Volvo acaba de negociar 100 caminhões FM Electric na Europa
Os benefícios trazidos pelo uso de caminhões totalmente elétricos tem convencido cada vez mais empresas a investirem na tecnologia. Recentemente, a Volvo Trucks recebeu um pedido de 100 caminhões FM Electric da DFDS, a maior empresa de transporte e logística do norte da Europa. Esse é o maior negócio do tipo para a Volvo e um dos maiores do mundo.
“Este é um marco importante em nosso compromisso com o transporte livre de combustíveis fósseis e estou muito orgulhoso da parceria que temos com a DFDS. Juntos, estamos mostrando ao mundo que a eletrificação do transporte por caminhões pesados já é uma solução viável. Acredito que isso incentivará muitos outros clientes a terem a segurança de dar o primeiro passo em sua jornada de eletrificação”, comenta Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Os caminhões começarão a ser entregues no final de 2022 e as entregas seguirão ao longo de 2023. A DFDS usará os veículos em operações de transporte de curtas e longas distâncias, dentro do próprio sistema logístico da empresa.
“Na DFDS, estamos determinados a fazer a nossa parte na redução das emissões de CO2 e na criação de uma cadeia de abastecimento sustentável. Sabemos o quanto a eletrificação é importante na jornada para alcançar nossos objetivos em CO2, e espero que possamos inspirar outros à medida que avançamos nessa transição vital”, explica Niklas Andersson, vice-presidente executivo e chefe da divisão de logística da DFDS.
O Volvo FM totalmente elétrico vendido pela montadora pode ter um peso bruto total combinado de até 44 toneladas, com autonomia de rodagem de 300 quilômetros. Se o transportador utilizar recargas rápidas, que podem ser feitas durante o almoço, por exemplo, essa autonomia podem ser ampliada.
Os caminhões podem receber recargas lentas noturnas na garagem (cada caminhão vem com um carregador CA), ou recargas rápidas de alta energia em pontos ao longo da rota (carregamento CC). A DFDS optou por uma solução em financiamento fornecida pela Volvo Financial Services.
Tendência elétrica
Com mais essa venda, a Volvo mostra que o uso de caminhões elétricos é uma tendência que está acelerando. A montadora destaca que, na Europa, centenas de caminhões elétricos acima de 16 toneladas já foram emplacados neste ano. As vendas da Volvo representam 40% desse total.
“Nosso objetivo claro é impulsionar a mudança para caminhões elétricos e nossa liderança nesse mercado demonstra que estamos definitivamente no caminho certo. Nossa meta para 2030 é que metade das nossas entregas globais de caminhões sejam de veículos elétricos. Temos o prazer de ver que o crescente interesse entre nossos clientes está começando a se refletir em pedidos firmes, em especial neste pedido impressionante da DFDS”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
A DFDS
A DFDS fornece serviços de balsa e transporte em toda a Europa e regiões vizinhas, gerando receitas anuais de DKK 19 bilhões. Seus 10.000 colaboradores estão localizados em mais de 20 países. A sede da DFDS é em Copenhague, Dinamarca, e suas ações são negociadas na Nasdaq de Copenhague.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro