Caminhão Scania com célula de combustível de hidrogênio entra em operação na Suécia

por Blog do Caminhoneiro

Alta tecnologia e zero emissão de poluentes. É assim que um caminhão Scania começou a ser operado na cidade de Gotemburgo, na Suécia. O veículo é equipado com uma célula de combustível de hidrogênio, que converte o combustível em energia elétrica, e não emite nenhum poluente após a reação, já que veículos equipados com o sistema de células de combustível só emitem água pura.

Graças ao sistema, o caminhão é mais limpo para o meio ambiente, e quase não produz ruídos, o que garante maior conforto para a população da região onde opera e para o motorista.

O sistema de carregamento das caçambas de lixo e de compactação também funcionam com eletricidade proveniente da célula de combustível, e o calor gerado é aproveitado para aquecer a cabine.

O caminhão foi desenvolvido pela Scania, em um consórcio formado com as empresas JOAB, que é uma encarroçadora, e pela Powercell Sweden, que desenvolve células de combustível, além da Renova, que opera a coleta de lixo no oeste da Suécia.

A iniciativa é financiada por uma bolsa da Agência Sueca de Energia, e o Royal Institute of Technology (KTH) também está envolvido no projeto, trabalhando com a coleta e análise dos dados da operação, para comparação com outros trens de força e combustíveis para veículos alternativos.

“O caminhão a hidrogênio é mais um passo para nós e nossos clientes em direção à reciclagem e gestão de resíduos mais sustentáveis”, afirma Anders Åström, CEO da Renova.

A Scania vê a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio como um complemento aos veículos elétricos a bateria. Para a montadora, o caminhão de lixo a hidrogênio em Gotemburgo é uma adição bem-vinda à luta por um transporte mais limpo.

“Mostra mais uma vez a importância do trabalho com sustentabilidade, mas também a importância do trabalho em grupo; que fazemos isso junto com grandes parceiros”, diz Joar Turesson, gerente de marketing de produto da Scania Suécia.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!