Avião gigante pousa em Minas Gerais para o transporte de peça para mineração

por Blog do Caminhoneiro

No último dia 16 de setembro, quinta-feira, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, recebeu o Antonov AN-124, que é a segunda maior aeronave de carga do mundo, transportando um equipamento de mineração para a empresa Anglo American.

O gigante dos ares saiu da Alemanha, passou por Cabo Verde e seguiu para Minas Gerais, demandando licenças especiais de transporte, que foram viabilizadas pela DHL Global Forwarding.

“Desde que o voo foi confirmado com a Anglo American e a DHL, iniciamos uma série de ações para determinar procedimentos específicos para esse voo. É a primeira vez, nesses sete anos de concessão da BH Airport, que recebemos essa aeronave e estamos muito satisfeitos por realizar a operação. Somos um hub logístico multimodal e esperamos viabilizar, em breve, mais cargueiros como esse, além de novas operações especiais”, ressalta Marcelo Farias, gestor de Soluções Logísticas Integradas da BH Airport.

O avião transportou um munhão, uma peça que compõe um moinho de bolas. Esse munhão é o responsável pela sustentação da carga de polpa, corpo moedor e o peso do próprio moinho para a movimentação do mesmo em uma das etapas do processo de redução do minério de ferro.

Para instalação no local de mineração, em Conceição do Mato Dentro-MG, serão usados guindastes especiais. O transporte entre o aeroporto e a cidade precisou de uma série de licenças específicas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), já adquiridas pela empresa, tendo em vista o tamanho do maquinário que tem 51,5 toneladas.

“Para garantir o sucesso do transporte de nosso equipamento, avaliamos cuidadosamente questões logísticas, de prazo, de segurança da operação e de escolha dos nossos parceiros. Agradecemos o cuidado e empenho de todos para garantir a efetividade e a rapidez da operação”, observa o presidente da Anglo American no Brasil, Wilfred Bruijn.

O equipamento sairá do Aeroporto de Confins seguindo o rotograma da mineradora, que passa pelos municípios de Curvelo, Datas, Serro e pela MG 010 até chegar em Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas Gerais.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!