Grupo Tora e MRS criam acesso ferroviário direto ao Clia Betim

O Terminal Clia Betim (Centro Logístico Industrial Aduaneiro), operado pelo Grupo Tora, passa a contar com um acesso ferroviário direto, operado pela MRS, com possibilidade das cargas seguirem diretamente dos portos de Santos ou do Rio de Janeiro. O transporte teste, com movimentação de carga a partir do porto do Rio, foi concluído com sucesso no dia 1° de outubro.

Clientes que recebam cargas importadas pelos portos do RJ ou Santos poderão realizar o processo de desembaraço aduaneiro diretamente no Clia Betim. Isso torna mais sustentável e segura a remoção da carga dos portos, além de reduzir custos finais do processo.

Um dos grandes atrativos desse modelo de transporte são os benefícios fiscais oferecidos pelo Governo de Minas Gerais para quem realizar o desembaraço de cargas importadas no Clia Betim. Além dos ganhos tributários, a logística ferroviária tem vantagens, como previsibilidade, segurança para a carga, menor volume de emissões de CO2 e redução do custo do seguro, entre outros benefícios.

“As rotas ferroviárias em regime DTA, diretas entre os portos do Rio, o porto de Santos e o terminal Clia permitem a remoção de todas as cargas que podem ser transportadas em contêineres. Dessa forma, diferentes setores da economia de Minas Gerais podem ser atendidos. A região de Betim é industrializada e as empresas podem, por exemplo, receber insumos ou matérias-primas por meio da logística ferroviária oferecida pela MRS”, afirma o coordenador comercial da MRS, Luís Resano.

O recinto alfandegado Clia Betim possui infraestrutura de 75 mil metros quadrados de armazenagem, estrutura para cargas refrigeradas e contêineres. A diretora-presidente da Tora, Janaina Araujo, afirma que a logística multimodal é uma das estratégias da companhia para seguir oferecendo soluções integradas aos clientes.
“A diversificação da matriz logística confere um fluxo mais eficiente, oferecendo solução mais sustentável, completa e ágil”, destaca.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!

Auxílio de R$ 1.000 para caminhoneiros é aprovado Conheça os detalhes do projeto Roda Bem Caminhoneiro Scania já teve 13 séries especiais no Brasil Conheça a nova série especial da Scania O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu