CaminhõesDestaquesMontadorasNotíciasTecnologia

Novos Kenworth T680 elétricos receberão sistema de carregamento de baterias sem fio

A Kenworth começou a trabalhar em um projeto de pesquisa avançada em um sistema que permitirá o carregamento das baterias de caminhões elétricos sem fio. O sistema, com uma taxa de recarga de 1 megawatt, permitirá a carga total das baterias em apenas 30 minutos, ou até menos, dependendo da quantidade de baterias.

O projeto está recebendo financiamento de US$ 8 milhões do Vehicle Technologies Office do US Department of Energy (DOE). O projeto inclui a Kenworth, a WAVE (Wireless Advanced Vehicle Electrification) e a universidade Utah State University.

A Kenworth irá fornecer um caminhão elétrico T680 Next Gen para o projeto, equipado com um motor elétrico de 560 cavalos de potência, com autonomia de pelo menos 270 quilômetros. O caminhão será usado em uma operação de dois turnos entre Seattle e Portland, no Oregon, rodando até 650 quilômetros diariamente.

RECOMENDADO  Caminhão elétrico entra em operação em rota diária de 1.100 km na Europa

“Este projeto oferece uma excelente oportunidade para trabalhar em equipe com os participantes para promover avanços importantes que ampliam a linha de veículos elétricos Classe 8 (caminhões pesados) e reduzem os tempos de recarga”, disse Kevin Baney, gerente geral da Kenworth e vice-presidente da PACCAR.

Esse tipo de sistema de carregamento já vem sendo testado com sucesso desde 2017, mas, para os caminhões, a potência de carregamento será muito mais alta. A conclusão do desenvolvimento do projeto deve ocorrer em 2022.

RECOMENDADO  Empresa da Índia apresenta caminhão elétrico com design diferentão e 24 mil Nm de torque

“Nos níveis de potência exigidos pelos caminhões elétricos pesados, há vantagens significativas em eliminar a ligação física e o contato humano, como acontece nas tecnologias de carregamento atuais. O trabalho que estamos fazendo com a Kenworth e a Universidade Estadual de Utah ajudará os operadores de frotas a estenderem a frota de veículos elétricos pesados, tornando as metas de emissão zero da indústria mais atingíveis”, disse o CEO da WAVE, Michael Masquelier.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading