Empresa europeia lança lona que ajuda a regular espelhos de caminhões

por Blog do Caminhoneiro

Reduzir a quantidade e o tamanho dos pontos cegos ao redor dos caminhões é uma das metas mais buscadas pelas montadoras atualmente. Algumas já apresentaram recursos como câmeras no lugar dos retrovisores convencionais, sensores espalhados na lateral e dianteira dos caminhões e outras tecnologias.

Ainda assim, a grande maioria dos caminhões que rodam não contam com esses recursos, sendo equipados exclusivamente com os espelhos retrovisores tradicionais. Para melhorar o campo de visão dos motoristas, a seguradora BG Verkehr, da Áustria, lançou uma lona que auxilia os caminhoneiros a regularem os retrovisores dos caminhões.

Ela conta com uma série de cores, que devem ser enquadradas em cada um dos espelhos do caminhão, sendo no lateral direito, do para-brisa e também da janela direita. Com a correta regulagem, o caminhoneiro tem a melhor visibilidade da lateral direita do caminhão, onde normalmente não conseguiria ver pedestres, ciclistas e até outros veículos menores.

Uma pesquisa realizada pela seguradora mostrou que boa parte dos caminhoneiros não conseguiam ajudar corretamente os espelhos. Os caminhoneiros entrevistados também estavam cientes de que o espelho grande angular direito em particular tem uma função central ao virar à direita. Mas apenas 52% dos motoristas conseguiram configurar corretamente.

Para desenvolver a lona de ajuste dos retrovisores, os especialistas em prevenção de acidentes da BG Verkehr seguiram a regulamentação UNECE nº 46/2016, que estabelece os parâmetros de regulagem dos retrovisores.

O principio da lona é o mais simples possível: se o caminhoneiro conseguir ver todo o campo de visão da lona ao olhar no espelho, o espelho está perfeitamente ajustado.

“Não há melhor material visual para a instrução. Depois de ajustar os espelhos com as lonas, os motoristas sempre se surpreendem com o que pode ser visto através dos espelhos e como são grandes os campos de visão”, diz Hans Heßner, especialista da BG Verkehr para tráfego rodoviário.

O sistema é fornecido pela seguradora para as transportadoras por meio de empréstimo, e algumas empresas já criaram, em suas bases, locais com pintura no chão, onde os motoristas são obrigados a parar e regular os espelhos em cada troca de caminhão.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!