Caterpillar apresenta um dos maiores caminhões pipa do mundo

por Blog do Caminhoneiro

Em áreas de mineração, com grandes áreas de terra descobertas e muita movimentação de veículos e equipamentos, um dos grandes problemas é a poeira. Para resolver o problema, a Caterpillar apresentou seu caminhão Cat 777G Water Solutions, que garante um melhor aproveitamento da água do tanque do caminhão.

Um dos grandes diferenciais do caminhão é a tecnologia Cat Water Solutions, integrada com o Sistema de Fornecimento de Água (WDS, Water Delivery System) Cat, que por sua vez funciona com a conectividade Cat MineStar Edge. Esse conjunto de tecnologias garante um gerenciamento melhor para o derramamento de água na via, sem falta ou excesso de água, o que pode gerar lama e deixar as estradas escorregadias.

O tanque do gigante tem capacidade para 76 mil litros de água, e já sai de fábrica pronto para ser usado com sistema de pulverização, proteções contra respingos, calha de enchimento e ejetores de rocha. O motor do caminhão também gasta até 13% menos combustível e o canhão de água pode funcionar com o motor em marcha lenta, o que garante uma redução de consumo de até 50%.

O exclusivo Cat WDS oferece fluxo de água variável com base na velocidade do caminhão e determina o fluxo apropriado para reduzir o risco de acidentes devido à baixa visibilidade, ao mesmo tempo em que economiza água. A bomba de deslocamento variável inicia e para automaticamente quando o caminhão desacelera ou para, evitando o excesso de água e a subsequente má tração em cruzamentos de estradas.

Ele também apresenta partidas suaves e desliga automaticamente quando o tanque está vazio, evitando danos ao sistema devido ao funcionamento da bomba a seco. Os componentes do WDS incluem um canhão de água, arrefecedor de óleo, bomba de deslocamento variável, reservatório de fluido hidráulico, caixas de controle eletrônico e motor hidráulico/bomba de água.

O controle remoto de enchimento do tanque, completo com desligamento automático para evitar o enchimento excessivo, permite que o operador permaneça dentro da cabine durante o reabastecimento para reduzir possíveis escorregões e quedas.

O Caterpillar 777G Water Solutions é equipado com motor Cat C32, com 1.025 cavalos de potência, e pode rodar com velocidade máxima de 67 km/h.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!