receber esse equipamento para dar pronta resposta à sociedade”, afirmou.

Esse caminhão oferece uma série de recursos que dão maior segurança aos bombeiros militares, e conta também com um sistema de espuma de ar-comprimido, que torna o combate ao fogo mais eficaz. Além de ser mais rápido, tem economia de água se comparado com outras viaturas.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross, o caminhão tem ainda tecnologias que o destacam como referência para esta atividade fim, a de incêndio e resgate, e preza por três pilares: segurança, customização e sistema de combate a incêndio.

“A principal mudança que o veículo proporciona é a segurança para o nosso pessoal. Foi fabricado e é dedicado para bombeiro. A disposição dos equipamentos é feita de forma ergonômica para proteger a coluna de quem está trabalhando, a segurança é total. Tudo isso dá tranquilidade porque quem está na ponta trabalhando sabe que está atuando de forma segura”, disse.

A entrega do veículo foi realizada pela prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, ao vice-governador Darci Piana e ao secretário Romulo Marinho Soares.

“É um momento histórico para o Corpo de Bombeiros do Estado, mas principalmente para o município. Este feito abre as portas para o Corpo de Bombeiros ter outros e precisamos ter caminhões desse porte, com níveis projetados exclusivamente para a incorporação. Este caminhão representa uma quebra de paradigmas para que o Corpo de Bombeiro compre mais caminhões como esse e evolua como corporação”, destacou a prefeita.

Spartan S-180

O caminhão é do tipo auto-bomba, tem motor com 450 cavalos de potência e tanque de água para até 3.900 litros de água.

A bomba do veículo tem capacidade de 5.700 litros por minuto, oferecendo alta capacidade de combate a incêndios.

Além disso, o modelo conta com diversos itens de segurança para os ocupantes, como proteções contra impactos laterais, sensores que detectam a possibilidade de colisão e ativam os airbags, e airbags para o motorista no volante e para os joelhos, além de airbags de cortina para todos os ocupantes, e cintos de segurança avançados, que contam com pré-tensores por explosão, garantindo a segurança completa da tripulação.

A cabine é construída com uma estrutura reforçada, e oferece conforto e espaço para os tripulantes, além de maior visibilidade, armazenamento para itens ou ferramentas e facilidade para embarque e desembarque.

O caminhão que chegou ao Paraná em abril veio no navio Arc Resolve, e atende a todas as especificações dos bombeiros da cidade, contando inclusive com uma placa nas portas, destacando que o caminhão foi “CONTRUÍDO E PERSONALIZADO PARA O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS”.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!