Veículos de coleção poderão ter novo modelo de placa Mercosul

por Blog do Caminhoneiro

Quando as novas placas, com padrão Mercosul, de quatro letras e três números entraram em vigor no Brasil, a placa especial para veículos antigos de coleção, aqueles com mais de 80% de originalidade, perderam um de seus grandes destaques, a placa preta.

Com o novo formato, as placas para veículos antigos, com mais de 30 anos de fabricação e quase totalmente originais deixaram de ser pretas e passaram a ter somente mudanças nas cores das letras, que ficaram cinzas, diferente do modelo para veículos particulares, que tem as letras pretas.

Para tentar mudar essa realidade, o Ministério da Infraestrutura abriu uma consulta pública, propondo dois modelos diferentes para a placa preta, sendo uma com o topo azul e outra com o topo branco.

Nas novas placas, o fundo passa a ser totalmente negro, com as letras brancas, semelhantes às placas pretas tradicionais, e perdem o emblema do Mercosul e a marca d’água.

Se for aprovada, esse texto irá alterar a Resolução CONTRAN n° 780, de 26 de junho de 2019, que dispõe sobre o novo sistema de Placas de Identificação Veicular.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o texto proposto busca prever a utilização restrita em território nacional de Placa de Identificação Veicular destinada a veículos antigos de coleção, dotadas de fundo preto. Há na proposta duas opções de configuração de placa, pelo que se espera colher informações da sociedade sobre a aceitação de um modelo ou de outro. O texto proposto discorre ainda sobre o ângulo de inclinação tolerável e sobre os furos de fixação da placa nos veículos.

O Ministério da Infraestrutura destacou ainda que o processo de participação da população no tema vai até o dia 21 de novembro.

A consulta pública é aberta para sugestões de interessados por meio do sistema Participa + Brasil, e está disponível para visualização pelo link https://www.gov.br/participamaisbrasil/novo-sistema-de-placas-de-identificacao-veicular.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!