Hyundai vai iniciar testes com modelo XCIENT Fuel Cell nos Estados Unidos

por Blog do Caminhoneiro

Os caminhões Hyundai XCIENT Fuel Cell começarão a rodar nas rodovias da Califórnia nos próximos meses. A empresa anunciou que irá participar de dois projetos distintos do governo daquele estado, visando a melhoria da qualidade do ar. O Hyundai XCIENT Fuel Cell é o primeiro caminhão pesado movido totalmente a hidrogênio produzido em massa.

Esses caminhões já estão sendo operados com sucesso na Suíça, onde rodam desde 2020, percorrendo mais de 1 milhão de quilômetros. As unidades testadas nos Estados Unidos terão autonomia para rodar completamente carregados por até 800 quilômetros, o que garante viagens de médias distâncias.

Os resultados dos testes serão usados pela Hyundai para desenvolver um modelo de negócios especialmente voltado à venda de veículos com zero emissão de poluentes nos Estados Unidos.

30 unidades rodando nos EUA até 2023

Com o apoio de parceiros públicos e privados, a Hyundai vai operar 30 caminhões movidos com células de combustível de hidrogênio até o segundo trimestre de 2023. Esta será a maior implantação comercial de caminhões pesados com célula de combustível a hidrogênio nos EUA.

A Hyundai fechou parcerias estratégicas na Califórnia, onde recebeu investimentos de US$ 29 milhões, em duas concessões para testes com caminhões movidos a hidrogênio.

Os modelos usados na Califórnia terão a cabine convencional do XCIENT, que recebe todo o sistema de célula de combustível instalado atrás da cabine, com chassi 6×4, tipicamente usado nos Estados Unidos. A empresa responsável pelos caminhões durante os testes será a Glovis America, uma grande prestadora de serviços de logística.

O negócio também prevê a instalação de um posto de reabastecimento de hidrogênio na cidade de Oakland, na Califórnia, de alta capacidade, podendo abastecer diariamente até 50 caminhões, com 30 quilos de hidrogênio cada um.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR
CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DO NOSSO CANAL DO TELEGRAM

Deixe um comentário sobre o tema!