Novos Kenworth T680 elétricos receberão sistema de carregamento de baterias sem fio

por Blog do Caminhoneiro

A Kenworth começou a trabalhar em um projeto de pesquisa avançada em um sistema que permitirá o carregamento das baterias de caminhões elétricos sem fio. O sistema, com uma taxa de recarga de 1 megawatt, permitirá a carga total das baterias em apenas 30 minutos, ou até menos, dependendo da quantidade de baterias.

O projeto está recebendo financiamento de US$ 8 milhões do Vehicle Technologies Office do US Department of Energy (DOE). O projeto inclui a Kenworth, a WAVE (Wireless Advanced Vehicle Electrification) e a universidade Utah State University.

A Kenworth irá fornecer um caminhão elétrico T680 Next Gen para o projeto, equipado com um motor elétrico de 560 cavalos de potência, com autonomia de pelo menos 270 quilômetros. O caminhão será usado em uma operação de dois turnos entre Seattle e Portland, no Oregon, rodando até 650 quilômetros diariamente.

“Este projeto oferece uma excelente oportunidade para trabalhar em equipe com os participantes para promover avanços importantes que ampliam a linha de veículos elétricos Classe 8 (caminhões pesados) e reduzem os tempos de recarga”, disse Kevin Baney, gerente geral da Kenworth e vice-presidente da PACCAR.

Esse tipo de sistema de carregamento já vem sendo testado com sucesso desde 2017, mas, para os caminhões, a potência de carregamento será muito mais alta. A conclusão do desenvolvimento do projeto deve ocorrer em 2022.

“Nos níveis de potência exigidos pelos caminhões elétricos pesados, há vantagens significativas em eliminar a ligação física e o contato humano, como acontece nas tecnologias de carregamento atuais. O trabalho que estamos fazendo com a Kenworth e a Universidade Estadual de Utah ajudará os operadores de frotas a estenderem a frota de veículos elétricos pesados, tornando as metas de emissão zero da indústria mais atingíveis”, disse o CEO da WAVE, Michael Masquelier.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!