O Terminal Clia Betim (Centro LogĆstico Industrial Aduaneiro), operado pelo Grupo Tora, passa a contar com um acesso ferroviĆ”rio direto, operado pela MRS, com possibilidade das cargas seguirem diretamente dos portos de Santos ou do Rio de Janeiro. O transporte teste, com movimentação de carga a partir do porto do Rio, foi concluĆdo com sucesso no dia 1° de outubro.
Clientes que recebam cargas importadas pelos portos do RJ ou Santos poderão realizar o processo de desembaraço aduaneiro diretamente no Clia Betim. Isso torna mais sustentÔvel e segura a remoção da carga dos portos, além de reduzir custos finais do processo.
Um dos grandes atrativos desse modelo de transporte sĆ£o os benefĆcios fiscais oferecidos pelo Governo de Minas Gerais para quem realizar o desembaraƧo de cargas importadas no Clia Betim. AlĆ©m dos ganhos tributĆ”rios, a logĆstica ferroviĆ”ria tem vantagens, como previsibilidade, seguranƧa para a carga, menor volume de emissƵes de CO2 e redução do custo do seguro, entre outros benefĆcios.
“As rotas ferroviĆ”rias em regime DTA, diretas entre os portos do Rio, o porto de Santos e o terminal Clia permitem a remoção de todas as cargas que podem ser transportadas em contĆŖineres. Dessa forma, diferentes setores da economia de Minas Gerais podem ser atendidos. A regiĆ£o de Betim Ć© industrializada e as empresas podem, por exemplo, receber insumos ou matĆ©rias-primas por meio da logĆstica ferroviĆ”ria oferecida pela MRS”, afirma o coordenador comercial da MRS, LuĆs Resano.
O recinto alfandegado Clia Betim possui infraestrutura de 75 mil metros quadrados de armazenagem, estrutura para cargas refrigeradas e contĆŖineres. A diretora-presidente da Tora, Janaina Araujo, afirma que a logĆstica multimodal Ć© uma das estratĆ©gias da companhia para seguir oferecendo soluƧƵes integradas aos clientes.
“A diversificação da matriz logĆstica confere um fluxo mais eficiente, oferecendo solução mais sustentĆ”vel, completa e Ć”gil”, destaca.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro